Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Batista Neto

1.4.1 Métodos de Interface e Polimorfismo

Recommended Posts

Da última vez, falamos sobre visibilidade e sobre como conseguimos ocultar informações utilizando os modificadores de visibilidade private e protected e assim, encapsular a lógica por trás de uma operação, falamos também que utilizamos a visibilidade public para os métodos que desejamos permitir que sejam acessados em nossos objetos e que esses métodos públicos chamam-se, na verdade, métodos de interface.

Quando eu disse que o encapsulamento era um dos aspectos mais importante era porque a interface de um objeto é definitivamente o aspecto mais importante em orientação a objetos.

Mas, se interface é o aspecto mais importante, precisamos definir interface, então, o que é interface ?

(computer science) a program that controls a display for the user (usually on a computer monitor) and that allows the user to interact with the system


Tradução livre:
(ciências da computação) um programa que controla uma exibição para o usuário (normalmente em um monitor) e que permite que o usuário interaja com o sistema


Perceba duas palavras chaves na tradução:

 

1. exibição Imagem Postada o que podemos ver
2. interaja Imagem Postada o que podemos trabalhar com


Então, interface é aquilo que podemos ver e trabalhar com, em orientação a objetos é exatamente a mesma coisa, métodos de interface são os métodos que podemos ver e trabalhar com, ou seja, por definição todo método público é um método de interface.

O fato, senhores, é que nossos objetos não saberiam como trabalhar uns com os outros se não fossem os métodos de interface. Até agora, falamos apenas como construir um objeto e como esconder sua lógica, porém, agora passaremos, enfim, a falar sobre programação orientada a objetos.

Já sabemos que herança de classe serve para compartilhar código entre seus herdeiros, agora passaremos a falar sobre tipos de objetos, vejam só:

"Atirei o pau no gato-to, mais o gato-to não moreu-reu-reu....."

Um pouco de português:

Atirei Imagem Postada verbo bi-transitivo, quem atira atira alguma coisa em alguém. Imagem Postada No caso, o sujeito oculto sou eu, eu atirei o pau no gao.
pau Imagem Postada substantivo, objeto direto pedido pelo verbo.
gato Imagem Postada substantivo, objeto indireto, pedido pelo verbo.

Ok, hehehehe, temos 3 participantes: o pau, o gato e eu

class Pau {
}

class Gato {
public function acerta( Pau $pau ) {
echo 'Miiiaaaaaauuuuuuuuuuuuu !!!!!';
}
}

class Eu {
public function atira( Pau $pau , Gato $gato ) {
$gato->acerta( $pau );
}
}


$gato = new Gato();
$pau = new Pau();
$eu = new Eu();

$eu->atira( $pau , $gato );



A saída será:

 

 

Miiiaaaaaauuuuuuuuuuuuu !!!!!


Atenção sociedade protetora dos animais, eu não faço esse tipo de coisa, foi meramente ilustrativo.

Bom, se os senhores prestarem atenção nas classes Eu e Gato, perceberão que existem um método atira() que recebe dois parâmetros, um Pau e o Gato. Percebam que essa implementação é muito dura e não conseguimos reproduzir a parte gramatical da coisa: "Quem atira, atira alguma coisa em alguém", porque Eu atira só e somente só um Pau no Gato, se precisarmos atirar Pedras ou qualquer outro tipo de objeto em Cães, Pássaros, ou qualquer outra coisa não será possível.

Para que consigamos atirar qualquer coisa em qualquer outra coisa, precisamos focar nos métodos de interface apenas, vejamos:

O gato possui um método de interface chamado acerta(), se transformarmos esse método em um contrato, onde qualquer classe que assine esse contrato precise necessariamente tê-lo, conseguiremos jogar alguma coisa em qualquer coisa que possua esse método:

interface Alvo {
public function acerta( Pau $pau );
}



Ai está, como podem ver, a construção de linguagem interface não implementa nada, ela é só um contrato que estipula um conjunto de operações que nossos objetos deverão ter, operações as quais nossos objetos poderão ver e trabalhar com.

