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Anderson Ferminiano

[Resolvido] iOS games de forma fácil, rápido e de qualidade com B

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Se você tava esperando por códigos, jogos, e tudo mais de pesquisa e soluções eficientes.. esse post tá cheio. Bora!

 

Há pouco tempo atrás comecei estudar de verdade desenvolvimento de jogos p/ iOS.. pois bem, nunca tinha visto uma solução tão rápida para desenvolvimento de jogos 2D como essa combinação: Cocos2D + Box2D + LevelHelper + SpriteHelper e também o VertexHelper Pro.

Cocos2D e Box2D são gratuítos, já a combinação LevelHelper, SpriteHelper e VertexHelper Pro deve ser comprada na App Store (mas não passa dos 100 reais, realmente vale a pena).

Fiz um demo com sprites do Megaman (http://www.sprites-inc.co.uk/files/X/X5/MiscBack/) bem simples utilizando a gravidade, você clica na tela e a gravidade se torna oposta, fazendo o personagem “cair” ou “subir” pela atmosfera.

 

É realmente simples o demo, segue o vídeo:

(no vídeo tento demonstrar o demo, o código pequeno, o LevelHelper e o SpriteHelper)

 

 

 

 

Mas o impressionante é a integração de físicas, sprites, tilesets e mapas em pouco tempo. Esse demo foi desenvolvido em aproximadamente 1 HORA e 10 MINUTOS (eu ainda estou testando os aplicativos, e com certeza com prática o tempo de produção diminuirá bastante ainda).

 

Legal, que que cada um desses milagrosos fazem?

 

icon.gif

Box2D (http://www.box2d.org/)

API C++ (com versões para outras linguagens) simula físicas 2D com ótima performance, é meio chato de acostumar, e entender de começo… mas os resultados são excelentes.

 

 

resources:official-cocos-logo-portrait-happy.png?w=160

Cocos2D (http://www.cocos2d-iphone.org/)

Framework que faz a parte gráfica do jogo, então o Box2D calcula, e o Cocos2D renderiza (COMBO!). Só esses 2 juntos já fazem um ótimo trabalho. O problema é o tempo de produção…

… mas agora temos alguns utilitários!

 

 

mzi.ixeoriuf.175x175-75.pngmzi.kmmedamy.175x175-75.png

LevelHelper (http://itunes.apple.com/us/app/levelhelper/id421740820?mt=12&ls=1) e SpriteHelper (http://itunes.apple.com/us/app/spritehelper/id416068717?mt=12)

É o combo para produzir seus mapas, testar as físicas em um modo de debug e exportar para o iPhone em alguns minutos.

Eu achei a documentação um pouco ruim pra falar a verdade, mas os aplicativos ajudam MUITO no tempo de produção.

Não recomendo comprar apenas 1 separado, os 2 funcionam juntos… o LevelHelper utiliza os tilesets do SpriteHelper.

E se você ainda tiver alguns dólares sobrando.. recomendo ainda o VertexHelper Pro.

 

 

mzi.xjanguei.175x175-75.png

VertexHelper Pro (http://itunes.apple.com/us/app/vertexhelper-pro/id411684411?mt=12)

Eu não diria que é obrigatório ter esse utilitário no desenvolvimento de muitos jogos, mas se você quiser uma física realmente perfeita, compre! Ele exporta para Box2D e outras APIs de físicas os vértices de um sprite mais complexo.

 

 

Bom, o demo do Megaman você pode baixar no github: https://github.com/andferminiano/megamandemo-ios

Abs!

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