Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

HankMoody

sombreamente

Recommended Posts

Olá pessoal, sou meio novo aki no forum e venho acompanhando os trabalhos de alguns membros e fiquei curioso em aprender essa arte do desenho. Bom, eu sempre desenhei mangá, porém agora estou arriscando o desenho realista e estou até conseguindo fazer o esboço e tal mais quando chega na parte de sombrear eu estrago o desenho, as vezes fica muito borrado e muito escuro, as vezes fica muito claro e os tons não ficam diferentes e to ficando meio desanimado por isso, as vezes passo horas tentando fazer um bom trabalho e vai tudo por água a baixo, comprei um lápis 4b e um 6b para tentar melhorar, mas acabei piorando heheheee ... Bom gostaria de receber alguma dica para diferenciar os tons e tbm alguma forma de esfumaçar sem ser com o esfuminho que ja tentei fazer mais sempre da errado;

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou meio novo aki no forum e venho acompanhando os trabalhos de alguns membros e fiquei curioso em aprender essa arte do desenho. Bom, eu sempre desenhei mangá, porém agora estou arriscando o desenho realista e estou até conseguindo fazer o esboço e tal mais quando chega na parte de sombrear eu estrago o desenho, as vezes fica muito borrado e muito escuro, as vezes fica muito claro e os tons não ficam diferentes e to ficando meio desanimado por isso, as vezes passo horas tentando fazer um bom trabalho e vai tudo por água a baixo, comprei um lápis 4b e um 6b para tentar melhorar, mas acabei piorando heheheee ... Bom gostaria de receber alguma dica para diferenciar os tons e tbm alguma forma de esfumaçar sem ser com o esfuminho que ja tentei fazer mais sempre da errado;

 

Obrigado.

 

Talvez esse tutorial possa ajudar em alguma coisa:

 

Esfuminho

 

No youtube tem bastante coisa também. Procura por "blending technique" que sai bastante coisa.

 

Há uns DVDs bons do desenhista Charles Lavesso também. Dá uma procurada no google.

 

Há também um livro bom para iniciantes:

 

Livro

 

Só que esse livro é escrito em inglês, e quando digo iniciante, considere que seja um iniciante americano. Pode também haver dificuldade em se obter os mesmos materiais utilizados pela autora. Mas há opções similares no Brasil.

 

Se se interessar, só toma cuidado para não comprar uma edição antiga, que tem capa verde e ainda rola por aí. A edição nova tem capa vinho e vem com um DVD junto.

 

Perdoe não poder responder sua pergunta por palavras. É que é uma coisa difícil de explicar sem pelo menos usar algumas imagens ou vídeos, coisa que estou impossibilitado de fazer no momento.

 

Só te aconselho algumas coisas, independentemente do que você resolver:

 

- Existem várias técnicas de sombreamento. Em minha opinião, o melhor é se agarrar de início a apenas uma delas e depois que dominá-la, conhecer as outras. Se você quiser aprender todas de uma vez acaba se perdendo.

 

- Em minha opinião, sombreamento é bom aprender do zero mesmo. Dá pra queimar etapas, mas nem sempre isso dá certo. Antes de tentar começar a empregar a técnica em um retrato, portanto, imagino ser melhor ir fazendo exercícios de degradês simples e depois o sombreamento de objetos simples como esferas, cilindros, cones, etc.

 

- Há um instrumento auxiliar de desenho chamado de borracha maleável. É como uma espécie de massa de modelar. Você esculpe ela no formato que deseja e gruda em cima do local do desenho designado. Ela retira o pigmento do lápis sem a necessidade de ficar esfregando e soltando resíduos como as borrachas normais. Isso talvez resolva seu problema com o sombreamento quando ficar escuro demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De inicio chute pra bem longe qualquer ansiedade para ver melhores resultados, pois o processo é lento e nunca nos conformamos com o que sabemos.

 

No "atelier" tem bastante opçoes sobre tutoriais em geral que dar para absorver muito.

 

 

Uma outra opção boa, é o curso do www.nelves.com, já tive a chance de ver o material e, é otimo.

Os dvds do charles laveso tambem são bons, recomendo o numero 01.

 

Tenha em mão sempre um material de qualidade, recomendo:

+Lápis staedtle H, HB, 2B.

+ Papel canson "universal student"

+ Esfuminho TRIDENT n° 3.

 

Para resolver seu problema em escurecer demais, voce pode com os lápis recomendados ir fazendo por camadas(vai passando os lápis por graduação, H..., HB..., 2B... Ate chegar ao tom desejado(piguimente a àrea desejada por total com cada lápis. Obs.: não é obrigado usar todos os lápis), tem que ser paciente), a chance de atingir um resultado satisfatorio é maior.

 

Use algum metodo de proporção como o "Metodo de grades"

 

E não esqueça de ir postando na galeria os resultados dos estudos, independente da qualidade que tenha ficado, assim o pessoal que gostam de opinar poderão fazer suas observaçoes e voce poderá ver onde está pecando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, primeiramente quero pedir desculpa pelos erros de ortografia que ocorreu devido a pressa, vou aproveitar o máximo as dicas que foram dadas e estou muito grato, assim que terminar um desenho eu posto aqui para receber feedbacks...

