Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos Silveira

[Resolvido] iso-8859-1 ou utf-8?

Recommended Posts

Olá amigos,

 

Visando um site 100% validado, devo optar por iso-8859-1 e toda a sua ótima comodidade ou utf-8 e sofrer com cada acentuação?

 

Não sei se isso ocorre em todos os browsers, mas com iso-8859-1 eu consigo adicionar caracteres normalmente, sem necessitar de nenhum código, enquanto com utf-8 eu passo por uma trabalheira danada. Gostaria de saber se existe algum pró em utilizar o utf-8, se tem algum motivo ficar passando por uma "trabalheira" a cada acentuo.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Marcos,

 

Eu sempre utilizo e recomendo a utilização do utf-8, na verdade pelo que eu sei problemas de acentuação não se resolvem somente no meta tag e sim quando você salva o arquivo.

 

Normalmente quando tenho esse problema minha resolução é simples, abro o mesmo no notepad ou similar, seto Tipo como “Todos os Arquivos” e em codificação coloco “UTF-8”.

 

Ate agora isso me ajudo, espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

Visando um site 100% validado, devo optar por iso-8859-1 e toda a sua ótima comodidade ou utf-8 e sofrer com cada acentuação?

 

Não sei se isso ocorre em todos os browsers, mas com iso-8859-1 eu consigo adicionar caracteres normalmente, sem necessitar de nenhum código, enquanto com utf-8 eu passo por uma trabalheira danada. Gostaria de saber se existe algum pró em utilizar o utf-8, se tem algum motivo ficar passando por uma "trabalheira" a cada acentuo.

 

Abraços!

 

Cara muito pelo contrário, o ISO-8859-1 é que tem essas frescuras de ´ para fazer um á.

 

Você deve estar confundindo pelo fato do seu arquivo estar com configuração ISO e sua metatag com UTF-8

 

A codificação do arquivo é o que conta para o desenvolvimento, já a metatag é mais para orientar o browser de qual codificação utilizar para ler corretamente o arquivo, tanto que ele vai alterando entre cada página.

 

Existem páginas que você verá ´ e outras á no código mas na visualização verá o mesmo caracter de acentuação (á).

 

O que conta mesmo é o arquivo.

 

UTF contem caracteres universais, incluindo letras japonesas, chinesas entre outras.

 

Ou seja contem letras acentuadas e cidilha.

 

 

Praticamente qualquer caracter que você necessitar.

 

ISO como o próprio firefox demonstra (Exibir > Codificação) é Ocidental.

 

Eu utilizo somante UTF-8 em tudo, arquivo, metatag e minhas tabelas do BD deixo todas como utf8_general_ci.

 

Até os arquivos de conexão ao banco de dados após a seleção do banco de dados incluo essas linhas.

 

	mysql_query("SET NAMES 'utf8'");
	mysql_query('SET character_set_connection=utf8');
	mysql_query('SET character_set_client=utf8');
	mysql_query('SET character_set_results=utf8'); 

 

Desde que fiz isso nunca mais tive problemas com caracteres.

 

Acentuo tudo normalmente.

 

E isso já fazem 3 anos e meio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno Batista, isso está ligado a programação do layout ou ao apenas editor que estamos utilizando? Pois se mudar algo na programação, certamente não seria bom.

 

Nícolas, realmente pode ser! Minha metatag está como utf-8, mas como posso ver e modificar o iso?

 

Estranho que quando mudo o metatag para iso-8859-1, os acentos funcionam normalmente.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro, vamos 'dar nome aos bois'...

 

ISO = International Organization for Standardization -> organização internacional de padronização

O padrão de ISO 8859 foi concebido para definir conjuntos de códigos referentes a caracteres utilizados por região.

8859-1 trata do conjunto de caracteres europeu ocidental, que abrange caracteres romanos -> latinos -> português.

 

UTF = Unicode Transformation Format -> formato de transformação Unicode

Tabela de codificação que se propõe a unificar todos os caracteres de escrita - alfabetos - em um único formato.

Inicialmente havia o UTF-7, o mais comumente usado é o UTF-8, mas também existem UTF-16 e UTF-32. As diferenças remetem à quantidade de bits utilizados na identificação dos caracteres. Existe ainda uma retrocompatibilidade entre as UTF entre os caracteres comuns a todas.

 

RFC = Request for Comments -> Requisições por comentários

Normalmente, apenas documentos informativos e normativos, mas que podem servir de referência como usabilidade de formatos, como por exemplo datas. Segundo a RFC 3629, UTF-8 deve ser utilizado como padrão para a Internet.

 

Disso, podemos concluir que: ISO é um formato de regionalização, UTF é um formato de unificação, UTF é tido como padrão para Internet. Creio que não restam mais dúvidas de qual formato utilizar.

