Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

O anúncio prematuro da morte do FLASH

Recommended Posts

Para os antenados em tecnologia, nunca houve um período de batalha tão intenso entre tecnologias quanto hoje em dia. Com o advento dos i<qualquer coisa> da Apple, que propõe-se a disponibilizar ” toda a experiência web na palma da sua mão”, mas recusam-se a incorporar o famoso Flash, desenvolvedores e consumidores foram obrigados a iniciar uma busca por substitutos. Coincidentemente, o avanço das tecnologias abertas, como os padrões CSS3 e HTML5 fez com que este último fosse quase que automaticamente eleito como “sucessor do flash”, chegando a ser citado por Steve Jobs como um substituto perfeito para o programete da Adobe.

 

Eu não sei vocês, mas na terra de onde eu venho a gente não costuma enterrar ninguém a menos que o defunto esteja realmente frio e no caso do Flash, existem muitos fatores que determinam sua vida ou morte. Hoje vou falar de apenas um deles: SUPORTE.

 

 

 

Todo mundo sabe que nos últimos meses, depois que o tio Steve anunciou que jamais disponibilizaria o plugin do flash em seus iBrinquedos, surgiu um frenesi de desenvolvimento em HTML5 que parece ter convencido até alguns desenvolvedores da própria adobe de que o Flash vai, enfim, morrer e dar lugar ao famoso Canvas e suas animações via javascript. Oras, em teoria, isso é muito lindo, na prática nem tanto. Se o propósito é elimitar o famigerado “plugin” e utilizar apenas recursos nativos dos browsers, devemos partir do princípio de que o tal browser detém estes recursos, certo? Então vamos analisar o suporte ao HTML5 nos browsers mais usados do mercado:

 

Primeiro, o Safari, lindo browser da Apple em sua versão 4.0 para windows

 

Imagem Postada

 

 

 

 

Agora o Firefox, que tantos amam:

 

Imagem Postada

 

 

 

 

Chrome, da google, correndo por fora:

 

Imagem Postada

 

 

 

 

Opera:

 

Imagem Postada

 

 

 

 

por último o patinho feio dos browsers, aquele coitadinho que ninguém gosta, o Internet Explorer, da Microsoft.

 

Imagem Postada

 

 

 

 

Como vocês podem ver, o único browser que suporta todo o HTML5 (tá, o geoip não, mas quem liga pra isso?) é o Safari, da Apple, seguido de pertinho pelo Chrome. Agora, alguém mais acha curioso que o Steve Jobs esteja empurrando tanto o HTML5 ?

 

Outra questão muito pertinente é: Se a Apple está fazendo isso pelos padrões abertos e por querer que a internet seja um ambiente onde os padrões de código livre imperem, porque ela não libera o código do Safari para que outros browsers possam incorporar o suporte que eles já tem? Será que é porque eles querem aumentar a penetração da própria empresa no mercado de browsers? Não sei… mas parece que existe essa possibilidade.

 

Sei que muitos de vocês devem estar pensando: “Ah, dane-se o Internet Explorer, vamos simplesmente parar de usá-lo e a internet vai seguir em frente, lindamente com o HTML5 e todos os seus lindos recursos”, certo?

 

Bom, se esse for o caso, observer os próximos gráficos:

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

 

 

 

 

Eles mostram a participação do Internet Explorer no mercado de computadores conectados à internet. Impressionante não é? A partir dele, nós podemos concluir que apenas 11.81% dos computadores mundiais tem acesso a todos os recursos do HTML5, enquanto que quase 60% não tem QUALQUER suporte a ele. (tá, mentira, o @fontface funciona no IE8, você pode não matar o flash, mas vai fazer aquele texto usando Comic Sans no seu site sem usar imagens).

 

Ok, pelo menos na minha cabeça, isso já seria motivo para não declarar o Flash como uma tecnologia morta e fadada ao fracasso, certo? Mas como eu gosto de deixar tudo muito bem explicado, vejam a penetração do flash nos computadores conectados à ainternet:

 

Imagem Postada

 

 

 

 

Wow, até que para uma tecnologia morta, o Flash vai muito bem, obrigado.

 

E se mesmo depois disso tudo você for daquele tipo de pessoa que acredita demais no que dizem as notas do Steve Jobs (pra não dizer que você é uma pessoa que teve a mente lavada), veja a tendência de mercado de browsers:

 

Imagem Postada

 

 

 

 

Parece para alguém que isso vai mudar muito nos próximos meses?

 

Pra mim não. Então até que isso mude, por favor, parem de me dizer que o Flash vai morrer, que o HTML5 vai dominar o mundo e que o Steve Jobs sabe o que diz, até porque suporte não é o único motivo que faz o Flash superar o HTML5 por enquanto.

 

Obrigado!

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a MS deve mudar isso no IE na próxima versão já

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas nenhuma migração acontece de uma hora pra outra, os browsers não vão ficar anos sem suporte a HTML5, Steve Jobs só está tentando acelerar as coisas... E duvido muito de que, se o Jobs não ceder ao Flash, o resto do mundo vai continuar usando o flash...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho que jobs so ta querendo acelerar o processo de adoção do html 5, e que tanto faz ele não aceitar o flash, maioria do mundo ainda vai continuar atualizando e a adobe vai vir com a resposta pra jobs rapidinho, esperem.

ABs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"o patinho feio dos browsers, aquele coitadinho que ninguém gosta"

Hahahahaha Gostei da definição. Deu até dó de verdade agora!

 

Mas eu concordo com o Brito, o Steve Jobs deve estar querendo acelerar mesmo. Mesmo pq... não deixa de ser muita vantagem...

Agora, é fato que algumas coisas não substituem outras. Pelo menos por enquanto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.