Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jeanzimba

Que profissão seguir?

Recommended Posts

Então pessoal. Antes de qualquer coisa, boa tarde. Hoje, atuo na área de t.i como programador. Mas tem um porém, eu só tenho 16 anos, não tenho formação, e não sei direito o que quero.

 

Acho a área de t.i muuito interessante e adoro o que faço (programo em php, javascript, jquery/ajax, java, visual basic), mas vejo todo dia um pessoal passar aqui na acate (associação catarinense de empresas de tecnologia) raquitico ou com barriga de chop, ou extremamente gordo, só sabe conversar sobre trabalho, trabalha em casa/trabalho e bobear em quanto dorme, e isso me dá medo, pq de certa forma, não me sobra tempo pra praticar esportes ou ler algo muito interessante para puxar uma boa conversa.

 

O bom, é que ainda tenho tempo para mudar de rumo, caso isso não for o que eu realmente quero pra minha vida. Mas tem outro detalhe: me pagam bem. Só que sou ambicioso. Não quero ser um peão pro resto da minha vida, gostaria de ser um gerente de t.i, ou alguém que leva as ideias pra empresa, que coordena algo grande. Tenho facilidade com números, geografia, ciencias (principalmente biologia), historia, e meu portugues não é tão ruim.

 

Gostaria muito de que esse post se tornasse uma boa discussão, agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja, estereótipos existem só na cabeça de quem quer ve-los.

 

tudo depende do que você quer. se você nao quiser trabalhar até masi tarde, tudo bem, nao trabalhe. Mas o projeto tem que ser entregue amanha, as 9h da manha. E ai?

 

TI é muito corrido. Quer ver mais correria ainda: propaganda + ti. Digo isso pq tb desenvolvo sistemas, mas parto mais pra área de usabilidade, se é viavel, se é o que os usuarios esperam, se VENDE e etc.

 

cara, tudo depende de você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem quer ser PRODUTIVO.

Ficar sentado na cadeira fazendo sistema de Login e Senha é passado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de achar que esse tópico não rolar tamanha discussão, por que o moderador vai aplicar algumas regras (como editar o título e mover para outra categoria), vou responder o que penso. :)

 

Trabalhar com TI realmente acontece isso que você falou sobre o cara gordo que só fica na frente do computador. Mas vai depender apenas de você em se tornar um deste ou não. O mercado de TI falta trabalho. E muito. Isso significa que os que atualmente estão trabalhando, terá que trabalhar em excesso. Isso acontece em qualquer lugar. Já tive que largar 2hs da manhã no trampo, pra deixar um sistema rodando perfeitamente para o dia seguinte. E sei que acontece muuuuito isso em vários lugares no Brasil.

 

Então, como te falei, vai depender apenas de você para definir seu futuro. Ter tempo para atividades esportivas, ler um livro e ao cinema, praia e fazer qualquer outra coisa distante do computador, só depende de você desligar o computador. Se você for trabalhar em uma empresa, deixe isso claro. Estabeleça seu horário de trabalho e pronto. 18hs, desliga o pc e vai pra casa. Mas, tenha em mente que, ocasionalmente, você terá que trabalhar umas horas extra. Se isso virar rotina em seu trabalho, procure outro que respeite o horário de trabalho, afinal, pelo que entendi, você preza pela qualidade de vida.

 

Mas não se limite a isso. Busque se aprimorar cada vez mais. Lembro uma vez que um professor falou na aula: "Quanto mais distante do teclado, maior seu salário". Todo profissional começa de baixo e vai subindo, pegando experiência, aprendendo a atuar na área. Se quer ser gerente, aprenda com seu gerente, aprenda com os erros dele e busque conhecimento na área, formação, especialização. Aproveite a subida na escala para pegar conhecimento e experiência. É essa subida que leva todo profissional à realização profissional. Tradicionalmente, isso leva tempo. Mas você pode ter uma sacada, e alcançar a realização profissional antes dos 25 anos (vide caso Google).

