Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LS Henrique

[Resolvido] Qual é o modo correto de desenhar?

Recommended Posts

Olá pessoal, tenho umas dúvidas bobas mas que irão me ajudar bastante.

 

1. Qual é o melhor modo e mais correto para desenhar, é preciso apoiar o pulso, o braço ou deixar a mão livre ?

 

2. Todo pessoa treme um puco a mão ? é melhor relaxar a mão ou fazer força ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, tenho umas dúvidas bobas mas que irão me ajudar bastante.

 

1. Qual é o melhor modo e mais correto para desenhar, é preciso apoiar o pulso, o braço ou deixar a mão livre ?

Nenhuma dúvida é boba Henrique, e poder saná-las a tempo pode evitar muitos erros e vícios.

 

A tendencia de quem não desenha com muita frequência ou em uma posição errônea, é ficar sentado e colocar a folha a ser desenhada numa posição horizontal - geralmente em cima de uma mesa. Essa posição causa muito desconforto (dores, principalmente nas mãos e costas), além de um erro comum - a distorção visual. Nesta posição, olhamos pro papel "meio q na horizontal" e quando colocamos o mesmo em posição vertical (de visualização), pode-se observar uma ligeira distorção (a imagem pode ficar esticada) que em alguns tipos de desenhos... no meu caso o realista, a mínima distorção em determinadas áreas, pode arruinar um trabalho inteiro, ou seja, a posição pode influenciar diretamente a qualidade do trabalho.

 

(Não sou nenhum especialista no assunto, por isso vou responder com base no que eu penso).

 

Tenho alguns livros que falam sobre a posição ao desenhar e há algumas discordâncias entre eles. Por isso, pelo menos pra mim... posição certa é aquela em que se consegue um maior conforto pra quem está desenhando, de forma que pode se ter uma visão direta da superfície a ser desenhada.

 

Quando estava fazendo curso, me instruíram da seguinte forma: como passamos muito tempo sentado ao desenhar, o ideal seria o uso de cavaletes, onde o papel é fixado na posição vertical - o que obrigaria a trabalharmos com a coluna reta. Se pararmos pra pensar... isso faz total sentido. No entanto, nem sempre isso é possível ou é a preferência de todos, eu particularmente já sou "muado na preguiça" rs... e trabalhar dessa forma (sem um apoio direto pro braço e mão) faria com que eu ficasse menos tempo ainda em cima da área de trabalho.

 

Pra mim a melhor posição, a que eu consigo ficar mais tempo trabalhando sem que cause qualquer irritação ou desconforto, é a sentada em uma cadeira onde a pernas fiquem flexionadas numa posição de 90º. Com a cabeça perpendicular a superfície a ser desenhada e ante-braço apoiado na mesma.

 

Como uso uma prancheta apropriada pra desenho e como esta possui regulagem de altura, isso praticamente "automatiza" essa posição. Facilitando muito na hora que estou desenhando, pois o uso da mesma deixa o "tampo", a superfície de trabalho, exatamente na posição mais confortável pra mim.

 

A figura abaixo, mostra "exatamente" a posição que fico. A diferença é que uso a prancheta em cima da mesa. Pra mim, essa é uma posição muito confortável.

 

Imagem Postada

2. Todo pessoa treme um puco a mão ? é melhor relaxar a mão ou fazer força ?

Depende... os epiléticos tremem mais Imagem Postada

rsrsss... não resisti... foi mal Imagem Postada!! rs

 

Humor negro Imagem Postada

 

humm humm.... voltando rs.

 

Se estamos falando de um tremor leve e somente no exato momento de passar pro papel, acredito que seja normal. Isso é devido a falta de prática e segurança do artista que está aprendendo. Até que se pegue confiança ao desenhar, tenha habilidade de fazer um traço de única vez sem titubear... você terá traços tremidos.

 

A tendencia é que esse tremor na mão e em consequência no traçado, essa insegurança, diminua com a prática e treino através dos exercícios/desenhos. Um processo natural pra quem está aprendendo a desenhar... todo mundo passa por isso.