Com a interface Alvo, podemos jogar Paus em gatos, cachorros, pessoas, paredes, enfim, qualquer coisa pode ser um alvo:

class Gato implements Alvo {
public function acerta( Pau $pau ) {
echo 'Miiiaaaaaauuuuuuuuuuuuu !!!!!';
}
}

class Cao implements Alvo {
public function acerta( Pau $pau ) {
echo 'Aaaaauuuuuuuuuuu !!!!!';
}
}

class Parede implements Alvo {
public function acerta( Pau $pau ) {
echo 'plof !!!!!';
}
}



Mas, ainda temos um problema com nossa questão gramatical, só conseguimos jogar Paus, e se quisermos jogar pedras ????

Você pode estar pensando: "Mas o Pau não tem métodos de interface"

O fato, é que não precisamos necessariamente de um método de interface para definir o Tipo de um objeto:

interface Projetil {
}



E dessa forma:

class Pau implements Projetil {
}

class Pedra implements Projetil {
}

class Sapato implements Projetil {
}



E agora nosso Alvo ficaria assim:

interface Alvo {
public function acerta( Projetil $projetil );
}



E nossas implementações:

class Gato implements Alvo {
public function acerta( Projetil $projetil ) {
echo 'Miiiaaaaaauuuuuuuuuuuuu !!!!!';
}
}

class Cao implements Alvo {
public function acerta( Projetil $projetil ) {
echo 'Aaaaauuuuuuuuuuu !!!!!';
}
}

class Parede implements Alvo {
public function acerta( Projetil $projetil ) {
echo 'plof !!!!!';
}
}



Agora, podemos jogar várias coisas em várias outras coisas:

$gato = new Gato();
$cao = new Cao();
$parede = new Parede();

$pau = new Pau();
$pedra = new Pedra();
$sapato = new Sapato();

$eu = new Eu();

$eu->atira( $pau , $gato );
$eu->atira( $sapato , $cao );
$eu->atira( $pedra , $parede );



A saída:

 

 

Miiiaaaaaauuuuuuuuuuuuu !!!!!
Aaaaauuuuuuuuuuu !!!!!
plof !!!!!


Bom, como o assunto é muito extenso e ainda falta muito, vamos parar por aqui hoje. No próximo artigo da série PHP Orientado a Objetos continuaremos falando sobre métodos de interface e polimorfismo.

Imagem Postada

 

 

 

Índice Imagem Postada

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, agora começo a enxergar a real necessidade do uso de Interfaces.

 

Elas não servem para "amarrar" teu código, te obrigando a adicionar métodos e sim flexibilizar, alterando os comportamentos.

 

Mas cachorro quando a apanha faz "Caim, caim, caim..." :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elas não servem para "amarrar" teu código, te obrigando a adicionar métodos e sim flexibilizar, alterando os comportamentos.

 

Belíssima colocação, Bruno.

 

Apesar de serem conhecidas como "contratos" as interfaces servem justamente para "desamarrar" seu código, quando, em vez de manipular seu objetos em termos de implementações você passa a manipulá-los em termos de interfaces você faz com que seus objetos deixem de conhecer uma implementação específica, isso reduz o custo de implementação já que causará de imediato a redução das dependências.

 

Mais a frente, falaremos sobre polimorfismo e ilustraremos como manter os participantes sem conhecimento de uma implementação pode ser altamente favorável para a modelagem de uma aplicação e objetos reutilizáveis.

 

Mas cachorro quando a apanha faz "Caim, caim, caim..."

 

hehehehe, novamente, uma boa colocação, farei um "bug fix" no código de exemplo para resolver a situação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João, a tua didática é simplesmente excepcional! Meus parabéns. Estudo de Orientação a Objetos de primeiríssima qualidade e facilidade de abstração.

 

Se eu tivesse começado com um professor assim, certamente não estaria dando tanta cabeçada hoje.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João, a tua didática é simplesmente excepcional! Meus parabéns. Estudo de Orientação a Objetos de primeiríssima qualidade e facilidade de abstração.

 

Se eu tivesse começado com um professor assim, certamente não estaria dando tanta cabeçada hoje.

