Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

INTUITO BINÁRIO

conexao php com firebird

Recommended Posts

:natalnoel: salve, salve galera....

 

ja trabalho com php a um tempinho e agora decidi fazer um curso de delphi tambem, so que o professor nao entende muito de php, e amigos meus que mexem com delphi me falaram que tem como administrar uma base de dados firebird (sql) pelo php.

pesquisando na net, eu achei a função nativa do php para a conexao. O problema é que esta dando um erro aqui que nao consigo resolver de forma alguma, vou enviar o codigo para voces olharem.. VLW

<?$conexao = ibase_connect("127.0.0.1:C:/xampp/htdocs/Desenvolvimento/Sistema Graphic/banco/GRAFIC_DB.FDB","RAPHAEL","ONILEF1");$sql = "insert into TESTE (NOME,TEXTO) values ('RAPHAEL GUERRA','TESTE FEITO COM SUCESSO')";$resultado = ibase_query($conexao, $sql);ibase_close($conexao);echo "Registro Gravado com Sucesso";?>

o erro que dá é o:

 

Fatal error: Call to undefined function ibase_connect() in C:xampphtdocsDesenvolvimentoSistema Graphicteste.php on line 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você habilitou o InterBase no PHP.ini ?

 

Exemplo simples de conexão FB + PHP

<?php

$db = '/path/to/database.gdb';
$user = 'username';
$password = 'password';
$res = ibase_connect($db,$dbuser,$dbpass) or die("<br>" . ibase_errmsg());

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas nao tem nada no Php.ini, sysbase = On... sei lah

Nao lembro.. owiew

 

Você instalou o client do Firebird no seu servidor web?

Se você instalou, deve haver uma biblioteca fbclient.dll na sua pasta do windows ou em algum lugar... tente copiar este arquivo para dentro da pasta de instalação do xampp, na pasta bin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas nao tem nada no Php.ini, sysbase = On... sei lah

Nao lembro.. owiew

 

Você instalou o client do Firebird no seu servidor web?

Se você instalou, deve haver uma biblioteca fbclient.dll na sua pasta do windows ou em algum lugar... tente copiar este arquivo para dentro da pasta de instalação do xampp, na pasta bin

 

por equnato estou rodando local para fazer os testes.

e a dll fbclient.dll esta na pasta bin do firebird, e é ela que uso para o banco de dados mesmo. eu terei que remanejar ela?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos encontrei a mesma dificuldade do colega e achei algumas dicas que vou postar abaixo

Porem ainda não achei um servidor web que tenha junto Msql e Firebird que iria simplificar esse problema....

o Vertrigo tem que descomentar a ext no php.ini php_interbase.dll e verificar se na pasta php/ext/ tem o arquivo php_interbase.dll porem eu fiz isso e não funcionou tbem...

 

O PHP é uma linguagem com suportes nativo a diversos banco de dados. Como estamos trabalhando com interbase/firebird, segue um exemplo prático de como a coisa funciona. Este exemplo foi testado com um servidor windows 2000 e Firebird 1.0.

 

A princípio você terá que ter instalado em seu computador o servidor apache + php. Onde encontrar: Vá no site www.easyphp.org, na seção de downloads, e baixe a versão 1.6. Este aplicativo irá instalar em seu windows o Servidor APACHE + PHP + MYSQL. Instale-o.

 

Existe outro software que se chama PHPTRIAD que faz exatamente a mesma coisa que o EASYPHP mas nos testes que eu realizei, o comando select do sql não estava funcionando (erro de estouro de memória). Com o EASYPHP está funcionando perfeito.

 

Antes de carregar o servidor, pegue o arquivo php-safe.ini que está no diretório ../easyphp/safe e copie para o diretório ../easyphp/apache. Lá renomeie este arquivo para php.ini. Abra o arquivo e procure a seguinte linha: extension=php_interbase.dll. Remova o ";" (ponto e virgula) da frente desse comando. Isso fará como que o PHP reconheça os comandos do interbase. Salve o arquivo e feche-o.

 

Agora chame o arquivo via menu de nome: easyphp. Note que ficará um "E" na sua barra de tarefas, perto do relógio.

 

Crie um banco de dados no interbase / firebird com as seguinte características:

 

CREATE TABLE CADASTRO (

CODIGO VARCHAR(10) NOT NULL,

DESCRICAO VARCHAR(50)

);

 

 

Crie um arquivo texto e coloque as seguintes instruções dentro dele:

 

<?

$conexao = ibase_connect("127.0.0.1:c:/tuto/tutorial.gdb","SYSDBA","masterkey");

$sql = "insert into cadastro (codigo,descricao) values ('001','interbase')";

$resultado = ibase_query($conexao, $sql);

ibase_close($conexao);

?>

 

Salve como o nome de teste.php no diretório ../easyphp/www. Obs: Tem que ser no diretório www.

 

 

 

Amigos se Alguem encontrar uma solução para essa Configuração tambem agradeço Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá meu povo.

 

Preciso de um auxílio de vocês.

 

Estou fazendo uma conexão com um DB firebird.

 

Quando esse banco está salvo na minha máquina, eu acesso normalmente as consultar que eu necessito. Porém, esse DB ficará em um servidor. Portanto, eu teria que acessar o DB através de um endereço de IP na Rede.

 

Esse é o código que está funcionando:

//ESTA FUNCIONANDO
$host = "127.0.0.1:C:/xampp/htdocs/trimed2015/DATABASE.FDB";
$user = "SYSDBA";
$senha_med = "masterkey";

$sql_connect = ibase_connect($host,$user,$senha_med,'win1252',0,3) or die('Erro ao conectar 1: '.ibase_errmsg());

//NAO FUNCIONA ESTA FUNCIONANDO
$host = "10.1.1.129:C:/DB/DATABASE.FDB";
$user = "SYSDBA";
$senha_med = "masterkey";

$sql_connect = ibase_connect($host,$user,$senha_med,'win1252',0,3) or die('Erro ao conectar 1: '.ibase_errmsg());

O servidor, na rede interna, está no IP 10.1.1.129 (ip fixo), e é Windows Server.

 

Como eu faço a conexão acima?

 

Já tentei de tudo que é jeito.

 

Att,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.