Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fábio Gonçalves

direito sobre minha criação

Recommended Posts

Olá senhores.

 

Um cliente veio me pedir para passar o logotipo que eu fiz EDITÁVEL, para que ele pudesse passar para outro designer que cobra mais barato e dar continuidade na manutenção do site dele. Eu neguei por afirmar que não posso ceder minha criação.

Vocês acham isso justo?

 

Gostaria de saber também se há a possibilidade de transformar o logotipo num vetor NÃO editável, para que eu possa passar pra ele, e ele possa ampliar quanto quiser o logotipo, mas sem ter como mudar nada na forma deste.

 

Aguardo resposta!

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um cliente veio me pedir para passar o logotipo que eu fiz EDITÁVEL, para que ele pudesse passar para outro designer que cobra mais barato e dar continuidade na manutenção do site dele. Eu neguei por afirmar que não posso ceder minha criação.

Vocês acham isso justo?

Esta certíssimo, o outro designer que se vire para refazer ou fazer um novo.

 

Gostaria de saber também se há a possibilidade de transformar o logotipo num vetor NÃO editável, para que eu possa passar pra ele, e ele possa ampliar quanto quiser o logotipo, mas sem ter como mudar nada na forma deste.

Qual software você utiliza?

 

No Corel por exemplo eu desconheço qualquer forma de fazer isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso a única alternativa é transformar em bitmap e enviar para o cara ai ele se vira. Se for aumentar inevitavelmente irá perder qualidade se for diminuir a qualidade não muda muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei com uma dúvida quando você menciona "...ceder minha criação..." - Você não acertou valores e pagamento deste trabalho?

 

Att.

 

Assim como você disse, eu acertei valores para o DESENVOLVIMENTO, mas a criação é de minha propriedade. Passá-la (leia-se, ceder) para outro desenvolvedor seria, na minha opinião, a desvalorização do meu trabalho.

 

Eu penso mais ou menos como o amigo João Prado disse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Taí um asssunto que me interessou!

No meu entendimento você foi contratado e pago para criar, logo, terá os créditos da criação, mas os direitos são de quem contratou e pagou. Eu, pensando como contratante, mas posso estar errado...

 

Att.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, mas aonde ficarão os créditos sobre um logotipo?! você quer dizer que devo ter apenas a menção sobre a criação ? Aí eu não concordo.

É direito do contratante, por exemplo, contratar um novo designer que faça um visual novo, baseado na criação do outro cliente. Eu pelo menos não crio polêmica com isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, mas aonde ficarão os créditos sobre um logotipo?!

No seu portfólio??

 

Meu conceito: Para qualquer trabalho a realizar, deve ser firmado um contrato de prestação de serviços e neste, especificado direitos e obrigações de ambas as partes, evitando assim futuros transtornos.

 

Especificamente falando de criação de logomarca, após a aprovação pelo cliente, geralmente entrego os arquivos em diversos formatos, principalmente vetorizado (exemplo: EPS) para utilização posterior em material impresso por exemplo.

 

Se depois de um tempo o cliente resolve efetuar modificações no trabalho e decide optar por outra empresa, é direito dele, a questão de fornecer o arquivo "editável" desde que não especificado em contrato, vai do bom senso, uma vez que você foi pago por isso e não teria nenhum trabalho extra (custo). E de que adiantaria negar o arquivo se é direito do cliente sendo que outro profissional poderia reproduzi-lo? Feito isso, você vai brigar com o cliente dizendo que ele utilizou uma criação sua?

 

A menos que nesta etapa você tenha que dispor de algum tempo para efetuar qualquer outra tarefa não especificada em contrato, gerando encargos que cliente não queira assumir, a questão do problema na minha visão é mais pessoal do que profissional.

 

Veja bem Fábio, não quero de forma alguma polemizar o assunto, apenas aproveitar este tópico para entender melhor tanto de sua parte como de outros membros, qual o procedimento correto nesta situação, pois penso em evitá-las caso ocorram.

 

Att.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabio, concrdo com o public, quando fazemos uma logo devemos ceder a arte pois esta é a unica forma do cliente poder utilizar em qquer midia em qquer tamanho. Tem gente que não cede para que o cliente fique sempre "preso" a ele, mas sinceramente não acho legal.

 

Para resolver isso é só não cobrar merreca como muitos ai cobram. Esse sim é um problema, tem muita gente novata na área e cobram 100 conto por uma logo e depois nao que passar a logo em alta e tal. Nao to dizendo que é seu caso mesmo pq nao sei qto tempo tarbalha na area e muito menos qto cobrou por sua arte, to falado de forma generica, mas q acontece muito.