 

[2] :(

 

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho uma dúvida se eu nao usa-se o implements ali, e apenas class não iria dar o mesmo resultado?

digo o que está sendo feito é apenas repetir o mesmo código 3 vezes não? o código inicial.

Não entendi a vantagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BTG, é assim que a interface trabalha. Note que os "alvos" não esperam uma classe específica, esperam algo que se comporte da maneira que eles precisam.

 

sem os implements, teríamos algo assim:

 

class pau {}

class pedra {}

class sapato {}

class gato {
   public function acerta($item){
       if(
           $item instanceof pau ||
           $item instanceof pedra ||
           $item instanceof sapato
       ) echo "MIAU!!";
   }
}

class cachorro {
   public function acerta($item){
       if(
           $item instanceof pau ||
           $item instanceof pedra ||
           $item instanceof sapato
       ) echo "Caim, caim!!";
   }
}

class parede{
   public function acerta($item){
       if(
           $item instanceof pau ||
           $item instanceof pedra ||
           $item instanceof sapato
       ) echo "Ploft!!";
   }
}

 

Perceba que o efeito foi o contrário do esperado, ao invés de escrever menos, escrevemos MAIS, isso porque temos que prever em cada classe-alvo, TODOS os tipos de objetos que podem ser atirados nelas.

 

Ainda existe outro ponto: Ali podemos atirar:

Pau

Pedra

Sapato

 

E temos três classes que podem se comportar como alvos:

Gato

Cachorro

Parede

 

Perceba que se eu quiser trabalhar com um novo objeto, um tijolo e também adicionar um novo possível alvo, uma janela, eu teria:

Modificar a estrutura dos já prontos gato, cachorro e parede para adicionar a nova possibilidade de projétil, o tijolo.

 

Eu teria que criar uma nova classe 'janela' também implementando a função dessa maneira, prevendo todo tipo de objeto que pode ser arremessado contra ela.

 

Seguindo o modelo passado pelo João, veja como é simples a criação de um novo projétil e um novo alvo:

 

class Tijolo implements Projetil { }

class Janela implements Alvo {
   public function acerta(Projetil $projetil) {
       echo "Algo foi arremessado pela janela.";
   }
}

 

Perceba que nem sequer tocamos nas implementações já existentes (gato, cachorro, parede, pau, pedra, sapato), mas é possível arremessar um tijolo tanto na janela, quanto no gato, no cachorro ou na parede.

 

Também tornou-se possível arremessar paus, pedras e sapatos pela janela.

 

No segundo item deste capítulo, é abordada mais a fundo a característica de polimorfismo, que permite que um objeto se comporte da maneira que precisamos que ele se comporte.

 

Veja que cenário interessante podemos criar:

class Gato implements Alvo, Projetil { }

 

Agora tornou-se possível arremessar o gato pela janela, com uma mudança MÍNIMA de código.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otima explicacao evandro =]

 

Note que os "alvos" não esperam uma classe específica, esperam algo que se comporte da maneira que eles precisam

.

 

valww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja que cenário interessante podemos criar:

class Gato implements Alvo, Projetil { }

 

Agora tornou-se possível arremessar o gato pela janela, com uma mudança MÍNIMA de código.

 

kkkk,

 

Fiquei me imaginando, jogando um gato em um cachorro !!!

 

Muito bom Evandro !!!

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saquei, muito obrigado agora entendi a idéia disso. Muito obrigado mesmo = )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera !!!

 

Estou estudando Orientado Objeto e nunca tinha lido um tutorial tão bom como esse. Parabens João Batista.

 

Mas estou com uma dúvida.

 

Para mim deu um erro e lendo e relendo o tuto cheguei em uma conclusão.

Para toda ação de jogar algo em alguma coisa teria que criar uma uma class nova e depois o instaciar o objeto. É Isso mesmo???

Não é necessário o código abaixo???

 

Dessa forma deu certo e deus os prins certinhos.

 

Abraços !!!

