Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wings

[Resolvido] Automatic System Cleaner

Recommended Posts

Pequeno programa capaz de realizar uma série de procedimentos automáticos interessantes. Dependendo da quantidade de opções marcadas o processo pode demorar. Testado no Windows XP 32bits.

 

d7075dc16d.jpg

 

Link para download

 

Vamos a descrição...

 

*Extraia o seu conteúdo para o desktop.

*Execute o programa e clique em [Agree] na primeira janela.

 

A janela do programa será aberta. Sob a aba [Options] teremos:

 

203a71e25b.jpg

 

A linguagem default é English, não havendo outra opção.

 

Sugiro que clique no botão [uncheck All]. Assim, todas as opções default serão desmarcadas e você poderá escolher o que deseja fazer conforme as descrições das opções abaixo.

 

Nesta aba teremos as seguintes opções:

 

[] Create a Restore Point -> criará um ponto de Restauração do Sistema. Trata-se de uma medida preventiva. É importante verificar, previamente, se a Restauração do Sistema está realmente ativada para que está função seja realizada. PC's cuja restauração está desativada, não será criado este ponto.

 

[] Backup the Registry -> nesta opção, o programa fará um backup do registro utilizando a ferramenta ERUNT (Emergency Recovery Utility NT). Mais adiante irei descrever como usá-la para recuperar o registro, se necessário.

 

[] Reboot When Completed -> esta opção fará com que o PC seja reiniciado ao término do procedimento.

 

[] Force File Update -> atualizará programas empregados por esta pequena ferramenta, tais como ERUNT, CCleaner, Malwarebytes, Vipre Rescue Scan, RegSeeker, Hosts File. Esta opção poderá ser marcada caso use o programa conectado com a internet.

 

[update Files] -> se você for trabalhar offline, basta clicar neste botão e o programa fará o download dos programas usados sendo mantidos em pastas zipadas no próprio desktop.

 

Um fato bastante interessante é que você não necessita instalar os programas. Eles serão usados automaticamente por este pequeno programa. Assim, quando tudo estiver encerrado, basta clicar no botão [Delete Files] e todos os programas baixados e mantidos nas pastas zipadas serão removidos. A única exceção é para o ERUNT. Depois de removidas as pastas, basta deletar manualmente Automatic System Cleaner, a pasta Logs e o arquivo de configuração settings.ini, todos localizados no desktop.

 

Na aba [security] as opções são:

 

66cb8e73fa.jpg

 

[] CCleaner Scan -> fará limpeza dos arquivos e pastas temporários usando o CCleaner.

 

[] RegSeeker Scan -> o registro será limpo utilizando o programa RegSeeker. Esta opção não está mais disponível na versão atual.

 

[] Vipre Rescue Scan -> será feito um scan profundo via DOS utilizando este removedor de virus/rootkit/rogue/spyware. Há uma opção de fazer uma verificação rápida. Para isso selecione: [] Quick Scan

 

[] Update Hosts File -> o arquivo Hosts será resetado pelo MVPS hosts file e o serviço de DNScache será desativado. O uso de hosts para bloquear acessos a determinados links acaba tornando a internet muito lenta. Se você editou seu arquivo hosts, é melhor deixar esta opção desmarcada.

 

[] Malwarebytes Scan -> será feito um scan com o Malwarebytes. Você tem a opção, se desejar, de fazer uma verificação rápida com este software [] Quick Scan.

 

[] Toolbar Removal -> removerá as seguintes toolbars: Google Quick Search Box, Google Toolbar, Yahoo Toolbar, AIM Toolbar, AOL Radio Toolbar, AOL News Toolbar, AOL Emial Toolbar e Comcast Toolbar.

 

[] Disable Security Notifications -> desativa as notificações de segurança.

 

Na aba [Perfomance]:

 

d60d2d2645.jpg

 

[] Prune Autoruns -> remove entradas desnecessárias na inicialização.

 

[] Reset Services to Default Values -> reseta os serviços default do Windows

 

[] Streamline Acrobat Reader -> detectará o Acrobat Reader, caso o tenha, e moverá os plugins para uma pasta opcional.

 

[] Optimize Resource Usage -> Esta opção só deve ser selecionada em PC's com mais de 512 MB de Ram. Ela aumenta o System Cache melhorando a perfomance do Windows, reseta a pasta Prefetch, baixa o Menu Show Delay para 150 ms, melhora a perfomance IDE.

 

[] Disable Extra System Notifications -> Desativa o assistente de limpeza do desktop e a barra de linguagem.

 

[] Clear Start Menu Order Cache -> organiza os itens no Menu iniciar.

