Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Godoi

[Resolvido] vender site com codigo fonte

Recommended Posts

Eai pessoal beleza??

 

bem..

 

queria saber o seguinte.. imagina eu desenvolver um site.. com um sistema, banco de dados e tudo mais.. ai o cliente resolve fazer a manutenção com o sobrinho do dono da empresa (o que não ira custar nada ou muito pouco pra ele).

 

o meu codigo fonte todo vai cair na mão do muleque e ele vai fazer e quem dira se não vai replicar isso pra outros..

 

alguem ja passou por isso?? tem alguma solução? ou a vida é assim mesmo e agente tem que ralar pra caramba em qualquer trabalho mesmo?

 

vlw

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei como tu faz o contrato com seus clientes, mas eu deixo bem claro que quem administra a hospedagem e o domínio sou eu, e no caso se ele querer cancelar meus serviços ele perde o site.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso então você vende um serviço, não um produto certo??

 

outra coisa.. se fosse eu o cliente. poxa estou pagando por algo que não vai ser meu.. é complicado. Não ha a chance de perder o cliente?

 

 

Pensei agora. vejam se é uma boa ideia.. o site (como aplicativo), dinamico e com atualizações, area adiministrativa, enfim.. dura enquanto o contrato estiver valendo.. caso contrario.. eu pego o site e tiro toda a parte de sistema e banco de dados dele e entrego somente o html/css.

 

é uma boa??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa questão deve estar definida no contrato.

Aliás, antes mesmo de iniciar o orçamento, deve estar bem claro ao cliente sobre as condições.

 

Quando oferecer sistemas, forneça opções variadas, por exemplo:

 

1. sistema full, incluindo codigo fonte, documentação e tudo mais..

valor: 250 mil dólares

 

2. sistema full, sem o código fonte.

valor: 9 mil dólares..

 

enfim...

 

 

 

obs: os exemplos acima são meramente ilustrativos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não.. beleza.. saquei..

 

mas entrando no codigo.. eu colocaria as classes tipo no meu servidor né.. pra poder vender mais barato e não ter o risco de ter o codigo copiado e tal..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poderá haver situações onde não será possível fazer nesse esquema, de manter algumas partes no seu server..

 

conhece os codificadores de código ?

IonCube, ZendEncoder, etc.. ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente eu não sabia.. vou pesquisar aqui no google a respeito..

 

Agora.. me de uma luz.. que visão de mercado eu tenho usando esse metodo.. e eticamente mesmo, acha que estou errado ou certo protegendo o codigo?

 

 

ps: Não estou ficando neurotico hehe..

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora.. me de uma luz.. que visão de mercado eu tenho usando esse metodo.. e eticamente mesmo, acha que estou errado ou certo protegendo o codigo?

Está no seu direito...

Para o seu caso específico, isso é questão de "business" e não de "ética".

 

Obviamente que você estará em desvantagem em relação a concorrentes que ofereçam serviços equivalentes aos seus e entreguam tudo de "bandeija" apenas pra pegar um serviço, mesmo que estejam se desvalorizando.

Geralmente esse tipo de profissional engloba uma cartela de clientes instável, não muito confiável.

Ganham pouco de muitos, porém, não há garantia de sustentabilidade. São negócios geralmente sem bases sólidas.

 

 

Construa as suas bases com alicerces sólidos sendo leal e transparente com os seus clientes e parceiros comerciais. Os resultados virão e colherá bons frutos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com os amigos, uma dica boa é codificar os códigos e vender os sistemas sob licenciamento.

 

Eu trabalho da seguinte maneira:

Existem sistemas que somos contratados para desenvolver e cobramos um preço X pelo sistema completo, da maneira como o cliente deseja, nesse caso cobramos um preço mais alto e o sistema será do cliente ele terá total autonomia podendo até revendê-lo se assim quiser.

 

Eu já desenvolvi três sistemas de gerenciamento empresarial dos quais vendo as licenças e ofereço todo aporte necessário para a operação e adaptações do sistema.

 

Uma coisa que aprendi é que oferecer sistemas para gerenciamento empresarial, seja contábil ou até mesmo estrutural, como verificação de estoque, etc, é o que nos garante um maior lucro e estabilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus caros,

 

Vou seguir a dica de vocês, ja procurei um advogado e vamos desenvolver pra cada um dos meus serviços um contrato expecifio e estar 100% de acordo com a lei, prefiro pagar pra ter tudo certo, do que ter dor de cabeça pra frente.

 

Estou abrindo um negocio proprio.. saindo do Frelancer, por isso muitos questionamentos e experienças são sempre necessárias!

 

Muito grato pelas dicas, e que o trabalho de vocês seja e continue assim, de excelência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.