 

Quanto ao uso da META, um pouco a mais de teoria.

Quando você define o atributo http-equiv a uma meta, você está passando ao navegador informações equivalentes a cabeçalhos HTTP. É um vício trazido da época de navegadores mais antigos onde era necessário passar algumas informações extras sobre os arquivos. Navegadores mais modernos conseguem identificar o tipo e codificação do arquivo antes mesmo de iniciar a transferência do mesmo. São os chamados cabeçalhos HTTP. Um deles, qual você certamente já se deparou é o código 404, que indica um erro de transferência de arquivo (o primeiro 4) e que o erro indica que o arquivo não foi encontrado (04). Quando você consegue baixar um arquivo, recebe o código 200 que indica sucesso (o primeiro 2) e nenhuma informação a mais (00). Outros cabeçalhos podem trazer informações sobre a data da última modificação do arquivo, qual o navegador checa se bate com a versão que ele já possui no cache e lhe retorna algumas páginas mais rapidamente. O cabeçalho do qual tratamos aqui, se refere ao conteúdo do arquivo, que passa seu mime-type e sua codificação, que é o que nos interessa neste tópico.

 

Configurando seu servidor para servir o cabeçalho HTTP de conteúdo adequado, se torna desnecessário o uso da meta-tag de http de conteúdo. Resumindo, você pode simplesmente deixar de utilizar esta tag.

Outro motivo para o vício perdurar até hoje, é o multiformato. PHP é processado no servidor como application/x-httpd-php e pelo navegador como text/html ou application/xhtml+xml. Quem corrige isso é a meta de conteúdo.

 

Basicamente, o problema que você deve estar enfrentando já foi explicado pelo @Bruno Batista, o problema está na hora que você salva o arquivo. Verifique na tela de salvamento do seu editor, um campo que lhe permita alterar a codificação do arquivo e faça-a coincidir com a codificação que você deseja servir ao navegador pela tag meta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao uso da META, um pouco a mais de teoria.

Quando você define o atributo http-equiv a uma meta, você está passando ao navegador informações equivalentes a cabeçalhos HTTP. É um vício trazido da época de navegadores mais antigos onde era necessário passar algumas informações extras sobre os arquivos. Navegadores mais modernos conseguem identificar o tipo e codificação do arquivo antes mesmo de iniciar a transferência do mesmo. São os chamados cabeçalhos HTTP. Um deles, qual você certamente já se deparou é o código 404, que indica um erro de transferência de arquivo (o primeiro 4) e que o erro indica que o arquivo não foi encontrado (04). Quando você consegue baixar um arquivo, recebe o código 200 que indica sucesso (o primeiro 2) e nenhuma informação a mais (00). Outros cabeçalhos podem trazer informações sobre a data da última modificação do arquivo, qual o navegador checa se bate com a versão que ele já possui no cache e lhe retorna algumas páginas mais rapidamente. O cabeçalho do qual tratamos aqui, se refere ao conteúdo do arquivo, que passa seu mime-type e sua codificação, que é o que nos interessa neste tópico.

 

Interessante, eu até desconfiava que os navegadores de hoje em dia conseguiam identificar o formato do arquivo mas não imaginava que ja era considerado um vício de antigamente =)

 

Então Marcos, caso você use o Dreamweaver.

 

Edit > Preferences > New Document

 

Default enconding: Unicode (UTF-8)

Unicode Normalization Form: C (Canonical Deposition ..)

 

 

Se usar o Eclipse:

 

Edit > Set Enconding (para um único arquivo)

 

Project > Properties > Resource > Text file encoding

Other: UTF-8 (para que de efeito em todo o projeto.)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Evandro Oliveira, obrigado pela excelente explicação! De fato, não resta mais dúvidas quanto a qual optar.

 

Nícolas, utilizo apenas o PHP Editor, dei uma procurada rápida nele mas não encontrei algo sobre a codificação. Mas vou seguir a dica do amigo Bruno Batista, abrindo no notepad e mudando a codificação por lá, já que, pelo visto, não vai gerar nenhum tipo de problema!

 

Ahh, e Eclipse? Esse eu não conheço, vou pesquisar para ver o que eu acho.

 

Abraços e obrigado a todos os que responderam!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa cara, PHP Editor, quanto tempo não escuto falar dele ^^

 

Já usei muito, hehehe

 

Mas hoje em dia só uso o Eclipse Helios mas a versão para PHP.

 

http://www.eclipse.org/downloads/

 

Eclipse for PHP Developers

 

Pois ai ele ja vem com php rodando direitinho, se não você terá que baixar o plugin.

 

Ainda dá para rodar em modo debug, ele executa o script linha a linha para você identificar o erro.