 

***Edit***

 

Pra ter conforto na hora de desenhar, acredito que o ideal seria ter uma mesa de desenho. Mas infelizmente por falta de espaço ou pelo alto valor, nem todo mundo pode ter uma boa mesa de desenho em casa. Pra quem quiser uma alternativa relativamente barata, mas que propicia algum conforto, pode optar pela compra de uma prancheta. Isso facilita muito a posição correta.

 

Imagem Postada

 

Essa é a prancheta que eu uso. Como moro em apartamento e devido a falta de espaço (aqui é preciso andar devagar na sala, pq se abrir a porta e der dois passos rápidos é perigoso cair da varanda - 4º andar Imagem Postada) a prancheta acaba se tornando o ideal, por ser dobrável - vira uma "mala", pode ser guardada em qualquer lugar. Há também a opção do cavalete, mas um cavalete seria algo meio monstro pra se ter em um apartamento como o meu, e não conseguiria me adaptar tão bem a um cavalete portátil depois de já ter me acostumado ao uso da prancheta.

 

Pelo que me lembro... essa prancheta vinha em 2 tamanhos - essa era a menor disponível na época. Apesar do modelo menor, há espaço mais que suficiente pra se fazer um desenho com conforto.

 

Veja:

Imagem Postada

 

Aproveitei uma foto que já havia tirado há um tempo, se observar, verá que a superfície de trabalho fica bastante inclinada. O tamanho do desenho que estava na prancheta era aproximadamente A3 (2 folhas de papel a4 - comum pra impressão, um ao lado do outro), se observar, verá um bom espaço ao lado para apoio do ante-braço. Isso pelo menos pra mim, deixa a posição ao desenhar muito confortável.

 

Também encontrei uma imagem de um cavalete portátil - eu vi exatamente este a venda quando estava procurando comprar uma prancheta... caso se adapte, é mais uma alternativa pra um melhor posicionamento.

 

Imagem Postada

 

Há mais uma opção que não tentei na época por falta de experiência... ir a um marceneiro de sua confiança e pedir que faça algo do tipo pra você. Talvez essa alternativa reduza os custos e você consiga uma qualidade superior em algum modelo que lhe proporcione um maior conforto.

 

....

 

Já vi essa mesa numa loja aqui em Brasília, só que em madeira mais escura ... era linda!!

 

Imagem Postada

 

Um dia ainda comprarei algo do tipo... nem que pra isso tenha que unir a sala com o quarto Imagem Postada!

Como a mesma tem regulagem de altura, inclinação e um amplo espaço, acredito que tornaria o ato de desenhar muito confortável. Seria o ideal, mas...

 

Só por curiosidade... um desenhista conhecido entre muitos aqui, Charles Laveso, usa uma desta. Em um de seus DVD's ele é filmado desenhando "nesta" mesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pester, obrigado !!! por tirar minha dúvida você foi bem claro nas explicações, não faltou nada.

 

Quanto ao tremor nas mãos é leve é que eu achei que era regra desenhar a mão totalmente livre com apoio fica de boa o problema é que eu acho que limita os movimentos, ja a mão livre realmente não da ai treme mais, desenhar a mão livre é uma ótima habilidade, mas nem todos tem, quem sabe com a prática eu não consiga (:, e vlw novamente abraços !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pester, obrigado !!! por tirar minha dúvida você foi bem claro nas explicações, não faltou nada.Quanto ao tremor nas mãos é leve é que eu achei que era regra desenhar a mão totalmente livre com apoio fica de boa o problema é que eu acho que limita os movimentos, ja a mão livre realmente não da ai treme mais, desenhar a mão livre é uma ótima habilidade, mas nem todos tem, quem sabe com a prática eu não consiga (:, e vlw novamente abraços !!!

Você não é obrigado a escolher se é com apoio OU sem apoio.A melhor posição para a mão é a posição que você consiga desenhar o que está querendo reproduzir.Não importa se é com ou sem apoio, conseguir é o que interessa. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.