 

 




class Eu {
    public function atira( Pau $pau , Gato $gato ) {
        $gato->acerta($pau);
    }
}

class EuCao {
    public function atira( Sapato $sapato , Cao $cao ) {
           $cao->acerta($sapato);
     }
}

class EuParede {
   public function atira( Pedra $pedra , Parede $parede ) {
          $parede->acerta($pedra);
   }
}


$eu = new Eu();
$eucao = new EuCao();
$euparede = new EuParede();

$eu->atira( $pau , $gato );
$eucao->atira( $sapato , $cao );
$euparede->atira( $pedra , $parede );


 

Eu tinha tentado assim mas não tinha funcionado.

 


class Eu {
     public function atira( Pau $pau , Gato $gato ) {
         $gato->acerta($pau);
         $cao->acerta($sapato);
         $parede->acerta($pedra);
     }
}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deu certo porque você limitou o type hinting dos Projéteis a Paus, Sapatos e Pedras e os Alvos a Gatos, Cães e Paredes.

 

O foco do artigo é o polimorfismo proporcionado pelas interfaces.

 

Releia o artigo e verá que em dado momento aperece nas classes de Projétil um implements para a interface Projetil e nas de Alvos um para interface Alvo o que significa que no type hinting da classe Eu os parâmetros podem ser qualquer coisa que implementem essas interfaces.

 

Tudo o que existe pertence a um "grupo":

 

- Camisas, meias, calças e sapatos são Vestimentas

- Cães, gatos, passarinhos e hamsteres são Animais

- Carros, motos, caminhões são Veículos

 

Nota: Em negrito, as interfaces

 

Perceba que com isso você pode implementar na classe Eu um método dirigir que espere como argumento o objeto de um veículo.

 

Você não precisará apontar o type hinting para Carro, Moto ou Caminhão e sim para Veículo.

 

Dessa forma interpretador ficará responsável por verificar se o objeto passado ou é uma instância da classe Veículo, no caso rudimentar de haver um único meio de transporte genérico ou se implementa a interface Veículo, que pode ser qualquer uma das classes citadas, desde que implementem a interface especificada.

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Imaggens !!!

 

Gente se tiver falando besteira porfavor me avisem !!!!

 

Entendi em partes o que você disse, mas não sei o que é type hinting. Mas tudo bem.

 

Eu entendi também que para cada ação minha preciso de uma interface que seja generica e atenda a todo tipo de ação.

 


interface Projetil {
}

O que eu não entendi realmente é para que eu vou implementar a minha class Pau a Projetil se que projetil não tem nada.

 


class Pau implements Projetil {
}

class Pedra implements Projetil {
}

class Sapato implements Projetil {
}

O que isso vai fazer??? O que ele recebe? E para quem ele vai devolver o objeto?

 

E mais uma duvida.

 

A minha class Eu está assim.

 


class Eu {
  public function atira( Projetil $projetil , Gato $gato ) {
     $gato->acerta($projetil);
  }
}

 

 

O X da questão é:

 

1- Quando eu faço isso:

$eu = new Eu();
O que realmente acontece?

Imagino eu que tenho lá dentro o um monte de números de memória.

 

2- Na class Eu Chamo o metodo acerta() passado um projetil. Que é do tipo gato e que tem lá dentro o Miaaauuuuuuu.

 

class Eu {
  public function atira( Projetil $projetil , Gato $gato) {
     $gato->acerta($projetil);
  }
}

 

 

Até ai tudo bem consegui trazer o Miiiaaauuuu.

 

Mas quando vou fazer para Cao da errado?

Para mim se a interface é generica tenho o Metodo Cao que passa o Auuuuuuuuuuuu, e instancio ele com o new porque quando vou colocar na class Eu

o metodo de interface (que é o mesmo nome para todos acerta) esta dando erro?

Já fiz um monte de coisa mas da errado uma deles é essa.

 

class Eu {
  public function atira( Projetil $projetil , Gato $gato, Cao $cao) {
     $gato->acerta($projetil);
     $cao->acerta($projetil);
  }
}

 

Mas da erro de eu estar passando dois parametros ao inves de um.

