Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jefferson NF

Aplicativo corporativo

Recommended Posts

Bom dia, pessoal.

 

Estou fazendo um sisteminha em JEE5 e estou com algumas dúvidas:

 

- Criei um novo projeto e escolhi 'Ambiente Corporativo' como tipo, utilizando a versão 5 do Java EE. Depois criei as classes (entidades) baseadas em minhas tabelas e para cada entidade, criei façades. Isso tudo que estou fazendo está dentro do JEE5?

- Dentro do projeto EJB, só ficam minhas entidaes e meus facades? Preciso criar DAOs ou outra coisa dentro do EJB (pelo menos pra começar a fazer algo)?

- É no módulo WAR que divido os arquivos em MVC, certo? Preciso do pacote entidades nesse projeto também? Como ficaria, mais ou menos, esse projeto e seus diretórios?

 

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é muito minha praia mas posso te ajudar um pouco.

- Criei um novo projeto e escolhi 'Ambiente Corporativo' como tipo, utilizando a versão 5 do Java EE. Depois criei as classes (entidades) baseadas em minhas tabelas e para cada entidade, criei façades. Isso tudo que estou fazendo está dentro do JEE5?

 

Sim.

 

Dentro do projeto EJB, só ficam minhas entidaes e meus facades?

Sim e não. Na verdade, o que fica no módulo EJB é a regra do negócio. Ou seja, não apenas as suas entidades. Que fique claro que você pode ter mais de um EJB no projeto. Cada EJB deve tratar de um assunto específico.

 

Preciso criar DAOs ou outra coisa dentro do EJB (pelo menos pra começar a fazer algo)?

Não. O próprio facade contém o código necessário para gerenciar o objeto de persistência (EntityManager). Ex.: em.persist(objeto);

 

É no módulo WAR que divido os arquivos em MVC, certo?

Sim.

 

Preciso do pacote entidades nesse projeto também?

Você precisa apenas fazer uma chamada ao EJB dentro do seu Servlet. Dessa forma você terá acesso às classes dele. Ex.:

@EJB
private MinhaEntidade minhaEntidade;

Um excelente lugar pra você estudar esta tecnologia é no site do NetBeans. Lá eu aprendi o básico de Java EE e EJB. http://netbeans.org/kb/trails/java-ee.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda.

Mas uma duvida: no meu modulo WAR eu preciso somente das classes de controle e de visao, ou nao? Pois na pacote EJB fica as de modelos, ou estou errado?

 

Correto. A sua camada modelo é o módulo EJB. Lembrando apenas que você poderia ter um pacote com as classes de entidade, o qual seria sua camada de modelo. Isso se não fosse utilizar um container EJB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Valeu pela ajuda.

Mas uma duvida: no meu modulo WAR eu preciso somente das classes de controle e de visao, ou nao? Pois na pacote EJB fica as de modelos, ou estou errado?

 

Correto. A sua camada modelo é o módulo EJB. Lembrando apenas que você poderia ter um pacote com as classes de entidade, o qual seria sua camada de modelo. Isso se não fosse utilizar um container EJB.

 

Eu criei um pacote entidades e outro facades, dentro do modulo EJB.

 

No modulo WAR vou criar diretorios de acordo com minha necessidade (tipo css,imagens, etc) dentro de Paginas Web, no Pacote de Códigos Fonte, vou criar um pacote pra Servlets, outro para arquivos uteis, etc. Quais outros pacotes posso criar, dentro do WAR?

 

Outra dúvida: eu crio arquivos jsp, com os formularios e para fazer a comunicação com o usuario, esses jsps, basicamente, chamaram servlets, que por sua vez chamaram minhas Entity managers, que persistiram meus dados, é basicamente isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No módulo WAR você pode criar quantos pacotes achar necessário. Além de separar as camadas de visão e controle (além do módulo EJB que faz o papel de model) você pode também criar um pacote de utilitários (util ou utilitarios).

 

Sim, a página JSP fará uma chamada ao Servlet que por sua vez chamará o bean no container EJB para que execute a tarefa da qual foi designado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brigado pela ajuda.

 

Estou no caminho, ainda bem, mas agora estou com outra dúvida: se eu vou ter arquivos jsps, que chamam servlets, que por sua vez chamam as controladoras de entidades pra persistir o objeto, isso já seria MVC? Se eu fizer apenas um jsp (apresentação) para cadastro, pego os dados peloservlet e repasso pra entity manager, estaria correto? Digo apenas em um cadastro simples

 

Desde ja agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso. A visão, no caso a página JSP chama o Servlet que enquanto camada de controle daria destino aos dados do formulário. Seja fazendo validação, enviando o objeto ao container EJB (onde está o modelo, core, entidades ou negócio) pra que possa ser persistido; quanto dando uma resposta à camada de visão (Sucesso ou falha).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, entendi.

 

Então, como estou fazendo uma aplicação simples, meus jsps são a aprensetação, os servlets a camada de controle e meu modulo EJB a camada de modelo.

 

Agora surgiu outra dúvida:

 

Fiz meu arquivo jsp aqui e quero listar todos os funcionarios cadastrados, vou ter que fazer um arquivo funcionarios.jsp e um servletFuncionario.jsp? O funcionarios.jsp irá chamar um metodo listarTodos (por exemplo) que esta dentro do meu servlet, e o servlet chama o findAll do meu facade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.