Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MAGAPE

[Resolvido] Esfuminho realmente é necessário?

Recommended Posts

Bem eu nunca usei o esfuminho , mas já ouvi falar bastante sobre ele, ultimamente tenho estudado mto desenho, quero me aprimorar, tentei fazer um esfuminho caseiro :huh: bem acho que não funcionou, meio que arranhou meu papel, até que tan tan tan tannnn!!! descobri algo rsrs vendo um lapis de olho da maquiagem,vi que tinha tipo uma espuminha na ponta dele que serve pra esfumaçar os olhos, bem, eu testei e deu muito certo, ele não mancha e também é super macio... Esperimentem acho que vão gostar. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que isso responderá sua duvida:

Imagem Postada

 

Para que serve o esfuminho

 

 

Resolvi escrever sobre o esfuminho por ser este um instrumento muito simples, mas imprescindível para o acabamento final do desenho e que é cercado de mitos.

 

Há quem use os dedos como esfuminho, outros que dizem que quanto mais suja a ponta do esfuminho, melhor, outros ainda, que usam algodão, flanela, papel de jornal, etc. Ah! Também tem aqueles que nunca ouviram falar de esfuminho né? E quando ouvem o nome pela primeira vez, não sabem se é de comer ou passar na cara. ;-)

 

Vale lembra que o que vou dizer aqui não pode ser tomado como uma verdade incontestável, relatarei apenas a forma como aprendi a usar e uso esse instrumento, visando a obter os efeitos que são vistos nos meus desenhos.

 

O que é?

 

Bem, um esfuminho nada mais é do que um rolo de papel fortemente comprimido na forma de um lápis com pontas dos dois lados (fig. 01) sendo numerados de 1 a 9, se não sou traído pela memória, e custam algo em torno de R$ 4,00. Quanto maior o número mais grosso é o esfuminho.

 

 

Imagem Postada

Figura 01: Alguns esfuminhos.

 

 

Eu gosto de usar o número 3 pois não é muito grosso nem muito fino, possibilitando trabalhar pequenos detalhes e áreas maiores.

 

Para que serve?

 

Tecnicamente falando, a única finalidade do esfuminho no desenho realístico é pura e simplesmente fazer com que o grafite desprendido pelo lápis sobre o papel preencha as camadas mais baixas do mesmo (como se fossem os poros do papel), dando mais uniformidade aos tons, bem como suavizando as passagens de um tom para outro subjacente e, consequentemente, dando o acabamento final no trabalho.

 

Para que não serve?

 

O esfuminho não serve para desenhar, nem para corrigir pequenos defeitos ou falhas nos tons, muito menos nas proporções.

 

 

Como usar?

 

O esfuminho deve ser usado com a ponta SEMPRE limpa, não se deve esfregá-lo sobre o desenho, mas somente pressionar levemente a ponta sobre o desenho em estocadas curtas, levemente inclinado (cerca de 30°), sobre a área a ser esfumada, girando-o para que a parte em contato com o desenho seja sempre a parte limpa. Segure-o como se segura um lápis e use pouca pressão a princípio, até descobrir a força ideal (fig. 02). Após cada etapa, afaste-se um pouco do desenho para apreciar o efeito proporcionado pelo uso desse instrumento.

 

Imagem Postada

 

 

Figura 02: Usando o esfuminho

 

 

Procure usar o esfuminho sempre no mesmo sentido da textura que está sendo esfumada, como por exemplo nos cabelos, passe-o sempre no mesmo sentido dos fios, com cuidado para não levar o grafite de uma área muito escura para áreas mais claras pois é essa diversidade de tons que dá volume e realismo à textura dos cabelos. Em todos os lugares, siga sempre a direção da textura, como se estivesse contornando a maça do rosto, as ranhuras dos lábios, a parte esférica da íris ou o contorno arredondado do nariz.

 

Eu uso cerca de 20 esfuminhos n.º 3 para finalizar meus trabalhos, assim não tenho que interromper o trabalho de esfumar para limpá-los com muita freqüência.

 

Para limpá-los basta friccionar a ponta suja de grafite sobre uma lixa não muito grossa (eu uso uma lixa para pés da minha esposa. Espero que ela não leia isso. Fig. 03), com cuidado para manter sempre o formato cônico da ponta, de preferência o mais parecido possível com o que vem de fábrica. Não use apontador pois deixa a superfície irregular.

