Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

shark22h

Quanto cobrar ?

Recommended Posts

Olá!!!

 

Eu de novo.....

 

Gostaria de uma informação bem básica, e bem questionada por iniciantes: Quanto cobrar??

E sei que aqueles que estão no mercado há mais tempo, poderão me ajudar bastante.

 

Não quero cobrar caro e assustar o cliente, mas também não quero praticar preços muito baixos

para não causar impressão de amadorismo, enfim... peço um SOS para voces!

 

1) Os sites que me passaram como parâmetro são os seguintes:

 

http://www.plasmedix.com.br/

 

http://www.sanplast.com.br/

 

2) Também será necessária uma atualização cobrada a parte, quanto seria razoável?

 

3) Outro serviço que se pretende é um bom posicionamento nos mecanismos de buscas, sobretudo o Google? Isso costuma

ser cobrado a parte?

 

Obrigado desde já a todos pela ajuda,

Vlw Galera!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

È um site bem básico. O segundo site apresentado como diretriz para o seu trabalho eu considero como melhor. O primeiro esta muito feio.

 

Mas chegando ao ponto do seu tópico... Cobre aquilo que a empresa pode pagar. Ex. Se for uma grande empresa, cobre maais, se for uma pequena empresa, cobre menos; Um valor razoavel para o desenvolvimento desse site seria uns R$3.000,00 já que o tamanho e complexidade são baixos; Jogue com esse valor na média e terá um bom resultado.

 

Para conquistar boas posições nas buscas do google você precisa desenvolver um código que esteja padronizado.

 

Comente com o cliente e exponha as vantagens de publicidade paga do google, proponha um orçamento restrito ao google adwords, explique que dessa forma os resultados serão mais rápidos e garantidos. Lembre o cliente que não é necessário gastar fortunas com o programa, pode se começar com até 10,00, mas o ideal em uma pequena empresa seria uns 300,00;

 

Atualizações são genéricas, cobre pelo tamanho delas, pela periodicidade.

 

Ex. Atualizações 1 vez por semana de fotos, textos,etc; se não ocupar muito do seu tempo. tipo umas 2 horas por semana, acho que uns 100,00 por mês estão bons, claro se você for pagar a hospedagem inclua no valor.

 

Abcx,

 

LCS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

versao completa, sonolenta e cheia de bal bla bla:

 

 

 

Respeito a opinião do LCS, mas sem intensão em ofender, desaconselho totalmente esse tipo de prática.

 

Isso é o tipo de erro mais comum entre freelancers e empresas novas que geralmente falem no primeiro ano de vida

No Brasil o índice de falência de empresas nos primeiros 8 meses é bastante alto, chegando a 80%. Isso ocorre devido ao mal planejamento ou a total falta do mesmo.

 

Muitos abrem negócios sem ter a mínima noção contábil ou disciplina financeira.

 

Conversando de técnico para técnico, recomendo separar a parte técnica da parte administrativa, tal como a parte de vendas.

 

As dicas estão no link postado acima.. Sei que o tópico é hyper-extenso mas, se realmente quer alguma instrução, pesquise, leia, veja comentarios de experiências de outras pessoas, etc..

 

Em suma, a coisa toda funciona com simples equações matemáticas de adição e subtração.

Calcule o quanto terá de gastos ( subtração ) e o quanto terá de ganhos ( adição )

A diferença entre ambos é o lucro líquido.

 

 

Vamos supor a situação de exemplo do LCS. Sei que ele postou numeros +-, mas vamos usá-los como exemplo:

 

você vende o site por 3 mil reais com prazo de 1 mes para entregar ao cliente.

O serviço termina, você entrega e o cliente paga. OK. Tudo muito bonito e perfeito. Bora fazer mais!

você vende outro serviço pra mais 3 clientes e .. boa! deu tudo certo, os negócios indo bem;

 

Depois de 2 semanas um dos clientes pede pra modificar várias coisas e adicionar mais isso e aquilo, mas ele nao quer pagar, pois acha que você tem que dar suporte de graça.

 

Essa é a situação mais comum..

 

como resolver ?

 

Bom planejamento, bom contrato, o approach ao cliente também é importante, feeddback e deixar bem claro sobre as questões dos termos do contrato.

Como vê, isso sai fora do âmbito técnico e entra na parte administrativa. Mas isso tem custo!

Esse é outro ponto onde muitos também caem. Esquecem de incluir o custo dessa parte no orçamento.

 

São muitas variantes básicas que a maioria passa por cima e só vai aprender quando quebra a cara.

 

Pense nisso como as etapas de desenvolvimento de um software, ou para ser mais simples: "versão pá-pum"

 

 

 

 

 

versão pá-pum!

 

 

Para construir uma casa você começaria pelo teto?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ hinom também respeito a sua opinião. Isso que é maravilhoso numa democrácia. Gosto de pessoas que saibem descutir um assunto, sem ofensas e sem levar para o lado pessoal, e você parece ser um desses. Obrigado.

 

Vamos ao tópico ou let´s go.

 

Então eu acho que tenho uma boa base e conhecimentos sobre administração financeira e gestão de pessoas e projetos. Mas conhecimento nunca é demais.

 

Eu acho que o prestador de serviço deve cobrar um valor que dê lucro, mas que seja condizente com a realidade financeira do cliente.

 

Exemplos: Não dá para cobrar de uma banca de jornal( eu tenho 3), que fatura na média em lucro liquido R$4.000,00( minha realidade e de boa parte do mercado de bancas, cada uma rende uma média de 1.500,00), Um valor de R$10.000,00 por um sistema.

 

Como pude ver nos exemplos que ele deu, ou talvez o cliente tenha dado, os sites são bem simples!

 

Logo eu dei um valor base para ser cobrado, salientando que ele pode cobrar o valor que quiser, o problema é se o cliente vai pagar.

 

Eu acho um valor bem justo cobrar 3.000,00 por um site com aquela estrutura e com a quantidade de informação requerida.

 

Enfim, eu deixei bem claro que o valor para o desenvolvimento do site é um. E que ele através de contrato deveria estipular valores para manutenção e atualizações futuras.

 

Abcx,

 

LCS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que postaram pelas dicas, continuem postando caso entendam que faltou algo,

ou tenha uma visão diferente do problema que eu trouxe em questão.

 

Vlw galera!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa "LCS"!

 

tb penso da mesma forma em relação ao complemento do post #5.

 

se o colega "shark22h" estiver ciente dos assuntos básicos que indaguei no post #4, o próximo passo é a pesquisa de mercado do post #3 e #5

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.