 

 

Sei que isso já foge do assunto de Polimorfismo, mas acho que essa á a principal dúvida de quem está começando a programar em O.O.

Não quero código, quero entender isso por se não entender como funciona não vai ser um código que vai clarear a cabeça, se vocês tiverem um

tutorial onde explique isso ou se poder me dar uma força me falem, por favor.

 

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:P hehe tambem ainda so um iniciante em OOP mas vo da minha opinião

um objeto propoen resolver um problema .. entao digamos que meu problema é quero quebrar a janela..

tenho meu objeto que Quebra

ele foi construido com o objetivo de quebrar algo

meu metodo que atira

ele atira algo possivel de ser atirado em alguma coisa possivel de ser quebrada

vai ser como eu vou quebrar a janela

vou quebrar atirando uma pedra na janela

com isso meu problema é resolvido

caso tenha algo que pertença ao mesmo grupo logico coloco aqui

por exemplo nem sempre posso quebrar (que é o objetivo do meu objeto) atirando coisas

eu posso precisar dar uma maretada para quebrar :P

isso seria outro metodo de quebrar nao ? =]

 

valwww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro por partes - type hinting

 

Vamos analisar o seu código

class Eu {
  public function atira( Projetil $projetil , Gato $gato) {
     $gato->acerta($projetil);
  }
}
Ao definir Gato $gato, você disse que o segundo parâmetro tem que ser um Gato. Agora, vamos olhar o código abaixo.

 

class Eu {
  public function atira( Projetil $projetil , Alvo $alvo ) {
     $alvo->acerta($projetil);
  }
}
Neste código, o segundo parâmetro tem que ser um Alvo. Ou seja, tem que ser uma classe que implemente a interface Alvo. Vejamos a interface Alvo:

interface Alvo {
        public function acerta( Projetil $projetil );
}
Então, nós temos 100% de certeza que, dentro do objeto $alvo passado, EXISTE o método acerta(). Veja que o método acerta() recebe como parâmetro um objeto Projetil, ou seja, terá que implementar a interface Projetil. Com isto, você implementa a classe Eu sem se preocupar o que será atirado aonde. Você somente define que o alvo deve ser um Alvo e que o projétil deve ser um Projétil. Assim, qualquer projétil pode ser atirado em qualquer alvo, desde que o alvo seja realmente um alvo (você saberá isto através da interface dele) e que o projétil seja realmente um projétil (também através da interface).

 

Compreendeu a idéia? Se não tiver compreendido, pode perguntar de novo.

 

Carlos Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

William, você chegou a ler o meu post?

 

O membro @BTG estava com a mesma dúvida de qual a utilidade de uma interface vazia, creio que se a explicação não lhe esclarecer, pelo menos dará o caminho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal !

 

Muito obrigado mesmo a todos você que estão me ajudando !!!

 

 

Matias

 

 

Cara entendi agora que a minha class Eu também tem quer genérica e que recebe qualquer coisa.

 

Olhando o código e chego a seguinte conclusão:

 

A class Eu não quer saber o que estão passando para ele, ele recebe o objeto seja qual for ele ($pau , $gato , $sapato , $cao ou $pedra , $parede) e

ele chama o metodo de interface passando esse dois parametros.

 

Lá na class Eu tem um Metodo acerta, passo o objeto projetil do tipo alvo e lá no metodo de interface da o print.

 

É isso mesmo?

 

Show cara acho entendi agora !!!

 

Mas a questão das interface projetil e as class Pau, Pedra e Sapato

 

Pelo que o Evandro disse economiza código e não preciso ficar verificando tudo para todos os objetos, eu crio uma interface do tipo Projetil.

 

Tendo esse objeto do tipo Projetil eu adiciono ele na class Pau, Pedra e Sapato usando o implements, ai essas class tem o objeto tipo Projetil implementado pela interface Projetil.

 

É isso mesmo? Estou certo?

 

E mais uma coisa...

