Anderson Ferminiano 2 Denunciar post Postado Junho 22, 2011 Se você tava esperando por códigos, jogos, e tudo mais de pesquisa e soluções eficientes.. esse post tá cheio. Bora! Há pouco tempo atrás comecei estudar de verdade desenvolvimento de jogos p/ iOS.. pois bem, nunca tinha visto uma solução tão rápida para desenvolvimento de jogos 2D como essa combinação: Cocos2D + Box2D + LevelHelper + SpriteHelper e também o VertexHelper Pro. Cocos2D e Box2D são gratuítos, já a combinação LevelHelper, SpriteHelper e VertexHelper Pro deve ser comprada na App Store (mas não passa dos 100 reais, realmente vale a pena). Fiz um demo com sprites do Megaman (http://www.sprites-inc.co.uk/files/X/X5/MiscBack/) bem simples utilizando a gravidade, você clica na tela e a gravidade se torna oposta, fazendo o personagem “cair” ou “subir” pela atmosfera. É realmente simples o demo, segue o vídeo: (no vídeo tento demonstrar o demo, o código pequeno, o LevelHelper e o SpriteHelper) Mas o impressionante é a integração de físicas, sprites, tilesets e mapas em pouco tempo. Esse demo foi desenvolvido em aproximadamente 1 HORA e 10 MINUTOS (eu ainda estou testando os aplicativos, e com certeza com prática o tempo de produção diminuirá bastante ainda). Legal, que que cada um desses milagrosos fazem? Box2D (http://www.box2d.org/) API C++ (com versões para outras linguagens) simula físicas 2D com ótima performance, é meio chato de acostumar, e entender de começo… mas os resultados são excelentes. Cocos2D (http://www.cocos2d-iphone.org/) Framework que faz a parte gráfica do jogo, então o Box2D calcula, e o Cocos2D renderiza (COMBO!). Só esses 2 juntos já fazem um ótimo trabalho. O problema é o tempo de produção… … mas agora temos alguns utilitários! LevelHelper (http://itunes.apple.com/us/app/levelhelper/id421740820?mt=12&ls=1) e SpriteHelper (http://itunes.apple.com/us/app/spritehelper/id416068717?mt=12) É o combo para produzir seus mapas, testar as físicas em um modo de debug e exportar para o iPhone em alguns minutos. Eu achei a documentação um pouco ruim pra falar a verdade, mas os aplicativos ajudam MUITO no tempo de produção. Não recomendo comprar apenas 1 separado, os 2 funcionam juntos… o LevelHelper utiliza os tilesets do SpriteHelper. E se você ainda tiver alguns dólares sobrando.. recomendo ainda o VertexHelper Pro. VertexHelper Pro (http://itunes.apple.com/us/app/vertexhelper-pro/id411684411?mt=12) Eu não diria que é obrigatório ter esse utilitário no desenvolvimento de muitos jogos, mas se você quiser uma física realmente perfeita, compre! Ele exporta para Box2D e outras APIs de físicas os vértices de um sprite mais complexo. Bom, o demo do Megaman você pode baixar no github: https://github.com/andferminiano/megamandemo-ios Abs! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Ávila 0 Denunciar post Postado Abril 1, 2014 Simples, antigo, mas com informação bem útil, vlw. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites