Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elaine Naomi

Profissão: Analista de Sistemas

Recommended Posts

Olá, pessoal do fórum!

Minha experiência na área de tecnologia não é muito grande e é apenas como programadora php em empresas pequenas.

Quero muito saber como é o desenvolvimento de software em grandes empresas a nível de metodologia e processos.

Li alguns livros sobre engenharia de software e metodologias ágeis mas parecem não condizerem com a realidade.

 

Acho o assunto muito interessante.

E, como aparentemente, o analista de sistemas lida com isso no dia a dia, queria me aventurar nessa área mas não tenho idéia de como ser um analista jr nem de como ser um bom analista.

 

Alguém gostaria de opiniar sobre isso?

Fiquem a vontade para me corrigir também.

 

Muito obrigada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Eu sou registrado como Analista de Sistemas.. no meu caso sou Analista e programador e DBA, minha empresa é grande mas n tinha informática até eu entrar usavam sistemas terceirizados e eu vim para substitui-los...... A parte de Análise que faço se resume em fazer um desenvolvimento do programa no papel, sempre indagar para quê que irá servir tal informação e etc.

 

Estou criando a área comercial da empresa e dps vou para a Operacional.

 

O comercial pediu para mim criar uma área de cadastro de Agentes com Nome, Contato e etc..... Fui até o operacional e tentei descobrir se eles re-utilizariam as informações do agente, descobri que alem do Contato (telefone e email como tinham me pedido) tem que ter o País do agente (agente de exportação aérea), o endereço e o Nextel...

 

Se eu n tivesse feito essa pesquisa teria que dps adicionar os campos dando update nas tabelas e adicionando em todos os agentes o resto das informações.

 

Outra coisa é q eu n recebo um Sistema para programar. Eu faço reunião com o dono da empresa e o gerenta da área (no caso o comercial) e ai eles me dizem o que querem... Eu desenho o design, eu interpreto o que eles dizem, eu tenho q dar um prazo (1 semana/2 semanas/ 1 Mes) e negocio (ao termino da parte comercial irei ter um aumento).

 

Outra coisa é pesquisar sobre o antigo sistema, oque gostavam nele? oque odiavam? por que estão querendo migrar?

 

Essas coisas que não são programação já são trabalho do Analista... Mesmo assim sou inexperiente em Análise e acabo tendo q dar mto FeedBack.

 

 

Ex Programador.

Contratante diz: Crie um campo para cadastro de clientes, terá que ter um campo para CPF, outro para RG, outro para Usuario e senha.

 

Ex. Analista.

Contratante diz: Quero um cadastro de clientes.

Analista: Pra que vai usar?

Contratante: Para gerar faturas para eles.

Analista: Ahhh, vou precisar de campos para CPF/CNPJ, vou precisar de Usuário e senha para ele poder logar e baixar as faturas e etc.

 

 

Ai o Analista vai e Traduz isso para um programador.

 

 

 

Analistas tmb usam documentação UML e coisas do tipo, embora eu saiba eu não uso pois n tenho uma idéia geral do sistema, estou aprendendo sobre Transporte e Logística conforme vou programando, então dividi em módulos, o que dificulta um UML pois talvez eu n precise de algo agora no Comercial que irei precisar no Financeiro dps. Por tanto isso atrapalho no diagrama de caso de Uso e etc.

 

 

 

Em empresas de prestadores de serviços em criação de softwares o Analista é responsável pela negociação e Avaliação das propostas. É responsável em distribuir o trabalho entre os programadores e os padrões de programação para que cada um programe individualmente mas que quando encaixar n dê problema.

 

No meu caso é um sistema ERP portanto é mto grande. Tenho cerca de 70 arquivos na minha pasta do primeiro módulo do sistema, sendo 64 deles apenas linguagem escrita e os outros 6 são Imgs de logotipo e algumas outras coisas. Algumas páginas com rotinas enormes como cálculos de regras de negócio que utilizam várias funcões como javascript para gerar tabelas dinamicas, php para banco de dados, formatação de células, função de calculo e etc. Isso tmb é mto complexo pro meu pouco conhecimento de Análise e acabo dando mto feed back

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, KMRodrigo, muito obrigada mesmo por responder!!!

Deu uma boa idéia da profissão!!

Descobri que já faço um pouquinho disso na empresa aonde estou atualmente. (rs)

 

Não querendo abusar da sua boa vontade, mas mais por curiosidade, como você começou nessa função? Foi por meio de estágio?

