Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vonscale

Rolete de grafite

Recommended Posts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Suponho que o que esteja procurando é o bastão de grafite pedido na lista de materiais do livro da Betty Edwards (já que postou a mesma pergunta no tópico que fala sobre o livro).

 

Lembro de ter procurado este bastão pelos 4 cantos de Brasília, ninguém havia escudado falar sobre isso. Como não encontrei, a minha solução na época foi comprar um lápis 4B a parte e retirar o grafite inteiro do lápis - não lembro exatamente como fiz, mas não é difícil (fazia isso com frequência tbm no tempo de escola). Desta forma, você terá um bastão em grafite que poderá ser usado tranquilamente nos exercícios do livro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente, desculpa, e que eu realmente nao sabia o nome disso em portugues... Mas valeu vou tentar arrancar de um lápis 4B...

 

 

Ei vonscale, precisa pedir desculpa não, todos nós estamos aprendendo também...

Os com mais experiencia, ajuda os que estão iniciando e assim os que estão iniciando logo terão experiencias, e assim poderá ajudar também pessoas com menos experiencia é um ciculo que não acaba e estamos por aqui sempre movimentando ideias.

 

Relaxa.

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Jackson... Mas quanto ao grafite... Lápis eu não consegui abrir... Minas de Grafite, comprei uma HB de 1,6mm, foi o que eu achei... Se alguém tiver uma idéia de como abrir um lápis, eu aceito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Jackson... Mas quanto ao grafite... Lápis eu não consegui abrir... Minas de Grafite, comprei uma HB de 1,6mm, foi o que eu achei... Se alguém tiver uma idéia de como abrir um lápis, eu aceito.

 

Aqui você encontra até grafite até em gel:

 

Clique aqui

 

Se quiser grafite integral a granel:

 

Clique aqui

 

Quase em toda papelaria você encontra o mesmo grafite que vem no lápis. Na Kalunga vende da Faber Castell (graduado), mas não sei se tem que comprar uns quinhentos. É só pedir por carga para lapiseira 2.0 mm.

 

Quanto a retirar a mina do lápis, sugiro um martelo e uma boa dose de sorte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

(...)

Se alguém tiver uma idéia de como abrir um lápis, eu aceito.

 

Vamos lá...

Um tutorial nas tora rsrs...

 

O lápis que eu escolhi estava usado (não queria pegar um novinho somente pra destruir, ainda mais considerando o preço que tá, mas servirá como guia e é suficiente para o que se destina... :)

 

1º) Faça um corte nos "2 lados" do lápis com o estilete, de ponta a ponta, tomando cuidado pra não atingir o grafite no interior do mesmo. A foto mostra somente um dos lados.

 

Imagem Postada

 

2º) Com cuidado pra não atingir o grafite, coloque a ponta do estilete no corte que fez e force um pouco pro lado. Não tem como explicar, mas você sentirá "uma das metades" do lápis abrir a medida que exerce a pressão com o estilete. Repita isso por todo o comprimento do lápis - uma das metades sai inteira e oca, enquanto a outra fica com o grafite no interior.

 

Imagem Postada

 

3º) Ainda com a ponta do estilete... vá afundando a pontinha na madeira "ao redor" do grafite. Sem encostar no grafite e desta vez sem forçar pros lados, desta forma, a madeira restante, vai se desprendendo em pequenas lascas do grafite. É simples, sai praticamente inteiro, veja:

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Agora como se estivesse apontando o lápis, retire todo o vestígio de madeira que sobrou no grafite. O resultado como disse antes, é uma mina interiça. Na foto abaixo, deixei um pedacinho da madeira em uma das pontas, pra que não haja dúvidas de que o grafite, era o mesmo de todo o processo.

 

Imagem Postada

 

A mina acima possui um pouco mais de 6cm. Você poderá quebrá-la ao meio (ou não) e com apenas 1 metade, você será capaz de fazer todos os exercícios propostos no livro. O processo acima, pode até parecer complicado, mas é simples e fácil, basta um pouco de cuidado. Fiz com calma e levou 8min contados no relógio (incluindo as fotos tiradas). É uma alternativa pra se ter uma mina funcional sem gastar nada.

 

Lembrando é claro, que caso não queira "extrair" o grafite, basta ir a uma loja próxima (acredite, rodei a rodo na época e não achei em nenhuma papelaria, grafite 4B em barra, pelo menos na época não) ou recorrer a internet em uma das lojas citadas acima e comprar uma(s) mina(s), mas terá além do preço do produto, o frete que fica em média R$10,00 a R$15,00 e irá precisar esperar por volta de 1 semana pra começar a colocar em prática o que deseja. Vai de cada um, só to mostrando uma alternativa que funcionou pra mim de imediato ;)!

 

Dica:

Você também poderá moer essa mina e obter a partir desse processo o pó de grafite. A técnica que utilizo é diferente - não há o uso deste pó, por isso não posso opinar sobre o quão bom ele é já que nunca o utilizei, mas alguns artistas de renome o utilizam pra sombrear os desenhos que fazem, vou dar uma olhada depois pra me certificar, mas se não me engano Lee Hammond e Mikey Sibley ensinam a sombrear e/ou utilizam esse pó em demonstrações em seus livros.

 

(...)

Quanto a retirar a mina do lápis, sugiro um martelo e uma boa dose de sorte...

 

Não é preciso tanto... Pra isso basta um mínimo de inteligencia e iniciativa própria ;)!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:o Nossa! Valeu Pester! Isso que é tutorial! Mas eu passei na Casa do Artista e acabei encontrando para vender, não foi caro...

 

Mas vou usar a dica de hoje em diante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:o Nossa! Valeu Pester! Isso que é tutorial! Mas eu passei na Casa do Artista e acabei encontrando para vender, não foi caro...

 

Mas vou usar a dica de hoje em diante!

 

Agora é botar a mão na massa e postar o resultado na galeria, precisando de algo... conte comigo ;)!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.