 

Auto completar dele é muito bom, puxa nomes de funções que você utilizou em outras classes, variaveis que você utilizou anteriormente entre outras coisas

 

Lembro que o PHP Editor era um ótimo editor, mas pra mim, para PHP não tem melhor que o Eclipse, só o Aptana chega perto mas ainda prefiro o Eclipse.

 

 

-----

 

Editado

 

Caso você nunca tenha visto um script rodando em debug, ou quiser fazer isso

 

Dessa forma você ve os em qual "nó" dos if's, switch e etc que seu script está executando.

 

E só você parar o mouse em cima das variaveis que já foram executadas que você ve o valor que elas estão carregando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou experimentando o PHPStorm e estou achando muito bom. É gratuito para projetos pessoais.

http://www.jetbrains.com/phpstorm/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nícolas, muito obrigado pelo completíssimo post!

 

Pois é, PHP Editor eu tenho tem um bom tempo, heheh, difícil até de achar ele pra download hoje em dia.

 

Vou baixar o Eclipse pra dar uma olhada melhor, parece ser bem interessante!

Muito interessante o modo debug que você disse, gosto muito de php, mas é algo que posso dizer que me afastei completamente. Migrei quase que totalmente pra fotografia, e fotografia está ligado ao design, então muito estou me focando no design em si e, pra não ficar pra fora da web, o webstandards. Mas sempre rola nem que seja a modificação de alguns scripts, então sem dúvidas esse programa será muito útil!

 

Para webstandards, me recomenda o Classic + Plugin para PHP ou a versão PHP mesmo?

 

Evandro, vou baixar este para dar uma olhada também! Obrigado pelo post.

 

Aproveitando, utilizo Ubuntu como sistema principal e pretendo parar de ficar vindo para o Windows, alguém me indica um bom editor nativo para Linux? O que vi ser mais falado é o cssed, mas não me agradou muito...

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara Editor HTML pra mim é Dreamweaver, gosto muito mais dele.

 

Caso queira, o Eclipse também tem para Linux.

 

Uma outra solução muito interessante para estruturação HTML é o Zen Conding

http://www.tableless.com.br/produtividade-editores-e-snippets

 

Se liga no video o cara "brincando" com o programa.

 

Os snippets dele detonam, o pouco que usei as extensões do Zen Coding para o Eclipse gostei bastante, rapidinho você pega o costume de fazer os códigos, mas ainda gosto mais do Dreamweaver, nunca deixou a me desejar nesse ponto, até cheguei a colocar uma extensão do Zen Coding nele mas não é tão completa quando a versão para o Eclipse.

 

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para webstandards, me recomenda o Classic + Plugin para PHP ou a versão PHP mesmo?

 

Aptana Studio. É baseado no Eclipse.

Eclipse clássico é pra Java.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nícolas, muito bacana o Zen-Coding! Mas ele não é um editor em si, apenas é um adicional para os editores disponíveis, é isso? Pois nos downloads, achei apenas arquivos de poucos kb's.

 

Vou reavaliar os meus conceitos com o Dreamweaver então, usei ele mais no tempo do MX, quando ainda era da Macromedia, e era praticamente apenas a parte visual. Acho que vou dar uma olhada em como está agora.

 

Evandro, baixando! Obrigado pelo link e explicação.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já alterei o collation do meu banco lá em operações pelo myadmin para utf-8 general ci, no arquivo de conexão já fiz dessa forma:


<?PHP
try{
$pdo = new PDO('mysql:host=localhost;dbname=galeria1','root','');
$pdo->setAttribute(PDO::ATTR_ERRMODE, PDO::ERRMODE_EXCEPTION);
mysql_query("SET NAMES 'utf8'");
mysql_query('SET character_set_connection=utf8');
mysql_query('SET character_set_client=utf8');
mysql_query('SET character_set_results=utf8');
}
catch(PDOException $e){
echo $e->getMessage();
exit('Erro ao conectar com o banco de dados!');
}
/*print_r($pdo);*/
?>

 

No Sublime Text já setei para utf-8, mas continua inserindo Pássaros no banco. Alguém tem mais uma sugestão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 04/01/2011 at 11:21, Bruno Batista disse:

Olá Marcos,

 

Eu sempre utilizo e recomendo a utilização do utf-8, na verdade pelo que eu sei problemas de acentuação não se resolvem somente no meta tag e sim quando você salva o arquivo.

 

Normalmente quando tenho esse problema minha resolução é simples, abro o mesmo no notepad ou similar, seto Tipo como “Todos os Arquivos” e em codificação coloco “UTF-8”.

 

Ate agora isso me ajudo, espero ter ajudado.

 

@Bruno Batista u sei que essa postagem é antiga mas me ajudou rs eu  falei com o provedor passei a tarde toda pesquisando e no fim era o formato na hora de salvar kkk

 

OBRIGADO AMIGO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.