 

Obrigada de novo!

 

 

Oi, Eu sou registrado como Analista de Sistemas.. no meu caso sou Analista e programador e DBA, minha empresa é grande mas n tinha informática até eu entrar usavam sistemas terceirizados e eu vim para substitui-los...... A parte de Análise que faço se resume em fazer um desenvolvimento do programa no papel, sempre indagar para quê que irá servir tal informação e etc.

 

Estou criando a área comercial da empresa e dps vou para a Operacional.

 

O comercial pediu para mim criar uma área de cadastro de Agentes com Nome, Contato e etc..... Fui até o operacional e tentei descobrir se eles re-utilizariam as informações do agente, descobri que alem do Contato (telefone e email como tinham me pedido) tem que ter o País do agente (agente de exportação aérea), o endereço e o Nextel...

 

Se eu n tivesse feito essa pesquisa teria que dps adicionar os campos dando update nas tabelas e adicionando em todos os agentes o resto das informações.

 

Outra coisa é q eu n recebo um Sistema para programar. Eu faço reunião com o dono da empresa e o gerenta da área (no caso o comercial) e ai eles me dizem o que querem... Eu desenho o design, eu interpreto o que eles dizem, eu tenho q dar um prazo (1 semana/2 semanas/ 1 Mes) e negocio (ao termino da parte comercial irei ter um aumento).

 

Outra coisa é pesquisar sobre o antigo sistema, oque gostavam nele? oque odiavam? por que estão querendo migrar?

 

Essas coisas que não são programação já são trabalho do Analista... Mesmo assim sou inexperiente em Análise e acabo tendo q dar mto FeedBack.

 

 

Ex Programador.

Contratante diz: Crie um campo para cadastro de clientes, terá que ter um campo para CPF, outro para RG, outro para Usuario e senha.

 

Ex. Analista.

Contratante diz: Quero um cadastro de clientes.

Analista: Pra que vai usar?

Contratante: Para gerar faturas para eles.

Analista: Ahhh, vou precisar de campos para CPF/CNPJ, vou precisar de Usuário e senha para ele poder logar e baixar as faturas e etc.

 

 

Ai o Analista vai e Traduz isso para um programador.

 

 

 

Analistas tmb usam documentação UML e coisas do tipo, embora eu saiba eu não uso pois n tenho uma idéia geral do sistema, estou aprendendo sobre Transporte e Logística conforme vou programando, então dividi em módulos, o que dificulta um UML pois talvez eu n precise de algo agora no Comercial que irei precisar no Financeiro dps. Por tanto isso atrapalho no diagrama de caso de Uso e etc.

 

 

 

Em empresas de prestadores de serviços em criação de softwares o Analista é responsável pela negociação e Avaliação das propostas. É responsável em distribuir o trabalho entre os programadores e os padrões de programação para que cada um programe individualmente mas que quando encaixar n dê problema.

 

No meu caso é um sistema ERP portanto é mto grande. Tenho cerca de 70 arquivos na minha pasta do primeiro módulo do sistema, sendo 64 deles apenas linguagem escrita e os outros 6 são Imgs de logotipo e algumas outras coisas. Algumas páginas com rotinas enormes como cálculos de regras de negócio que utilizam várias funcões como javascript para gerar tabelas dinamicas, php para banco de dados, formatação de células, função de calculo e etc. Isso tmb é mto complexo pro meu pouco conhecimento de Análise e acabo dando mto feed back

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe só vi sua duvida hoje.

 

Como comecei?

Bom na verdade vim para uma empresa que queria um sistema próprio pois o terceirizado, como sempre, tinha muita coisa q n se usava e coisas que precisavam faltava.

 

Fiz uma entrevista com o dono da empresa, eu não tinha enviado curriculo o dono da empresa disse que eu fui indicado pela minha faculdade para o pai de um funcionário que passou para ele... nem sei quem me indicou.

 

Ele me apresentou um programa e perguntou "você consegue fazer algo desse tipo?" Eu disse "Sim, eu não sei tudo mas tenho certeza que consigo fazer" então foi marcado para mim começar na segunda feira.

 

Fiz o exame de admissão para vaga de programador, quando vi o registro na carteira estava como Analista de Sistemas. Achei ótimo e descobri q a área é bem legal. E para mulheres por serem mais comunicativas e etc deve ser muito melhor do que programador para vcs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.