Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Victor Ferreira

[Resolvido] Diferenças entre tipo, fonte e família?

Recommended Posts

Pessoal, estou estudando tipografia há pouquíssimo tempo, e algumas coisas estão muito nebulosas, contudo começam a fazer sentido. Posso dizer que uma fonte é a compilação de tipos que seguem o mesmíssimo padrão. Mas e família, o que é?

 

Lucida é uma família e Lucida Blackletter é uma fonte? Onde entra o lance de narrow, bold, narrow bold, o que isso representa pras fontes? No wikipedia diz que o estreito, negrito, itálico etc é que dão a família, mas e Serif, Sans-Serif definem o que na fonte?

 

Bom, se poderem ajudar, seria ótimo, está dificílimo formalizar essas coisas, eu acho que não se encaixam. Se eu tivesse que por tudo num conjunto, eu precisaria de 4 dimensões!

 

abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem segredo:

Serif e Sans-Serif, respectivamente quer dizer as fonte com serifa e sem serifa. Serifa nada mais é que pequenos traços feitos nas extremidades de cada tipo, que tem a função de interligar as letras. Essa interligação faz com que a leitura seja mais cômoda, por isso é bastante usada em revistas, livros e textos muito grandes.

 

No caso de fontes que fazem parte da mesma família é que normalmente muitas fontes não são criadas sozinhas, elas têm que ter vários formatos para poderem se adequar melhor à diagramação, sem ter que cometer o pecado de pegar uma fonte "crua" e esticá-la ou apertá-la para encaixar em determinada diagramação.

 

Você está certo dizendo que uma fonte é a compilação de tipos que seguem o mesmíssimo padrão. A família vai além, seguem o mesmo padrão, mas com um formato diferente. Seria como nós humanos, em uma família, como se tem os mesmos genes, os irmãos acabam tendo características físicas parecidas.

 

Então vamos pegar de exemplo a fonte Swiss 721.

Condensed (Cd): São as letras "estreitas"

Light (Lt): São finas.

Black (Bk): São grossas.

Italic (It): Inclinadas

Medium (Md): "Normais"

Rounded (Rd): "Redondinhas"

Extend (Ex): Extendidas

 

e por aí vai...

 

Não confunda FAMÍLIA com o ESTILO da fonte.

Os estilos são vários:

Serif

Sans Serif

Script

Gothic

 

Repare que no Dafont.com na página principal tem os estilos para se escolher:

 

Imagem Postada

 

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acredito que tudo tenha ficado claro, agora.

um grande abraço!

 

se alguém tiver algo a adicionar, seria muito bem vindo também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.