Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

Marco Civil da internet no Brasil está disponível para consulta públic

Recommended Posts

Bom dia Galera,

 

Olha eu já ia abrir um tópico sobre o Marco Civil da Internet, para começarmos a discutir, mas vi que aqui vocês já tinham aberto faz tempo.

 

Não vejo muita discussão de nós, mão-de-obra que provê serviços e produtos na internet, porém esse espaço aqui, sem dúvida nenhuma parece que o debate ainda acontece, porém não sei para onde irmos, pois existem aluguns pontos positivos no processo regulatório do MCI, mas existe uns pontos cabeludos, que apenas ficará na espreita para ser utilizado.

 

Nós sulamericanos vivemos em um continente sempre com viés para governos populistas e totalitários, isso provoca temor nos meus pensamentos no que Brasil poderá se transformar.

 

Pessoas que foram nossos heróis outrora, estão estranhos, parecem que lutaram contra algo porque aquilo não os favorecia, pois depois de poderes e riquezas estão utilizando as ferramentas daqueles que um dia foram seus inimigos.

 

O Marco Civil na Internet deixa claro que informações na internet considerada perigosas para nossa sociedade pode receber uma canetada e sair do ar, o que seria informações ruins, perigosas e ofensivas, não vejo no texto eles delimitando que pessoas racistas, estupradores, enganadores seriam as pessoas com conteúdo retirado e depois por ventura julgados, eles deixam algo aberto no fim, não específico, então será que uma pessoa divulgando informações contra o governo e aliados de posição, poderiam ser esmagados, com suas páginas controladas e até retiradas? Será que poderiam ser julgados e penalizados, será que uma ditadura silenciosa já não está rastejando entre nós?

 

Devo lembrar que o governo vai aumentar o investimento em capacitação militar(prioridade para os militares, podendo alguns civis participar de treinamentos. Existe um vídeo no youtube onde um militar é entrevistado sobre isso, mas ainda não encontrei aqui o link) na segurança tecnológica do país, devido ao caso NSA, concordo que isso é importante, mas vamos analisar alguns fatos, não sei se cronologicamente está correto.

 

1º O Marco Civil da Internet não começa agora, parece que houve várias tentativas de projetos similares desde 2007;

 

2º O caso da NSA com o Edward sendo uma espécie de salvador da liberdade dos países, mesmo que os meios de comunicação relutem em considerar isso, talvez por medo, porém alguns importantes meios de comunição mundial compraram a briga e mostraram que o bom jornalismo ainda existe;

 

3º Pressão popular durante Copa das Confederações, não apoio a violência de nenhuma parte, mas apoio a união dos brasileiros para um país melhor com transparência e o poder público servindo aos brasileiros e não o contrário, da gente servindo de besta.

 

Depois desses acontecimentos importantes surge a ideia de maior investimento e a pressão da nossa Presidente em aprovar o Marco Civil da Internet, já que sabemos que a união de milhões de brasileiros surgiu desse tecnologia, que talvez muitos de nós a amamos, pois trabalhamos com ela.

 

Com isso vem a pergunta que não quer calar, por isso tenho que compartilhar. Com maior investimento em segurança, positivo até um certo ponto, mais alguns pontos obscuros de uma lei que na verdade já possui muitos pontos na nossa constituição, apenas é afirmado ou confirmada para deixar esses pontos abertos, será que não está sendo planejado, de maneira estratégica e muda, um plano de um controle que vai muito além de proteção ao povo e sim um controle virtual do povo, um sistema de vigia de gado?

 

Aqui nesse espaço democrático de pessoas que entendem bastante de internet, existem aqueles a favor e aqueles contra, espero que um espaço democrático continue existindo, para que pessoas que não concordam com o governo possa se sentir tranquilo em dar sua opinião, porém nos últimos anos algumas pessoas famosas que foram dar opinião contra foram censuradas.

 

Espero ver uma solução no fim do túnel, pois parecia que o nosso Brasil poderia respirar uma política diferente de países como Bolívia, Argentina e principalmente Venezuela, onde o populismo contaminou o povo, pois seus produtos é o ópio, gerando uma cegueira no povo para que pessoas com problemas de narcisismo possa fazer o que for, seja produzindo poder a longo prazo ou riqueza para sua aposentadoria.

 

Devo dizer antes que alguém me julgue, adoro a ideia de Cristo e Karl Max, porém nenhum homem comum conseguiu implantá-la, porque algo acontece com esses homens que a tentam, é usado a mensagem de sociedade igualitária para que o povo seja pescado, eu mesmo caí no conto do vigário, mas me arrependo, porém não posso me esquecer que um dia eu errei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rafael Ávila, tem uma coisa o "debate" já meio que passou o tempo pois a matéria estar para ser votada no Senado, creio que o Senado vai aprovar sem maiores alterações.

 

Mas ainda dá tempo de mudar.

 

Acho que o medo da "canetada" relativo, o poder da alteração por decreto me parece limitado.

 

Acho o MCI um avanço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Motta, eu não chego a ter uma postura totalmente contra e no meu caso eu até tenho culpa tb de não ter tentado participar mais sobre isso, apesar de que os canais oficiais para participar da discussão estavam meio escondidos, não obtive sorte de ler algo sobre o assunto e nela informando que o governo ainda colocaria um canal para reunião sobre o assunto com o povo e esse canal existiu, mas fiquei sabendo muito tempo depois.

 

Eu também acredito que é um passo bom para algumas coisas, como por exemplo punir a empresa que controlar a sua banda conforme conteúdo, a justiça se tornando mais eficaz nos casos de pedofilia, preconceito racial e geográfico/cultural e demais crimes, o que eu não gosto é que ficou algo muito aberto e não têm nenhum parágrafo que declare com ênfase a liberdade de expressão, para que pessoas possam sem medo demonstrar a sua opinião, seja denunciando algo ou alguém, entre outras coisas.

 

Porque veja só, quando eu falo de heróis, não sei se vc sabe, alguns artistas que lutaram na ditadura, como Gilberto Gil, Caetano Veloso e o que eu mais admirava entre eles o Chico Buarque, recentemente se reuniram com a presidente e eu acho com o ministro da cultura querendo que seja vetado as obras não oficiais, que seja crime se caso alguém escrever sobre outro alguém sem autorização, ou seja, chegamos a um passo de ter algo totalmente contra a liberdade de expressão organizado por pessoas que defendiam a mesma em outro tempo.

 

Mas é como vc disse agora foi para o Senado, na minha visão deveria existir algo que protegesse a liberdade de expressão, apenas em casos de crimes como os citados acima e mais alguns outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema hoje, na minha opinião, nem é a "liberdade de expressão" é o seu excesso, publica-se mentiras, fotos íntimas de ex-parceiro(a)s etc e pouco se pode fazer para se defender.

 

Esta semana com a "crise" da Petobras o MCI sumiu da mídia.

 

Alguém já disse :

 

 

Uma pobre crise que atravessa um terrível país ...

 

Não, não inverti ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.