Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

andreyixo

Dicas para desenvolvimento de site

Recommended Posts

Olá pessoal, vou começar um projeto para construir meu primeiro site comercial para uma empresa e gostaria de algumas dicas para o desenvolvimento.

HTML e CSS eu entendo bem, Javascript mais ou menos, mas preciso estudar muito ainda. Flash eu entendo mais na parte de programação e no desenho até que sai algumas coisas as vezes. Com base nessas informações tenho algumas perguntas:

 

Como ajustar o layout para cada navegador?

Div ou Table? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Qual a restrição em navegadores antigos? (Ex: IE6)

Tenho a ideia de fazer os menus por javascript, vale mais a pena do que em flash?

Como tratar as resoluções das telas? Quero fazer com que os usuários que utilizem 800x600 consigam visualizar bem a página.

Desculpe por essa pergunta se estiver equivocada mas realmente eu desconheço sobre esse assunto, é recomendado fazer o site em HTML5? E como funciona?

Quais as técnicas de SEO e outras dicas para a construção do meu site?

 

E aproveitando, nesse site futuramente irei implementar um sistema web, trabalho com dotnet c# mas estou pensando seriamente em fazer essa parte em Flex, estudei já e está começando a sair alguma coisa. Flex ao invés de c# é uma boa troca? Vale a pena?

Estou pensando em usar o PostgreSQL, é bom para web ou existe melhores? De preferencia gratuítos e com bons recursos, visto que faço grande parte da programação dos meus sistema por banco de dados.

Java ou PHP para comunicar com o banco?

 

Obrigado pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Andreyixo. Tudo bem?

 

Então, vamos às suas respostas:

1. Como ajustar o layout para cada navegador?

Div ou Table? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

 

Hoje existe um conceito na web chamado de 'Tableless', que, na tradução literal do inglês significa 'Sem tabelas'. Este conceito trás consigo o objetivo de evitar com que os desenvolvedores web não orientem seus sites as famosas tables (tabelas).

 

As tabelas são feitas com fins tabulares, nada mais que isso. Então, respondendo a sua pergunta, o ideal é que se use div's, que agora com a nova semântica do HTML 5, também está (quase) entrando em desuso (num conceito não generalizado).

 

=====================================================

 

2. Qual a restrição em navegadores antigos? (Ex: IE6)

 

 

Nós, desenvolvedores, estamos cada vez mais entrando em um dilema: compatibilizar ou não compatibilizar? Desenvolver um site hoje, para o IE 6, nada mais é que pura perca de tempo. Eu sugiro que você deixe o seu site totalmente funcional para as versões mais atuais do Chrome, Opera, Safari e para as versões 3.6/ou maiores do Firefox. Para o IE, você deve trabalhar encima das versões superiores à 8.

 

Em sequência de desenvolvimento, eu sugiro você começar a desenvolver em Gecko (Firefox), seguido por WebKit (Chrome, Safari), Presto (Opera) e, por fim, Trident (IE). Desenvolva o seu site com o modo de compatibilidade nesta ordem e você terá um produto excelente!

 

Lembrando que Gecko, WebKit, Presto e Trident são os motores dos navegadores, ou, para maiores casos, são as "engines" dos navegadores.

 

=====================================================

 

3. Tenho a ideia de fazer os menus por javascript, vale mais a pena do que em flash?

 

Amigo, com certeza vale bem mais a pena se você fizer o menu em JavaScript.

 

Primeiro porque ele se comunica direto com o navegador, e toda ação que o JavaScript executa é porque o seu navegador permite, o que deixa a página muito mais leve e flexível;

 

Em segundo lugar, existem várias Frameworks para se trabalhar com JavaScript. A que eu mais gosto e também a mais conhecida é o jQuery. É rápido, fácil e existem turbilhões de recursos na web baseados nele.

 

Mas vamos analisar o seguinte: embora o JavaScript tenha essas vantagens, ele ainda tem bastante limite de efeitos e funções. Para coisas mais complexas, você deve saber muito sobre JS e jQuery. Então, se você quer algo complexo e profissional e você não tem tempo a perder, faça em Flash, que, na minha opinião, é horrível.