 

Bom a respeito dos materiais que foram indicados é possível encontrar em qualquer papelaria ou existe algum lugar em especial para se comprar ?

 

Valeu pessoal !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou meio novo aki no forum e venho acompanhando os trabalhos de alguns membros e fiquei curioso em aprender essa arte do desenho. Bom, eu sempre desenhei mangá, porém agora estou arriscando o desenho realista e estou até conseguindo fazer o esboço e tal mais quando chega na parte de sombrear eu estrago o desenho, as vezes fica muito borrado e muito escuro, as vezes fica muito claro e os tons não ficam diferentes e to ficando meio desanimado por isso, as vezes passo horas tentando fazer um bom trabalho e vai tudo por água a baixo, comprei um lápis 4b e um 6b para tentar melhorar, mas acabei piorando heheheee ... Bom gostaria de receber alguma dica para diferenciar os tons e tbm alguma forma de esfumaçar sem ser com o esfuminho que ja tentei fazer mais sempre da errado;

 

Obrigado.

 

HankMoody, usa que papel pra desenhar?

 

como já dito antes, aconselho(amos) canson U.S... realmente ela é boa pra grafite; testei: koh i noor hardtmuth, faber (tão boa que tive dificuldades no começo :D )

 

você consegue retocar defeitos de nuances sem marcas :thumbsup: , nem rasuras (claro que tem o limite, mas com o tempo nem precisará da borracha :grin:) ...

 

no meu caso, como não tenho muitos acessos a esse tipo de material facilmente, recorro pros de papelaria fuleira msm <_< , uso somente ofício ou outros A4, os

 

lápis são geralmente acrilex n° 2 e faber n°2 (ambos quase um 4B), lapiseira 05 mmm, grafites 2b (mais hb) :rolleyes: ...

 

Mas como dito, o lápis mais indicado pra realismo é o staetdler.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou meio novo aki no forum e venho acompanhando os trabalhos de alguns membros e fiquei curioso em aprender essa arte do desenho. Bom, eu sempre desenhei mangá, porém agora estou arriscando o desenho realista e estou até conseguindo fazer o esboço e tal mais quando chega na parte de sombrear eu estrago o desenho, as vezes fica muito borrado e muito escuro, as vezes fica muito claro e os tons não ficam diferentes e to ficando meio desanimado por isso, as vezes passo horas tentando fazer um bom trabalho e vai tudo por água a baixo, comprei um lápis 4b e um 6b para tentar melhorar, mas acabei piorando heheheee ... Bom gostaria de receber alguma dica para diferenciar os tons e tbm alguma forma de esfumaçar sem ser com o esfuminho que ja tentei fazer mais sempre da errado;

 

Obrigado.

Um lápis 4b e um 6b?

Menino, você vai precisar de dúzias de lápis, do hb até o mais puro carvão, se pretende treinar o que deve.

Não queira fazer obras primas por enquanto. Não tenha essa pretenção. Faça milhares de esboços, trilhões e cópias e quando as coisas não saírem como você queria...

Vou contar um segredinho. Elas nunca ficarão tão boas quanto você tinha planejado. Você nunca ficará realmente satisfeito... isso obrigará a mais estudo, mais treino, mais evolução.

 

Uma coisa importante no desenho é saber quando parar. Muitas vezes você ultrapassa o ponto. Continua riscando, quando deveria ter parado.

Normal. Um resultado da eterna insatisfação de que falei acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tópico é antigo, mas gostaria de deixar aqui meus dois centavos.

O que foi falado é a mais pura verdade, principalmente sobre a insatisfação.

 

Não tenha pressa p/ produzir um trabalho de primeira. Antes de aplicar uma técnica num desenho p/ valer (aquele que você está com vontade de fazer p/ mostrar para os outros, por exemplo), treine por algum tempo sem compromisso p/ se habituar ao material. É mais ou menos como tocar um instrumento musical: você tem que conhecer o que você pode fazer e de que forma pode ser feito. Depois vá fazendo pequenos estudos (ex: narizes, boca, mãos, nu artístico, cabelos, rostos, plantas, objetos...) até se sentir minimamente confortável p/ fazer um desenho maior e, dessa vez, definitivo.

 

É lógico que nada te impede de intercalar essas etapas, mas estou comentando algo que funciona p/ mim (ao contrário das aulas de desenho que tentei fazer). E conforme você vai notando progressos, considere trocar as marcas dos materiais. Eu, por exemplo, comecei com esses lápis comuns da Faber-Castell, mas agora estou pensando em comprar os da Koh-I-Noor. Dizem que é possível sentir a diferença na qualidade do trabalho.

 

E tenha MUITA paciência com você mesmo. Se estiver passando raiva ou cansado, pare, tome um banho, relaxe, vá ver tv e continue outra hora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.