Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

Índice - Tópicos úteis

Recommended Posts

Olá pessoal, visto que teremos muitos bons tópicos na área e que é inviável ficar colocando todos aqui resolvi criar este índice onde eu e os outros moderadores da área iremos atualizam conforme forem surgindo novos artigo/tutoriais.

 

 

Design em Geral

 

Sites e blogs sobre design

Menos é mais! 55 layouts monocromáticos

Qual software utilizar?

Erros e acertos no design de sites famosos

Design de cartões de visita: o básico

Hierarquia visual dos elementos

5 dicas de design que se aprende com a Apple

 

Logotipos

 

Como criar logotipos?

Nove sugestões para crair logos apresentáveis

Quando usar "Logo", "Lgotipo" e "Logomarca"

Como deixar um logo maior sem deixá-lo maior

 

 

TIPOGRAFIA

 

Escolhendo a fonte certa em poucos minutos

101 tutoriais tops de tipografia

 

 

CORES

 

Cores e suas características

Kuler (Combinação de cores)

Color Combos

Ferramentas para combinar cores

 

 

Conforme for aparecendo novos artigos e tutoriais irei atualizando a lista.

 

Divirtam-se http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não estou conseguindo acessar os links, se mais alguem tiver com esse problema avise-me por favor, e caso alguem saiba como resolver avise-me tambem.

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não tenho muita experiência com design ainda, mas pelo que ando "percebendo", branding é um conceito importante em algumas partes dessa área. Portanto, aqui tem um pouco sobre branding, e dois livros gratuitos para ler, um pouco abaixo na página. Se são bons ou não, não sei, pois não li eles ainda, mas são gratuitos, e provavelmente lerei assim que conseguir tempo!

 

Alguns links sobre Brand Book:

Brand Book, instrumento de gestão de marca

Brand Book - Ser Educacional

Brand Book - Oi

 

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FK., veja este vídeo.

 

 

 

Brand Book é uma variação de um manual de marca. É um registro de toda a identidade visual de uma empresa, o que ela representa e seus objetivos. É a defesa, a explicação da marca.

 

 

Se você pegar alguns brand books de grandes empresas verá que pode aprender muito apenas os analisando. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do vídeo, muito interessante mesmo. E pensar que podemos definir um produto apenas com uma marca. Se a marca for forte, talvez seja mais importante que o próprio produto para uma empresa.

 

Se você pegar alguns brand books de grandes empresas verá que pode aprender muito apenas os analisando. :thumbsup:

 

Aquele da Oi por exemplo!

 

Nossa, o item 5 do vídeo diz que uma marca cria uma relação com o cliente, de forma que ele se sinta especial com um produto. Eu mesmo já presenciei isso, quando meu irmão comprou um produto, e talvez por ser um dos poucos que tem, "era especial", "único". Hoje todos têm.

 

Entendo que o importante é sempre o conceito, mas como item 3 do vídeo, design, é necessário ter uma certa experiência com desenho, certo? Já que, algumas vezes design pode ser referido como desenho industrial, e além disso, se estivermos projetando algo novo, iremos começar com as ideias, em seguida por em pratica a ideia num desenho, então avaliaremos ele, e começaremos com o desenvolvimento, caso a avaliação tenha algum resultado positivo. Mas nesse caso, acho que o desenho serve apenas como um esboço, porém não deixa de ser importante. Se estou certo disso, preciso treinar com desenho também! (No filme A Ilha, tem um personagem que mostra uns "produtos" criados por ele; diz que apenas projeta eles, em seguida mostra alguns desenhos de quando ele começou com as ideias).

 

O legal dessa área, é que tem muitas especializações, como design de jogos por exemplo, que é multidisciplinar. Ou também, pra quem gosta mais de software para outras finalidades, como solucionar problemas de uma empresa, tem o design de software. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendo que o importante é sempre o conceito, mas como item 3 do vídeo, design, é necessário ter uma certa experiência com desenho, certo?

 

Não necessariamente. É bom, ajuda muito, mas não é regra.

 

Se você quer se especializar em web design, por exemplo, não precisa saber desenhar. Como eu disse, ajuda muito. Eu sempre faço um esboço da estrutura de um layout antes de começar a criação, mas é bem simples, sem muita firula. O importante é eu entender e saber identificar todos os pontos do desenho.

 

Isto é bem pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo que é pessoal. Mas acho que é um pouco difícil fazer algumas imagens que tem nesses sites por exemplo:

 

  1. Two Designers
  2. InfinVision
  3. 6wunderkinder

 

Apesar de para alguns serem manipulações simples, eu ainda tenho um pouco de dificuldade, e acredito que um pouco de experiência com desenho ou com algum software possa ajudar. Digo isso para quem trabalha com Web Design. Talvez tenha algo relacionado em outra área específica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já eu penso diferente...Acredito que um designer que não saiba desenhar acaba limitando demais o seu trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, acho que é questão de opinião mesmo.

 

Da mesma forma que eu já vi em alguns artigos o pessoal falando que o correto seria o designer não saber codificar em HTML e CSS, pois assim ele poderia exercitar ao máximo a criatividade sem se limitar ao que é possível ou não com estas linguagens.

 

É relativo, eu discordo.

 

 

----

 

Atualizei o primeiro post retirando o subdomínio .uol.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.