Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eduardo H Ribeiro

Problemas com RMAN-04004: e ORA-12514:

Recommended Posts

Olá Galera.

Estou com um problema, que a principio parece simples mas estou a dias alienado tentando resolver.

 

Tenho dois DBs oracle10g R2 cada um em um Host diferente como mostro a seguir:

 

DBORA01

Host: Spider

IP: 192.168.23.101

Porta: 1522

 

e o

 

RMANCT

Host: Homero

IP: 192.168.23.102

Porta: 1522

 

Pronto ai esta a estrutura de estudo que tenho.

Bom eu quero fazer um catalogo do DBORA01 no RMANCT que alias foi criado para isto e somente isto, MASS não estou conseguindo dar o comando:

RMAN> rman target / catalog rman@<serviço_tnsnames>

do Host Spider para o Host Homero e muito menos dar o comando: tnsping <serviço_tnsnames> do Host Spider para o Host Homero depois de ter configurado o TNSNAMES.ORA do Host Spider (mostrado lá em baixo) que é o host que vai ser bekapeado com a seguinte entrada e mesmo assim não estou conseguindo acessar, o maximo que consigo em todas as execuções no host Spider cujo já configurei o TNSNAMES.ORA, { comando RMAN> rman target / catalog rman@RMNET } RETORNAM a mensagem de erro

[oracle@Spider]$ rman target / catalog rman@RMNET

 

Recovery Manager: Release 10.2.0.1.0 - Production on Mon Jul 5 10:50:19 2010

 

Copyright © 1982, 2005, Oracle. All rights reserved.

 

connected to target database: DBORA01 (DBID=1186269304)

recovery catalog database Password:

RMAN-00571: ===========================================================

RMAN-00569: =============== ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===============

RMAN-00571: ===========================================================

RMAN-00554: initialization of internal recovery manager package failed

RMAN-04004: error from recovery catalog database: ORA-12514: TNS:listener does not currently know of service requested in connect descriptor

 

 

Este é meu arquivo TNSNAMES.ora configurado no host Spider QUE É o que vai ser becapeado.

 

DBORA =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.23.101)(PORT = 1522))

)

(CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = DBORA01)

)

)

 

 

RMNET =

(DESCRIPTION =

(ADDRESS_LIST =

(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.23.102)(PORT = 1522))

)

(CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = RMANCT)

)

)

 

 

Obs: já fui em varios foruns e ja tentei configurar com varias opniões na internet mas preciso de um caminho só por favor.

 

 

POR FAVOR PRECISO DE UMA AJUDA !!!!!

 

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo,

 

Tudo bem! Bacana os estudos sobre RMAN, então vamos as dúvidas:

 

1) Conseguiu se conectar na base DBORA pelo servidor HOMERO e vice-versa? Poste os testes.

 

2) As versões dos bancos de dados são iguais? 10.2.0 e 10.2.0 por exemplo.

 

3) Outro ponto importante, é que as configurações de SERVICE_NAME podem estar errados, deveriamos olhar o arquivo listener.ora para saber corretamente a configuração, MAS, um modo de contornar esse erro é alterar o SERVICE_NAME por SID para efetuar as conexões.

 

Vai postando os problemas, que vamos lhe ajudando.

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Rodrigão,

 

Cara muito obrigado pela força e as dicas.

 

Mas ontem logo depois que postei aqui meu problema encontrei em seu site alguns procedimentos e bem completos sobre o o assunto nestes aqui:

 

http://imasters.com.br/artigo/5565/oracle/rman_ambiente_de_backup/ e este http://imasters.com.br/artigo/5204/oracle/rman_preparacao_do_ambiente/

 

 

ERA EXATAMENTE O QUE EU QUERIA E PRECISAVA, finalmente conseguie seguindo a risca os seus procedimentos, proren o que eu fiz foi exatamente destruir as duas bases que eu possuia e responstrui-las novamente e na hora de criar o listener e o tnsnames eu exclui o que foi feito pelo dbca e o refiz manualmente, deu certo mas eu não sei o que ao certo fez funcionar direito a conexão entre os bancos pelo RMAN porque o unico procedimento diferente que eu fiz na hora da criação foi,

1 antes de destruir as bases eu parei o serviço do listener deletei todos os arquivos de listener.ora e o tnsnames.ora dai sim destrui as bases.

 

2 refiz cada base em hosts diferentes um continua sendo o dbora01 que esta no host Spider que é o banco que eu quero fazer de conta ser um de produção, e o banco no host Homero agora é o RMAN identico ao que você criou no seu post lá.

 

3 por ultimo com as duas bases criadas eu peguei e criei o os arquivos listener e tnsnames manualmente com os MESMOS exemplos QUE você USOU, LÓGICO QUE só troquei o host pelos meus IPs. E configurei o tnsmanes do RMAN dentro do DBORA01.

 

Dei o tnsping RMAN dentro do host Spider para ver se respondia positivamente a conexão e deu tudo ok, em seguida fiz toda estrutura para para o repositorio, dentro do banco RMAN e ai voltei ao Spider e tentei conectar pelo rman do Banco DBORA01 ao RMAN do host Homero e a onde estava retornando erro apos informar a senha, FINALMENTE EU CONSEGUI. dai dei o register database; e mais uma vez finalmente a resposta positiva que tanto me alegrou heheh

 

Só espero que não de mais problemas nisto e espero ter aprendido de vez e fiquei com uma duvida que não tinha me surgido antes:

 

No seu tópico você diz: o parâmetro do TNSNAMES.ORA deve ser colocar nesse mesmo arquivo dos outros servidores de banco de dados que deseja ser gerenciado pelo RMAN.

 

Eu fiquei me perguntando, este catalogo vai administrar APENAS os metadados dos control files dos bancos becapeados ou vai poder tambem armazenar os backups dos bancos ? E mais uma questão, no meu exemplo, toda vez que eu for fazer um backup do meu banco DBORA01 do Host Spider eu tenho que serguir assim desta forma? -> [oracle@Spider] rman target / catalog rman@RMAN e dai fazer os comandos de backup para este banco DBORA01 normalmente ou assim? -> [oracle@Spider] rman target / e fazer os comandos de backup normalmente para o DBORA01 e ai automaticamente o repositorio RMAN vai administrar os dados ?

 

Bom desculpe a demora e os longos textos de duvida.

 

 

MUITO GRATO MESMO desde já.

E eu posso te adicionar no skype ? faz um tempo que eu comecei a ler suas materias devido as necessidades ultimamente.

 

ABRAÇOS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo,

 

Bacana ter resolvido o seu problema. Problemas de SQL*NET geralmente são chatos para resolver. Sobre a sua dúvida.

 

O catalogo do RMAN gerencia toda as operações de backup & recover de um banco de dados, porém, os arquivos FÍSICOS gerados, podem estar ou não no servidor que está o catalofo, geralmente não, os arquivos físicos vão para fitas (mml), storage ou qualquer outra área.

 

O catalogo tem como função armazenar as informações, datas, horários, operações, modo, tamanho e etc de todas as operações de backup & recover, precisamente, o META DATA!

 

Os arquivos físicos podem ficar em N lugares como dito, mas o catalogo saberá lhe informar no momento do recover. O uso do catalogo são grandes, tanto para administração, centralização, padronização e agilidade.

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.