 

Imagem Postada

 

Figura 03: Limpando o esfuminho

 

 

Importante:

 

Lembre-se, o esfuminho é um instrumento apenas para acabamento final. Todo o desenho, incluindo todos os detalhes e todas as nuanças de tons deve ser feito com os lápis.

 

Faça todo o seu desenho como se não existisse esfuminho, capriche nos mínimos detalhes, mostre todos os tons presentes no original e no final, e somente no final, use o esfuminho para dar aquele toque especial (profissional) no seu trabalho.

 

Vale lembrar que esta é uma operação delicada, posto que todo o seu desenho já estará terminado quando você for usar o esfuminho, portanto, use-o com muito cuidado para não fazer sumir pequenos detalhes que você desenhou com muito esforço.

 

Após aplicar o esfuminho, é possível que alguns tons fiquem mais baixos (mais claros) que o original, pois o esfuminho acaba roubando um pouco de grafite, daí é só vir com o lápis e adicionar um pouco mais de tom (grafite), não havendo mais a necessidade de esfumar essa área.

 

Fonte: http://desenhosalapi...id=18&Itemid=41

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima dica essa do lápis MAGAPE, eu fiquei curioso pra testar, mas não achei o lápis que você indiciou.... em todos os lápis pra olho que vi aqui em casa, os mesmos tinham a ponta normal - sem a espuminha que comentou, sem falar que quando peguei o lápis, a mulher já olhou torto pra mim.... isso meio que desestimulou :)!

 

Aqui no fórum tem um bom tutorial pra esfuminho caseiro, vale a pena dar uma olhada:

 

[TUTORIAL] Esfuminho

 

Em relação a sua pergunta...

pelo menos pra mim é indispensável, não conseguiria mais fazer um desenho sem o uso dessa ferramenta. No entanto, há muita gente "monstra" que desenha e que não o utiliza ou o utiliza muito pouco. Aparentemente isso não faz a menor falta pra alguns desenhistas. Acho que é mais uma questão de costume.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima dica essa do lápis MAGAPE, eu fiquei curioso pra testar, mas não achei o lápis que você indiciou.... em todos os lápis pra olho que vi aqui em casa, os mesmos tinham a ponta normal - sem a espuminha que comentou, sem falar que quando peguei o lápis, a mulher já olhou torto pra mim.... isso meio que desestimulou :)!

 

Aqui no fórum tem um bom tutorial pra esfuminho caseiro, vale a pena dar uma olhada:

 

[TUTORIAL] Esfuminho

 

Em relação a sua pergunta...

pelo menos pra mim é indispensável, não conseguiria mais fazer um desenho sem o uso dessa ferramenta. No entanto, há muita gente "monstra" que desenha e que não o utiliza ou o utiliza muito pouco. Aparentemente isso não faz a menor falta pra alguns desenhistas. Acho que é mais uma questão de costume.

 

 

 

Morri de rir quando você falou que sua mulher olhou estranho pra você kkkkk. Em relação ao esfuminho eu concordo com o que você falou, vai do costume de desenhar mesmo, eu com essa descorberta não uso mais meu dedin rsrs, e também vai da variedade de lapis que a pessoa tem, tem gente que usa uns dez tipos de lapis em um desenho só rs. Fica com Deus, abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem eu nunca usei o esfuminho , mas já ouvi falar bastante sobre ele, ultimamente tenho estudado mto desenho, quero me aprimorar, tentei fazer um esfuminho caseiro :huh: bem acho que não funcionou, meio que arranhou meu papel, até que tan tan tan tannnn!!! descobri algo rsrs vendo um lapis de olho da maquiagem,vi que tinha tipo uma espuminha na ponta dele que serve pra esfumaçar os olhos, bem, eu testei e deu muito certo, ele não mancha e também é super macio... Esperimentem acho que vão gostar. :joia: Abraços...

Bom acho que vale resaltar que o esfuminho sempre deve estar limpo para poder dar o efeito esperado, por isso sempre é bom rotacionar a ponta para usar a parte em branco.não é necessário apertar muito(pois eles quebram, ou dobram)são estocadas leves para direção que desejam, uma coisa legar é que em vez de sempre cortar a ponta para limpa-la usem uma lixa de unha e procure sempre deixar com o formato de um cone(como um lápis de cor gasto) pontas finas entortam...continuem esses trabalhos gente, compartilhar informações e tecnicas é muito bom pois o aprendizado e eterno...

abraços :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.