Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Zamu

Dispositivo Wireless para controle de robôs

Recommended Posts

Olá pessoal. Sou estudante de programação e estou desenvolvendo uma aplicação onde irei controlar um carrinho pelo PC. Gostaria de saber se há alguma peça q possa ser conectada ao PC e que emita um sinal wireless na frequencia que eu quiser, assim eu faria um sinal igual ao emitido pelo controle do carrinho e ele obedeceria. Futuramente isso pode ser usado para o controle de robôs e outros tipos de máquina. Se alguém conhecer alguma solução pra essa idéia, ou tiver uma idéia diferente com o mesmo objetivo (controlar máquinas remotamente pelo pc) por favor poste-a. Toda sugestão é bem vinda! Desde já agradeço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca... lembrou meu TCC na escola técnica..... =D

Fiz pela porta paralela em um conector IR (Infra Vermelho)

Há diversos modelos no mercado.

 

Para controle da porta paralela, usamos como base a programação C (C puro mesmo).

 

E vai tempo viu....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca... lembrou meu TCC na escola técnica..... =D

Fiz pela porta paralela em um conector IR (Infra Vermelho)

Há diversos modelos no mercado.

 

Para controle da porta paralela, usamos como base a programação C (C puro mesmo).

 

E vai tempo viu....

 

Olá amigo, olha só: Nesse caso você criou o carrinho ou comprou ele pronto e só fez a parte da porta paralela? Por que pra emitir um sinal infravermelho, o carinho precisa ter um receptor infravermelho. Outra dúvida: depois de pronto, o carrinho podia ir a quantos metros de distância? É que o infravermelho não tem um alcance muito longo né?

Cara, muito obrigado pelo seu post viu, já ampliou minhas idéias!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, olha só: Nesse caso você criou o carrinho ou comprou ele pronto e só fez a parte da porta paralela? Por que pra emitir um sinal infravermelho, o carinho precisa ter um receptor infravermelho. Outra dúvida: depois de pronto, o carrinho podia ir a quantos metros de distância? É que o infravermelho não tem um alcance muito longo né?

Cara, muito obrigado pelo seu post viu, já ampliou minhas idéias!

 

Bom, vamos lá:

Pegamos como base a carcaça do "Maximus" da estrela. De uma olhada no Google que você vai ver ele.

A parte de montagem do circuito foi feito por nós. Toda a diagramação e montagem. A porta paralela foi usada de um desktop na apresentação, mas tinhamos um note antigo que tinha a porta e testamos o alcance e foi "incriveis" 7 metros. É possível aumentar esta distancia, mas tem alterar varios CI´s e capacitores. Na realidade tem que olhar a diagramação do circuito para isso.

 

Para receber o sinal pelo carrinho o circuito é muito, mas muito simples.

 

A programação ficou por conta do C. Fomos na época obrigados pelo professor. Foi meio complicado fazer, ainda mais em acesso a portas, endereçamento de Irq´s, etc... etc... etc...

 

Vai contando sua idéia e seu progresso. Se tiver dúvida farei o possível para ajudar.

Acho que devo ter uma cópia do TCC em casa, lembro-me que são mais de 500 páginas :P senão eu postava ele hehehee

 

Abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, já desenvolvi algo. Uma coisa simples, mas bem eficiente, e que alcançou os prévios obgetivos. Meu Software envia sinais para a porta paralela. Com a ajuda de um técnico em eletronica conectei um cabo q vem da porta paralela com o controle do carrinho (com alguns resistores para regular a tensão). Assim, os sinais q são mandados para a porta chegam ao controle do carrinho, e ele emite o sinal de rádio normal. Resumindo: uso o controle original do carrinho, mas em vez de apertar seus botoes, faço o PC acioná-lo!

 

Funciona certin, apesar de não ser o que eu mais sonhava. O que eu queria mesmo era jogar o controle fora e esquecer a porta paralela. Queria tentar emitir um sinal pela placa Wireless ou algum outro componente que não precisase de toda essa enjambração, e que pudesse ter um alcance muito maior para o carrinho percorrer longas distâncias! :clap:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zamu, vamos por partes.....

 

É possíve fazer o controle a partir do PC. Voce sabe algo de eletronica ou esta comecando do zero?

 

Meu carrinho era controlado pelo PC, na porta paralela um circuito a partir do famoso Z80.... o transmissor era estilo do conversor do controle remoto da TV saca... o sentido era o msm....

Com este principio você pode montar para wireless (ai entra placa de redes, conversores digitais, etc....), Bluet entre outros....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.