Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

[Artigo] Design de cartões de visita: o básico

Recommended Posts

Um cartão de visitas muitas vezes é o equipamento de marketing mais importante que uma empresa pode ter. Ele tem o potencial de fazer ou desfazer negócios, e é tão importante quanto como você se apresenta da primeira vez. Neste artigo, vou cobrir um pouco do básico como tipografia, layout, onde colocar objetos e padrões de impressão que você precisa saber ao criar um cartão de visitas.

 

Padrões de impressão

Antes de você começar a trabalhar em um design para o seu cartão, padrões de impressão devem ser consideradas. Muitas gráficas exigem que os arquivos tenham uma sangria apropriada ou determinado tamanho de margem. Falhas ao considerar isto resultam em e-mails pedindo que os arquivos enviados sejam revistos ou avisando que algumas alterações terão que serem feitas, o que pode gerar um custo adicional.

 

Antes de começar, faça o download de um template ou, melhor ainda, crie um. Existem duas maneiras de estabelecer que tipo de template você quer usar, e estas maneiras são com ou sem sangria.

 

“Sangrar” é o termo usado no design que significa, em termos simples, “corte”. É o ato de eliminar a borda do papel (borda que a impressora precisa ter para poder segurar o papel e não “colocar o dedo na tinta fresca”).

 

Se seu cartão não for ter sangra, você acaba de pegar o caminho mais fácil. Basta criar um arquivo com tamanho de 9 x 5 centímetros (nota: algumas gráficas utilizam tamanhos diferentes, que podem chegar até 9,5 x 5,5 centímetros – consulte sua gráfica de preferência antes).

 

Caso sua imagem tenha sangra, opte por usar um template um pouco maior – geralmente 9,8 x 5,8 centímetros – e procure não colocar nenhuma informação importante muito perto da borda!

 

Imagem Postada

 

 

 

Tipografia

O uso de tipografia em um cartão de visitas é crítico afim de ter um cartão com look profissional. Não use mais de duas fontes e, se for o caso, use duas fontes distintas – Arial é muito similar a Helvetica e é próximo de Verdana. Proce usar fontes que complementem o logo ou outros elementos do cartão.

 

 

Layout e outros objetos

Não enxa seu cartão de visitas. Mantenha-o sempre simples e limpo. Lembre-se também que, se for necessário, utilize o outro lado para mais informações. Evite de listar todo serviço que você faz no cartão – “design gráfico, web design, desenvolvimento de logos, desenvolvimento de sites, design de panfletos, criação de cartões de visitas” pode ser resumido em apenas “design”. Afinal de contas, você vai entregar seu cartão para a pessoa, e é lá que você tem a oportunidade de falar para ela tudo o que você faz.

 

As informações de contato são extremamente importantes! Dê bastante ênfase ao seu telefone, e-mail, site ou sua forma preferida de contato.

 

Caso você tenha um logo (e deveria!), procure dar um espacinho bacana para ele. Se for um logo incrível, escolha usar um lado inteiro do cartão, colocando o restante da informação atrás.

 

Imagem Postada

 

 

 

 

Não esqueça que o cartão de visitas é um ponto de contato, não uma brochura. Você quer deixar uma boa impressão e passar a idéia de que você é realmente bom no que você faz.

 

Ah, uma dica final: a não ser que você tenha 13 anos de idade, não imprima seus cartões em casa. Escolha uma gráfica de boa qualidade. Não economize; como falei, seu cartão de visitas pode fazer ou desfazer negócios.

 

 

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlw panta, se tiver algum artigo que ache interessante posta ai http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.