 

É isso. O tema renderá um bom post no blog. Até :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nós podemos discutir aqui durante horas e não iremos colocar nada na cabeça de quem não queira, (não estou falando que vocẽ não queira as nossas opiniões), o que acontece é que a vida seja ela pessoal e profissional depende de como cada um quer conduzira mesma, tenha respeito você pelo que faz pelo seus horários e paradigmas que todos irão lhe respeitar da mesma forma, como tem 16 anos, peguei essas pessoas que você nao quer ser igual e tire uma lição disso tudo, assim você irá trilhar teu caminho como quer, mas área de TI é isso cara as veses nao temos tempo pra nada mesmo, porque os projetos tem quem andar o as pessoas não vão esperar voce ler um livro ou ir até a praia pra trabalhar. Agilidade e produtividade é o que tem que ser em TI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo sobre o que o pessoal falou sobre agilidade e produtividade. Mas, isso não resolve o problema de quem quer qualidade de vida, pelo simples motivo: quando você é ágil e produtivo o suficiente pra concluir o projeto para ser entregue às 9hs do dia seguinte, no dia seguinte você terá um outro projeto para ser concluído para próxima semana. Ou seja, tudo parte da organização e gerenciamento de projeto do chefe. Se o cara for todo atrapalhado, fazendo promessas enganosas ao cliente sobre a data de entrega de um projeto, você nunca terá sossego (não no sentido de ficar sem fazer nada no trabalho, mas no sentido de trabalhar normalmente e em paz).

 

Trabalhei dois meses em uma empresa. Minha passagem por lá foi pra concluir (leia-se refazer do zero) um projeto com atraso de 2 anos. O chefe me cobrava pra fazer em 2 semanas. Imagine...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha.. ficar até as 2 no trampo não foi necessário ainda, mas as vezes os projetos atrasam sim, eu entendo isso, como qualquer bom profissional deve entender. Mas acho que a vida de um programador como eu, que aprendeu tudo como auto-didata, não tem nenhum curso (nem tempo e dinheiro pra fazer, pq ainda estou no ensino médio, e trabalho 8 hr e 40m por dia) pode ser um pouco insegura, pois nois todos sabemos que não temos a estabilidade de um funcionário público. O problema é que eu já tenho um filho. Então, gostaria de adquirir o conhecimento de um gerente de t.i ou algo do tipo, pra poder me destacar e subir mais, pra caso cair, pelo menos parar onde estou agora, que já está rasuavelmente bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro é bom que tenha um faculdade de preferencia na área de TI. Algumas vagas pedem pós-graduação e acho que o diferencial são as certificações que as empresas tanto valorizam.

Só a formação não resolve. Tem um caminho natural a ser percorrido!

 

 

Que cursos se faz pra virar um bom gerente de t.i, ou algo mais em uma empresa?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

versão chata

Não quero ser um peão pro resto da minha vida, gostaria de ser um gerente de t.i, ou alguém que leva as ideias pra empresa, que coordena algo grande. Tenho facilidade com números, geografia, ciencias (principalmente biologia), historia, e meu portugues não é tão ruim.

está faltando algo mais importante, não ?

 

Se pretende se tornar chefe, gerente, administrador, etc.. é fundamental saber lidar com pessoas.

 

Acate conselhos, siga bons exemplos, etc..

 

Se quer se tornar um CEO, comece pela prática.

Especialize-se em algo especifico e quando sentir que possui dominio sobre o assunto, procure outra área para especializar-se e ao mesmo tempo, estude o básico sobre "tudo".

 

É muito comum encontrarmos gerentes e chefes IT que não sabem nem 1% do que os subornidados fazem, tornando-se vulnerável a maus profissionais, enroladores, etc..

Isso acarreta em problemas diversos como orçamentos superfaturados, atrasos, má qualidade nos serviços, falta de segurança, etc..

São coisas pequenas assim que fazem um negócio ruir.

 

Entretanto, não rpecisa ter pressa.

 

Termine os estudos fundamentais, procure enturmar-se com pessoas bem sucedidas na área em que deseja atuar, criando sua rede de contatos desde cedo, mas não enxzergue as pessoas com um cifrão na frente ($)

 

 

versão compacta

Comece construindo alicerces sólidos.

Se os seus objetivos forem nobres, será bem-sucedido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.