Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

Por que a lata da Brahma é branca?

Recommended Posts

Você já deve ter visto esse teaser da Brahma na televisão, onde um ator questiona por que a lata da Brahma é branca já que o logotipo é vermelho, o caminhão da Brahma é vermelho e a embalagem que envolve as latinhas também é vermelho. Aí você, querido leitor deste blog, deve ter ficado encucado com tal questionamento, não é mesmo?

 

Imagem Postada

 

Podemos tentar responder essa pergunta analisando vários pontos de vista. Um deles é o ponto de vista técnico. Respota do ponto de vista técnico: a lata é branca justamente para destacar o logotipo.

 

O logotipo, centralizado e com a cor principal vermelha acaba se tornando um ponto focal em meio ao branco. Como tudo ao lado está branco e só um elemento no meio vermelho, automaticamente seu olhar será direcionado para o centro, percebendo então o logo da Brahma.

 

Imagem Postada

 

Já o outro ponto-de-vista é de caráter psicológico. Ao olhar uma lata totalmente vermelha, com seu logotipo virado, escondido, logo pensamos que é uma lata de quê? Afinal ao passar os olhos pelas prateleiras de um supermercado você verá latas verdes, vermelhas, laranjas, amarelas, brancas e azuis sem ver necessariamente o logotipo. Se vocêr notar cada cor já corresponde a uma marca devido a experiência visual que você já teve com elas. Veja um exemplo de associações:

 

Imagem Postada

 

A lata toda verde como a lata número 1 mostrada acima você irá associar ao Guaraná Antarctica. Note que a lata é verde mas o logotipo é vermelho mostrando que não é regra colocar a lata na mesma cor do logo. Na realidade usar a cor do logotipo na embalagem pode camuflá-lo, o que não é legal. Já uma lata toda laranja você irá associar a Fanta ou a refrigerante de laranja. A lata toda vermelha você irá associar, sem dúvida, a Coca-cola. E uma lata toda azul, a Pepsi, que se coloca até através da cor como uma concorrente ao seu oposto, a Coca-Cola.

 

O Guaraná Antarctica poderia colocar seu logotipo verde e a cor da lata vermelha?Poderia, até porque a fruta guaraná é originalmente vermelha. Mas por que não fez? Porque colocando a lata vermelha, concorreria com a lata da Coca-Cola,. Como Guaraná Antarctica não quer imitar ninguém e concorrer com a Coca utilizando sua identidade própria, optou pelo verde, investindo nessa identidade fazendo com que o consumidor enxergasse a lata verde e de longe, sem ver o logotipo, entendesse que aquela lata verde é de Guaraná Antarctica.

 

O mesmo ocorre com as cervejas. Lata amarela? Skol. Lata azul? Antarctica. E Brahma? É branca. Mas Itaipava também. Schin também. Bavária também. Kaiser também. Como se diferenciar de todas essas marcas numa prateleira de supermercado?

 

 

Imagem Postada

 

Tudo a mesma coisa, não é? E se a lata da Brahma fosse vermelha?

 

Imagem Postada

 

 

 

 

Ah rá! Acho que descobrimos o mistério. A resposta pelo ponto de vista psicológico é que uma lata vermelha em meio a tantas latas brancas se destacaria imediatamente aos olhos do consumidor. A Ambev, que não é boba nem nada, percebendo isso, pediu para a África, a mesma responsável pelo logotipo polêmico do Brasil 2014, para recriar a lata de Brahma, colocando como cor de background o vermelho. Será que vai fugir muito do que vemos na latinha abaixo?

 

 

 

 

Imagem Postada

 

 

Como diz o teaser, vamos aguardar para ver.

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou com esta curiosidade sobre a lata branca também mas acho que vão retardar o máximo para dar um parecer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além do que o Bruno falou no artigo, sobre o destaque ao logo, acredito que também tenha algo relacionado com as cores.

 

A cor branca não absorve calor, portanto a cerveja se mantém gelada, ao contrário do que aconteceria se a lata fosse preta.

 

O mesmo ocorre com caixas de isopor, por exemplo. Elas também são brancas Imagem Postada

 

 

Isso sem contar o aspecto que uma lata branca molhada passa aos olhos do consumidor. Visto que a cerveja é boa quando se esta gelada, a cor branca passa muito mais esse aspecto do que outras cores.

 

 

Para dar certo, latas de outras cores precisam ser bem trabalhadas, como a da coca e da pepsi, onde o design da lata faz com que ganhem este aspecto de MUITO GELADA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou legal mesmo

 

 

E como eu disse, latas de outras cores tem q ser bem trabalhadas e a da Brahma ficou boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O autor no artigo foi muito bem em suas suposições mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.