 

quando faço isso:

 


$eu->atira( $pau , $gato );
$eu->atira( $sapato , $cao );
$eu->atira( $pedra , $parede );

Eu chamo chamo o mesmo método atira para todos e mudo os parametros eu simplemente comentei o

//$eu->atira( $pau , $gato );

E ele soube qual interface chamar certinho. Como ele sabe que é esse o cara que eu quero trazer? Se todos as class recebe projetil ?

 

Eu fiz uma teoria aqui:

 

 

Vamos imaginar o seguinte:

 

quando eu estâncio o objeto eu

$eu->atira( $sapato , $cao );
é como se foce assim

 

 

$eu->atira( $sapato , $cao );

Eu = ?

$sapato = sapato

$cao = cao

 

Tem como eu dar um print nesses objetos?

 

 

E com isso ele vai direto na Class Cao porque o objeto é do tipo cao.

 

Estou certo?

 

Sei que estou sendo chato gente mas porfavor me ajudem.

 

Abraços !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Will, entenda que não há um objeto do tipo projétil interfaces em OOP descrevem comportamento. Nós passamos um objeto que se comporte como um projétil.

 

Veja que cenário interessante podemos criar:

class Gato implements Alvo, Projetil { }

 

Agora tornou-se possível arremessar o gato pela janela, com uma mudança MÍNIMA de código.

$gato = new Gato;

 

$gato, inicialmente (pelo código do João Batista) era um objeto do tipo gato que se comporta como alvo.

 

$gato, pela minha implementação de exemplo continua sendo um objeto do tipo gato que pode se comportar tanto como alvo quanto como projétil.

 

Tudo depende da função (método) que ele exercerá no sistema.

 

Veja:

 

 

 

interface MassStorage {
   public function PlugarNaUSB();

   public function RemoverDaUSB();

   public function EnviarDados();

   public function GravarDados($dados);

   public function Formatar();
}

class Pendrive implements MassStorage, Projetil {
   private $plugado = false;
   private $data = array();

   public function PlugarNaUSB(){
       $this->plugado = true;
   }

   public function RemoverDaUSB(){
       this->verificaPlugado();
       $this->plugado = false;
   }

   public function EnviarDados(){
       this->verificaPlugado();
       return $this->data;
   }

   public function GravarDados($dados){
       this->verificaPlugado();
       $this->data[] = $dados;
   }

   public function Formatar(){
       this->verificaPlugado();
       $this->data = array();
   }

   private function verificaPlugado(){
       if(!this->plugado) throw new Exception('Não estou plugado em uma porta USB!');
       return true;
   }
}

 

 

$pendrive = new Pendrive;

$eu->atira($pendrive, $gato);

 

Veja que, quando eu atiro um objeto que se comporta como Projetil todas as outras funções(métodos) que ele possa eventualmente possuir, são ignoradas, e só trabalhamos com o que precisamos, no caso as funções (nenhuma) que o Projetil implementa e as funções (acerta) que um alvo implementa.

 

no caso do exemplo do gato-protétil:

 

eu->atira($gato1,$gato2)

 

Não interessa o que, quais e como são implementados os métodos nos objetos, eu PRECISO de um projétil, pra jogar nalguma coisa que FAÇA ALGO quando for atingido. Este algo é definido pelo método acerta().

 

 

Chegou a ler o capítulo 1.4.2 deste tópico? Ele complementa o 1.4.1 (onde estamos). Poderá ajudar também nos esclarecimentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Pessoal.

 

Evandro, cara muito obrigado pelas explicação !!!!

 

Acho que agora foi http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif para fixar mesmo o conceito é fazendo tudo denovo com outros exemplos.

 

Agradeços a todos de pela ajuda !!!!

 

Muito Obrigado !!! :D

 

Abraços !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer tudo certinho nessa aula... ai fui mostra pra minha namorada e falei pra ela escolhe qual deles ela queria tacar e na onde kkk ela falo "Eu quero taca m***** no ventilador" huahuahuah ta ae a função:

 

class m***** implements Projetil{
}

class Ventilador implements Alvo {
	public function acerta( Projetil $projetil) {
	echo 'Écatiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!';
	}
}

$eu->atira( $m***** , $ventilador );

E sai:

 

Écatiiiii !!!

ela que criou tudo kkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.