Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

[Resolvido] A Solidão do Web Designer Freelancer

Recommended Posts

Quem trabalha em casa ou quem trabalha como autônomo, mesmo tendo um escritório, muitas vezes se sente sozinho. De fato esse é um dos efeitos colaterais de quem escolheu seguir carreira solo. Mas será mesmo que o web designer ou programador freelancer é um ser solitário?

 

Perguntei em meu twitter se nossos amigos desenvolvedores sentiam solidão no trabalho. Veja algumas respostas:

 

 

 

@leonardommoura: sim, principalmente nos fim de semana. domingo a tarde… é horrivel

 

@kalebweb: Positivo! pois assim consigo me concentrar melhor e não perco o foco do desenvolvimento! claro que adoro my friends from work!

 

@cassiodiniz: se for pra ficar sozinho como freelancer, nao pode faltar contatos virtuais. nao dá pra se isolar completamente.

 

@salgadonovaes: Fator positivo: liberdade. Fator negativo: todos os outros… mas é preciso enxergar os fatores negativos como desafios.

 

@rafaelcaye: Tem o lado bom e ruim. Você se concentra e trabalha mais focado sozinho. Logo você perde um pouco da noção social/interação!

 

Pois é queridos amigos, trabalhar sozinho é bom, temos mais concentração e assim conseguimos focar mais. Porém não podemos esquecer de interagir com as pessoas senão a solidão vem, a depressão pode chegar e isso acabar interferindo no seu trabalho.

 

Por isso trouxe para meus queridos leitores 5 idéias para manter você um ser sociável.

 

1. Clientes podem ser seus amigos. Você deve conhecer aquela velha máxima, “amigos, amigos, negócios à parte”. Por isso porquê seus clientes não podem se tornar seus amigos? Eu mesmo tenho uma porção de clientes que com o tempo foram tornando meus amigos. Não é amizade por interesse, é amizade por afinidade mesmo. Não é se tornar amigo do cliente chato, mas amigo daquele que realmente você se identifica.

 

2. Web designers não são inimigos. Bons profissionais se relacionam bem com os profissionais de sua área. Quando você se relaciona bem com seus colegas de profissão vocë fortalece o mercado e sua rede de amigos. Além disso pode ser lucrativo pra você, afinal nem todo trabalho conseguimos fechar, por falta de tempo, estrutura ou por força maior, passando o trabalho para outro colega de profissão, que pode lhe indicar trabalhos em outro momento.

 

3. Não deixe de estudar. Através de cursos você também pode manter uma rede de amizades. Aproveite o tempo que você ganhou em ser dono do próprio nariz para entrar em cursos voltados a sua profissão ou não. Até mesmo nos meus cursos online já vi nascer muitas amizades, quem sabe um dia um casamento não surge por causa dos meus cursos? Imagem Postada \

 

4. Trabalhe em meio período em alguma empresa. Mesmo trabalhando sozinho nada impede de você aceitar um trabalho de meio período só para aprender um pouco mais, dar uma turbinada na renda ou fazer novos amigos.

 

5. Aproveite para fazer o que mais gosta. Você gosta de aeromodelismo? Procure o clube de aeromodelismo de sua cidade. Gosta de Futebol? Organize um racha entre seus amigos e até mesmo entre seus clientes e fornecedores. Sempre sonhou em se perder no meio do mato? Faça como eu, aproveite para fazer corridas de aventura no final de semana. Aproveite a vida!

 

 

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.