 

É simples, no meu ponto de vista, cobre um valor correto pelo seu trabalho e dê tudo para o cliente, e nao tenha medo dele fazer com outro, pois se você for bom ele retornará para corrigir as cagadas dois outros.

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Justo pode até não ser, mas não tem nada de errado nisso. Ele te pagou pra criar o logo, agora o logo é dele, e ele faz o q quiser com ele. Se eu pago um marceneiro pra ma fazer uma cadeira, eu posso muito bem arrancar uma perna dela, usar como encosto de porta, etc, pois a cadeira é minha e o marceneiro já não tem mais nada a ver com isso :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Justo pode até não ser, mas não tem nada de errado nisso. Ele te pagou pra criar o logo, agora o logo é dele, e ele faz o q quiser com ele. Se eu pago um marceneiro pra ma fazer uma cadeira, eu posso muito bem arrancar uma perna dela, usar como encosto de porta, etc, pois a cadeira é minha e o marceneiro já não tem mais nada a ver com isso :P

 

 

Caro Marcus, após ler seu comentário acredito que não conheça a lei de direito civil 9.610 de 98.

 

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

 

 

caso tenha interesse vale a pena ler para ter uma noção de como nossa justiça entende o quesão direitos autorais, já serve para nortear muitas coisas.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lendo os últimos comentários e principalmente o último do Public2004, eu até mudei um pouco sim minha linha de raciocínio.. Não acho que meu caso seja desses que cobra barato e tal.. era uma questão de bom senso. Não é por querer que o cliente fique preso a mim, é por achar que tenho que valorizar minha obra, entendeu? Queria só saber se há um pouco de sentido nisso, ou me faltou bom senso, como disse o Public2004.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, este tópico já está falecido rsss mas gostaria de deixar minha opnião até porque já passei por esta situação e até hoje ela incomoda e incomodará muitos que estão começando nesta área.

 

Bom, a regra é simples.

 

O cliente pagou para o Desenhista "criar" o material ( a arte ) e é como o Marcus disse: Se o marceneiro fez minha cadeira e eu já paguei, a cadeira é minha... posso deixá-la com 3 pernas.

 

No caso da arte é a mesma coisa. Já passei por isso quando estava começando, mas depois de alguns anos você começa a amadurecer, ( como no caso do public ) e encherga que o correto é "cobrar o valor correto do serviço" e entregar o trabalho.

 

Não importa se o cliente vai acabar de fazer uma logo complicadíssima com você e logo que sair vai levar para outro design ter a logo prontinha vetorizada e vai fazer o site com ele porque ele cobra mais barato que você para fazer o site.... Não importa. O importante é você receber pelo seu trabalho. Claro que se você cobrar 100,00 por uma logomarca que lhe tome um dia inteiro ( ou mais ) e depois tem que passar editável pro cliente, você sente que está dando de graça para outro designer, mas se você cobrar o valor real, por exemplo: 200,00, 500,00, 1000,00 ou seja o valor que for merecido pelo trabalho, com certeza você não vai nem ligar se o cliente passar pra outro. Você já recebeu o seu. Já valeu o trabalho.

 

Aqui na nossa empresa "guardávamos" os arquivos editáveis dos clientes com a desculpa de ter um banco de dados para o cliente sempre que precisar poder criar novos materiais ( cartões, panfletos, etc.. ), mas que na realiddade era pra "segurar" o cliente, mas depois de amadurecer mudamos esta regra. Agora qualquer material é transferido para o cliente em um CD e é de total responsabilidade do cliente. Continuamos a ter um banco de dados com os arquivos ( por segurança claro ), mas informamos ao cliente que o arquivo está nas mãos dele e é de responsabilidade dele e não temos mais responsabilidade em ter os arquivos dele aqui.

 

E por fim é como o Pantoja disse: "nao tenha medo dele fazer com outro, pois se você for bom ele retornará para corrigir as cagadas dois outros."

 

Estude o máximo possível nesta área e dedique-se a ter o máximo de qualidade nos seus trabalhos, assim não importa o seu preço. Se um design cobra 50,00 pra fazer uma logomarca e você cobra 1.000,00 pra fazer, de acordo com a sua fama no mercado o cliente vai dar crédito a você, por ter a segurança de ter um material "perfeito", garantido e de extrema qualidade.

 

 

Ahh, mas não tome os valores citados acima como os valores reais kkkk São apenas exemplos. Nós aqui da N-core Brasil somos ganhamos mais por quantidade do que por preço de cada arte.

 

Por exemplo: Se o custo da 1.000.00 cartões é de 20,00 e você cobra 60,00 e o outro concorrente cobra 30,00, você pode ganhar mais que ele por arte feita, mas perde pra ele na quantidade de clientes captados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.