 

[] Fix Slow Logoff/Shutdown -> reduz o tempo de desligamento do Windows para 1,5s

 

[] Optimize Registry -> otimiza o registro usando a ferramenta NTREGOPT (NT Registry Optimizer).

 

Sob a aba [Maintenance] as opções são:

 

207e1d7419.jpg

 

[] Schedule System File Defragementation (next boot) -> promoverá uma desfragmentação dos arquivos do sistema na próxima reinicialização.

 

[] Defragment the Hard Drive (Defraggler) -> desfragmenta o HD usando a ferramenta Defraggler.

 

[] Schedule Checkdisk to run next boot -> fará um checkdisk (chkdsk) na próxima reinicialização.

 

[] Reset File and Registry Permissions -> reseta as permissões sobre os arquivos e registro para que somente os administradores tenham acesso e fixa problemas com a instalação de arquivos durante o Windows Update.

 

[] Process Idle Tasks -> melhora a perfomance dos processos das tarefas inativas.

Na aba [Win Fixes]:

 

8e8ad5edba.jpg

 

Corrige problemas de diversos serviços tais como: Windows Installer, Windows Update, Windows explorer, etc...

 

[] Fix Windows Installer

 

[] Fix SSL/HTTPS/Cryptsvc -> executa os métodos de 1 a 9 de http://support.microsoft.com/kb/822798

 

[] Fix Windows Update -> executa os passos de 1 a 11 de http://support.microsoft.com/kb/971058/en-us setando no registro as seguintes opções:

* NoAutoUpdate=0

* AUOptions=4

* ScheduledInstallDay=0

* ScheduledInstallTime=3

* NoAutoRebootWithLoggedOnUsers=1

 

[] Flush DNS Cache -> realiza o comando ipconfig /flushdns

 

[] Fix Windows Explorer -> registra os objetos associados com: ActiveX, Painel de controle, Direct X/Show/Media, Bibliotecas de desenvolvimento, arquivo/Internet Explorer e OLE.

 

[] Reset Windows Time -> sincroniza o horário do Windows.

 

[] Reset Network Interfaces -> esta opção recomendo deixar desmarcada. Ela resetará winsock, interface ips, network interfaces e firewall. Caso a utilize, sua conexão com a internet será perdida caso use IP fixo. Assim, precisarás editar as Propriedades no protocolo TCP/IP: IP, gateway, DNS's, etc...

 

[] Empty Recycle Bin -> esvazia a lixeira

 

Finalmente a última aba [Win Fixes 2]:

 

98886576df.jpg

[] Fix Windows Associations -> restaura a associação de arquivos .exe .scr .msi .lnk .msc .reg

 

[] Restore .zip Association -> não precisa nem comentar...

 

[] Restore .txt Association -> idem....

 

[] Fix Workgroup Detection -> leia: support.microsoft.com/kb/903267/en-us

 

[] Fix USB Drive Detection -> leia: support.microsoft.com/kb/925196/en-us e support.microsoft.com/kb/823732/en-us

 

[] Fix Printer Install Errors -> leia: support.microsoft.com/kb/314876/en-us, support.microsoft.com/kb/324757/en-us e support.microsoft.com/kb/302361/en-us

 

[] Fix Task Manager -> corrige a mensagem de que "O Gerenciador de Tarefas foi desativado pelo administrador". Esta mensagem está muito relacionada com viroses.

 

[] Fix Broken MSOffice/Outlook Links -> leia: support.microsoft.com/kb/823301/en-us

 

Após o término do programa, o PC será reiniciado e será feito um CheckDisk conforme descrito na opção [] Schedule Checkdisk to run next boot da aba [Maintenance].

 

Na pasta Logs, localizada no desktop, haverá um relatório de tudo o que foi feito. Este relatório chama-se AutoCleanAAAAMMDDHH.txt onde AAAA= ano, MM= mês, DD= dia e HH= hora.

 

Agora, você poderá remover todos os programas usados até o momento. Para isto, execute novamente o programa Automatic System Cleaner e clique em [Delete Files]. Feche o programa e delete a pasta Logs e o arquivo de configuração settings.ini. Todos localizados no desktop.

 

Caso tenha algum problema, não se preocupe. Lembre-se, foi criado um ponto de restauração do sistema antes de ter usado o programa e também um backup do registro do Windows. Para recuperar o registro do Windows de antes, basta acessar a pasta C:\Windows\RegBackups\Ano-Mês-Dia-Hora e executar o aplicativo ERDNT. Clique em [OK] > [OK] e o registro estará como antes das mudanças.

 

O procedimento, dependendo do número de opções marcadas, é demorado. Portanto, quer ver um filme, tomar banho, jantar, namorar, etc...?

Aproveite...este é o momento.

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.