Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Augusto

[Resolvido] Proteger Arquivos do Word...

Recommended Posts

É possível bloquear completamente um arquivo do Word permitindo que ele seja APENAS aberto, lido e tendo apenas uma determinada parte do texto copiada?

 

Assim, no serviço, eu desenvolvi quatro arquivos de modelo para facilitar o MEU trabalho. Mas não sei se vou ficar nesse emprego pra sempre, afinal, posso um dia receber uma proposta melhor.

 

Mas eu não queria, nesse fatídico dia, deixar os frutos do meu intelecto de graça pro meu patrão.

 

Ele viu que é bom e funcional, além de poupar tempo, fez ele economizar 2.500 reais que seria a compra de uma nova impressora matricial, mas sequer comentou sobre remuneração desse "extra".

 

Pior, recentemente, um colega de outra cidade, com uma empresa como a dele, veio e ele simplesmente mandou que eu copiasse os arquivos para o cara. Felizmente, desse dia para cá, fiz algumas alterações no modelo, tornando-o ainda melhor.

 

Porém, eu também não posso simplesmente copiar todos os arquivos e apagar antes de ir embora. Além de falta de ética, seria roubo, já que o conteúdo dos arquivos é propriedade dele.

 

Esses modelos, consistem em uma tabela de três linhas, sendo a última dividida de quatro a cinco colunas.

Gostaria de bloquear tudo, permitindo apenas a abertura para leitura e cópia do CONTEÚDO da terceira (ou quarta, dependendo do modelo) coluna.

 

Se eu bloquear apenas cotra alterações, se eu selecionar tudo, copiar e colar em outro documento, tenho acesso irrestrito à tabela em si o que qualquer zé mané poderia fazer, roubando meu trabalho para ele.

 

Isso é possível apenas pelo Word? Andei lendo algo sobre um tal de IRM, mas não entendi bem como funciona, mas vi que tem algo a ver com o Passport e, se para funcionar precisar de conexão `Internet não poderia ser, já que o serviço ainda usa, acreditem se quiserem, conexão discada.

 

Agradeço a ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, o que dá pra fazer é criar um PDF protegido.

 

Dá uma olhada nestes links, vê se ajuda:

 

 

Tutorial - pelo BrOffice

 

Proteção - pelo PDF Creator

 

 

O PDF que permite cópia com Ctrl C + Ctrl V pode ser gerado direto no Word.

 

Não sei informar se a versão 2010 traz recursos para proteção.

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rafael

 

É a versão 2003 felizmente (odiei a 2007).

 

Já tinha me ocorrido a idéia de transformar tudo em PDF, mas como nunca tive a necessidade de trabalhar com PDF a fundo, não sabia se era possível bloquear o Ctrl + C de tudo exceto uma coluna em particular.

 

@Elektra

 

Esse segundo artigo, na parte do diz "Impedir Usuário de", tem a opção de Copiar texto e imagens. Se eu desmarcar ela, logicamente,o usuário terá acesso à esse recurso.

 

Mas será que ele não poderá também copiar todo o resto da estrutura?

 

Obs.: Responda se tiver testado, não quero te forçar a testar :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, eu nunca precisei usar esse tipo de bloqueio para um PDF, mas já tive contato com documentos que impedem a seleção.

 

O software que oferece isso de forma impecável é o Acrobat, da Adobe (pago), mas penso que de uma parte apenas da página seja difícil.

 

Não sei informar quanto a similares gratuitos.

 

Esse artigo eu encontrei no acaso, tava pesquisando outra coisa. Não testei.

Talvez encontre algum tutorial mais detalhado sobre documentos em PDF.

 

 

ps: não dá mole pro chefe 'mão de vaca' não! :devil:

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não dou mole mesmo.

 

Claro que eu preferia uma resposta pronta (quem não prefere), mas eu testei também e funcionou melhor que o esperado.

 

Nesse programa, mesmo desmarcando a opção que impede a cópia, o PDF gerado não permite copiar as tabelas (e consequentemente as margens, que é o que me interessa proteger).

 

Mesmo que se dê Ctrl + A para selecionar tudo, ao colar aquilo que foi copiado para Área de Transferência APENAS o o texto (e a formatação) é/são copiado(s), detsruindo qualquer layout possível. :lol:

 

Sem contar o ganho de 10% de espaço em disco em relação aos editáveis do Word.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos ajudar o amigo acima a desenterrar o tópico :P

 

Eu lembro de um PDF que eu criei no OS X que ele era todo bloqueado cara. Apenas cliquei em criar PDF, acho que é uma ferramenta nativa do OS X, ele criou o PDF e no Windows quando tentei copiar o conteúdo e colar no Word, pois precisava readequá-lo, o texto vinha cheio de caracteres estranhos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No word 2010 da para fazer isso tranquilo, só indo na aba Revisão [Restringir Edição]. Selecionando a opção Permitir apenas este tipo de edição de documento: *Sem alteração (Somente Leitura)*

 

E seleciona a parte editável e clique na opção todos, o texto editável ficará entre [], depois é só aplicar as alterações e colocar uma senha ...

 

Bem essa é a maneira que eu conheço para proteger um arquivo word.

 

:thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.