Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

hargon

Envio de imagens para o Facebook gera risco para os usuários

Recommended Posts

Envio de imagens para o Facebook gera risco para os usuários

 

Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh na Pensilvânia, Estados Unidos, descobriu que o Facebook pode estar sendo utilizado como ferramenta de identificação para expor informações confidenciais sobre os usuários.

 

A pesquisa revelou que um em cada três indivíduos envia imagens pessoais para o Facebook. Para testar os problemas que isso pode implicar, pesquisadores escolheram 93 voluntários e usaram apenas uma foto de cada um para rastreá-los na web. Usando um software disponível para o público, os estudiosos demoraram apenas três segundos para encontrar os voluntários na rede social. Munidos de informações pessoais escritas em seus perfis, os pesquisadores conseguiram os primeiros cinco números do seguro social de pelo menos um terço das pessoas.

 

A universidade utilizou a tecnologia de Reconhecimento Facial de Pittsburgh, com o software PittPatt, programa recentemente comprado pelo Google+ . As fotos dos 93 voluntários foram comparadas a um banco de dados público com 261.262 imagens disponíveis de rostos de pessoas, retirados de fotos enviadas para o Facebook. O sistema demorou apenas três segundos para encontrar pelo menos 10 possíveis resultados. E acertou de primeira em um terço das vezes.

 

O responsavel pela pesquisa, professor Alessandro Acquisti, disse que a evolução da tecnologia está levando a uma vigilância democrática. Os pesquisadores acreditam que o facebook, hoje com mais de 750 milhões de usuários, já é o maior serviço de identificação do mundo. Eles acreditam que ladrões de identidade precisam apenas navegar na web por alguns minutos para encontrar fotos e descobrir tudo que precisam saber.

 

O surgimento do reconhecimento facial lançou uma corrida entre Google e Facebook. Em junho, o Google lançou o Google+, site de rede social que ele planeja integrar com o PittPatt. O Facebook, por outro lado, já permitiu que os usuários possam identificar os amigos em suas fotos.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, a quantidade de fotos que foram erroneamente identificadas por programas caiu de 79% em 1993 para 29% ano passado. Entrevistado pelo ‘The Wall Street Journal’, um porta-voz do Facebook disse que nenhum usuário é obrigado a enviar foto alguma para a rede se assim não desejar.

 

Via MailOnline

 

Fonte: TechTudo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fato de que redes sociais são perigosas

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hackers do Anonymous anunciam que vão destruir o Facebook em 5 de novembro

 

18_MHG_tec_anonplus.jpg

 

RIO - Insatisfeitos com a forma como o Facebook lida com a privacidade de seus usuários, hackers do grupo Anonymous querem destruir a rede social no dia 5 de novembro. O plano foi divulgado em vídeo publicado no YouTube com o nome de "Mensagem do Anonymous: Operação Facebook, 5 de novembro de 2011" .

 

"Se você é um ativista hacker ou um cara que quer apenas proteger a liberdade de informação, junte-se à causa e mate o Facebook pelo bem de sua própria privacidade", afirma o narrador do vídeo. "O Facebook passa informações para agências do governo e dá acesso clandestino aos dados a empresas de segurança de modo que elas possam espionar cidadãos de todo o mundo. Algumas dessas firmas, como WhiteHat e InfoSec, trabalham para governos autoritários, como os de Egito e Síria"

 

Em tweet, o grupo Anonymous informou que a OpFacebook está sendo organizada por alguns de seus membros, "o que não significa que todos os membros do Anonymous concordem com ela".

 

Mesmo assim, muita gente desconfia que a operação seja falsa. O especialista em segurança Eugene Kaspersky twittou que a ação não passa de uma blefe.

 

O Facebook não quis comentar o caso.

 

Especula-se que a ofensiva contra o Facebook por hackers do Anonymous tenha a ver com a decisão do grupo de criar uma rede social própria , após suas contas no Google+ terem sido excluídas por serem anônimas (o que a Google não permite).

 

A rede social de Zuckerberg já foi atacada anteriormente, mas nunca numa escala parecida com as já impetradas pelo Anonymous. O grupo foi o respinsável pelo vazemnto dos dados de 77 milhões de usuários da rede de jogos e conteúdo on-line da Sony em abril, além de já ter atacado as redes da Visa, da MasterCard, da Amazon e sites do governo da Síria, entre outros.

 

Fonte: O Globo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Anuncio bombástico

 

Que façam os backups por precaução

Share this post


Link to post
Share on other sites

O próprio Anonymous já negou ter relação com essa ameaça.

Voltando um pouco ao foco do tópico, recentemente a equipe da Sophos mostrou que o Facebook pratica tracking de seu número de celular, mesmo que você não tenha fornecido o mesmo para a rede. Se você utilizou algum dispositivo móvel (smarts, cellphones,e similares) seu número de celular esta visível para sua rede de amigos, sem nem ao menos você saber.

 

Dai foi levantada a hipótese de um de seus contatos cair em um phishing, resultado seus dados expostos a estranho, via terceiros.

 

Ah e o Google+ pratica algo semelhante.

Share this post


Link to post
Share on other sites

×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.