 

=====================================================

 

4. Como tratar as resoluções das telas? Quero fazer com que os usuários que utilizem 800x600 consigam visualizar bem a página.

 

Na minha opinião, desenvolver para 800x600 é besteira e pura perca de tempo. Desenvolva para 1024x768, porque além de ser a resolução mais usada no mundo (via Os 10 Mais), é também uma resolução razoavelmente boa para se trabalhar.

 

Como o seu fim é comercial, talvez você tenha a obrigação de desenvolver para 800x600, mas evite, você só vai ter dores de cabeça.

 

=====================================================

 

5. Desculpe por essa pergunta se estiver equivocada mas realmente eu desconheço sobre esse assunto, é recomendado fazer o site em HTML5? E como funciona?

 

Com certeza é recomendado. Os navegadores mais atuais estão vindo com esta tecnologia e além de tudo, o HTML 5 é também o futuro. Ele é muito mais rápido e objetivo.

 

Para conhecer os recursos e ter uma comparação com o HTML 4, veja este artigo, feito pela própria W3C.

 

=====================================================

 

6. Quais as técnicas de SEO e outras dicas para a construção do meu site?

 

Vou listar as mais importantes técnicas para SEO na minha opinião:

  • 1. Aderir à prática de URL's amigáveis;
  • 2. Utilizar tag's "title" únicas para cada página;
  • 3. Ser o mais preciso possível no conteúdo da página;
  • 4. Utilize palavras chaves nas URL's do seu site;
  • 5. Tenha um mapa do site em (X)HTML (uma seção do site) e uma versão em XML; (via Desenvolvimento Para Web.

 

Além destas técnicas, você pode ler este artigo que paparica bastante o tão grandioso mundo SEO.

 

=====================================================

 

7. Flex ao invés de c# é uma boa troca? Vale a pena?

 

Não entendi o porquê você quer trocar C# por Flex, visto que as funções deles são totalmente distintas.

 

=====================================================

 

8. Estou pensando em usar o PostgreSQL, é bom para web ou existe melhores?

 

O PostgreSQL, na minha opinião, é muito bom. Um outro poderoso concorrente à ele é o MySQL, que também é gratuito. Leia a documentação de ambos e veja qual é melhor para você.

 

=====================================================

 

9. Java ou PHP para comunicar com o banco?

 

Nunca trabalhei com JAVA, e também não trabalho muito com PHP, e acredito que ambos tenham vantagens e desvantagens. Assim como lhe sugeri ler a documentação dos banco de dados, leia também destas linguagens. Eu sei que ambas são poderosas, mas desconheço qual seja melhor para se comunicar com o banco. Então, para não mentir, deixo essa questão em aberto.

 

Espero ter te ajudado.

Um abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, se você for trabalhar em uma empresa de criação de sites, a melhor dica que posso lhe dar é estude o básico se você não sabe nada. HTML e CSS vai ser uma boa ajuda para começar.

 

Se você quer fazer seu próprio site, tem que saber o que pretende. Para sua empresa, não faça você mesmo se não sabe fazer. Vai ficar muito amador e não vai passar confiança para seus clientes. Hoje tem empresas que criam ótimos sites por menos de 100 reais, baixo custo para sites dinâmicos e de ótima aparência.

 

Fica a dica ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom minha sugestão é que se utilize o div o comando Table não se usa mais nos dias de hoje devido aos webstandards.

Quanto ao flash eu aconselho substituir por HTML5 a mesma recomendação ao menu javascript.

Quanto a SEO isto é algo a se preocupar apos você ter feito todo o site mas tags de HTML na pura.

Quanto a usar o Flex bom eu particularmente se tosse você procuraria programar em PHP.

Esperto te-la ajudado.

Confira nosso blog www.evidenciatecnologica.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma ferramenta que nós ajudou muito após o desenvolvimento do site é o Semrush usamos ela para aplicar técnicas de SEO em nosso site lexpo.com.br   depois da criação de um site é fundamental trabalhar o SEO. Nada adianta ter um site bacana e não receber visitas. Conteúdo, links de qualidades e uma estrutura de navegação clara faz a diferença. Além é claro de todas as dicas dos colegas acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.