Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

iMiguel

Iniciante no Maya. E agora?

Recommended Posts

Hey.

 

Sou novo aqui no fórum, mas já passeava por aqui como visitante/anónimo e... chegou a altura de fazer o registo para vos pedir ajuda Imagem Postada

 

 

Recentemente tenho tido uma grande vontade de aprender em trabalhar com 3D. Tenho feito pesquisas, visto alguns tutoriais, mas sinto que falta algo... Então é assim:

 

1) Como tenho 2 Mac's, escolhi o Maya como software (para poder trabalhar em casa tanto no portátil como no MacMini). Fiz esta escolha para ter sempre um software à mão e para não acontecer "parar" de trabalhar porque o software é diferente. Terá sido boa jogada esta?

 

2) Como andava a procura de um bom livro, nas pesquisas que fiz vi um livro pra iniciados que dizem ser bom, falo do "Introducing to Maya 2011". Alguém conhece este livro (ou edições anteriores) que possa dar a sua dica?

 

3) Esta é a pergunta mais estúpida mas... Como é que eu adiciono os materiais aos objectos no Maya? Queria fazer algo simples como, fazer um cubo e pintar todo de verde, ou criar um plane e adicionar uma imagem e não consigo... É o que ser por enquanto um verdadeiro noob nisto (aposto que é a coisa mais básica de se fazer Imagem Postada)

 

 

Por agora é tudo.

 

Espero obter uma resposta em breve. Imagem Postada

 

 

 

Cump.

iMiguel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, a melhor dica que eu te dou pra estudar o maya é escolher algo pra começar.

ele tem uma porrada de coisas, você pode trabalhar modelagem, rigging, texturas, render, dynamics, etc...

no entanto, todo mundo começa pela modelagem, porque é mesmo o caminho mais intuitivo, então, se você puder o ideal é ir mesmo pelo caminho câmeras>modelagem>texturas> daí você pode ir pra rigging>animação ou lights>render, mas o barato mesmo é dominar as cameras primeiro, zoom, pan, doll daí você vai pra modelagem.

procure entender bem duas ferramentas, que são o splitpolygon e insertedgeloop e o extrude, que são as ferramentas mais usadas em modelagem.

boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Obrigado pela dica.

 

O que mais me "desmotiva" é não saber alterar a cor e/ou textura, por mais básica que seja... Ficam os quadrados e rectangulos todos a cinzentos, fazendo lembrar as casas em construção só com tijolo e cimento ehehe

 

Mais uma vez obrigado pela dica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Miguel!

A melhor referencia p/ estudos no Maya é o proprio help (documentaçāo) do software! Mesmo! Imagem Postada

Existem muitos livros, mas sāo poucos que realmente valem a pena! Posso indicar se você estiver afim.

 

Infelizmente, nāo existe um curso que PRESTE de Maya no Brasil. Mesmo! Mas conheço otimos cursos fora, cheguei a fazer alguns.

Se tiver oportunidade, recomendo a VFS www.vfs.com . Também existem algumas que fornecem cursos online, como é o caso da Escape: www.escapestudios.com

Fiz o curso de Renderman deles, e foi otimo! Entāo acredito que os de Maya tbm sejam muito bons!

Existem outras que fornecem material p/ estudo em DVD (video aulas), como a Gnomon (www.thegnomonworkshop.com).

 

No começo você vai querer aprender de tudo, mas em pouco tempo vai descobrir qual area(s) gosta mais dentro do 3d e vai começar a se focar apenas naquilo. Ou você ja tem algo que lhe atrai mais ?

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Eu gosto de modelar edifícios, no entanto tenho um gostinho especial por animação.

 

E que livro você recomendaria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola!

 

Edificios ? Arquitetura ? curioso... Por que Maya é mais voltado p/ Cinema. Mas tudo bem, que seja.

 

Bom, estes sāo os livros que considero Key:

[*]Autodesk Maya Hyper-Realistic Creature Creation

[*]Complete Maya Programming (vol1 e vol2)

[*]Digital Lighting and Rendering (2nd Edition)

[*]Digital Texturing & Painting

Mas estes livros sāo de tecnicas especificas. Para aprender a usar a ferramenta (desde o basico ao avançado) nāo existe material de estudo melhor do que o help do Maya, acredite. Imagem Postada

 

Digital Lighting and Rendering e Digital Texturing & Painting, sāo independentes de software 3d. O que você aprender neles é aplicavel a qualquer ferramenta.

 

Animaçāo é uma arte completamente a parte, você pode consider cursar Animation Mentor! www.animationmentor.com

 

 

Boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vitoratti3d,

tal como eu referi no meu primeiro post escolhi o maya por ser em multiplataforma (ok podia ter escolhido tb por exemplo o Cinema4D), ou seja, escolhi esse para não acontecer a situação de tar em casa/trabalho e não ter o software para "brincar".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vitoratti3d,

tal como eu referi no meu primeiro post escolhi o maya por ser em multiplataforma (ok podia ter escolhido tb por exemplo o Cinema4D), ou seja, escolhi esse para não acontecer a situação de tar em casa/trabalho e não ter o software para "brincar".

awesome! go ahead! Imagem Postada

 

Você disse ter 2 Macs; O outro é um Mac Pro ou um dos novos iMacs ? Pq lembrei de um amigo que sofreu MUITO a alguns anos ao tentar trabalhar com Maya em um MacMini...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.