Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

roddreitas

[Resolvido] Sobre técnicas de construção de layout (colunas)

Recommended Posts

Olá amigos! Sou novo aqui no forum e espero aprender muito por aqui. Como todo iniciante, minhas maiores dúvidas estão nas técnicas de construção de layout (especialmente em deixar as colunas laterais no mesmo tamanho do conteúdo). Pesquisando pelo forum e pela internet vi que existem muitas técnicas (faux column com imagem, faux column sem imagem, etc...).

 

Quantas técnicas existem para esse tipo de problema? Quais seriam elas? Quando usá-las? Quais são as mais usadas? Quais vocês preferem? Quais os tipos de layout que vocês mais usam (fluido, elástico, etc...) e porque?

 

Digamos que eu quero construir um site com 5 elementos (cabeçalho, menu de navegação, menu lateral esquerdo, conteudo, rodape). Quais as técnicas mais usadas atualmente (e a melhor) para deixar o menu lateral esquerdo do mesmo tamanho do conteúdo?

 

Poderiam me indicar artigos, tutoriais , etc... que acabem de uma vez com minhas dúvidas?

 

Grande abraço e muito obrigado á todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quantas técnicas existem para esse tipo de problema?

apenas uma, com as suas variações.

Faux Columns. (com e sem imagens).

 

 

Quais os tipos de layout que vocês mais usam (fluido, elástico, etc...) e porque?
depende do conteúdo cara.

Não existe essa de 'tipo de layout' mais usado.

 

O conteúdo do site é que dirá qual layout você deve usar.

Se você for fazer um site institucional com pouco conteudo, não tem nenhum sentido usar layout liquido.

Se for fazer um ecommerce, um layout de largura fixa pode ficar muito ruim..

 

Tudo depende do conteúdo, ele que te dirá.

HTML e CSS resolvem o layout mais adequado para o conteúdo que o Designer propor. E não 'limita' a escolha.

 

 

Digamos que eu quero construir um site com 5 elementos (cabeçalho, menu de navegação, menu lateral esquerdo, conteudo, rodape). Quais as técnicas mais usadas atualmente (e a melhor) para deixar o menu lateral esquerdo do mesmo tamanho do conteúdo?

Aprenda a pensar:

http://wbruno.com.br/blog/2011/10/10/como-iniciar-um-recorte-tableless-comece/

http://wbruno.com.br/blog/2011/10/18/como-iniciar-um-recorte-tableless-ensinando-pensar/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado á todos pela ajuda! Gostaria também de dar os parabéns ao William Bruno pelo site e pelo blog! Muito bom! To aprendendo muito lendo ele! Já está nos favoritos.

 

Bem, só existe a técnica de Faux Columns então? O que me está me deixando confuso é que eu li diversos artigos citando dezenas de técnicas para esse tipo de problema. Por exemplo esse site: http://www.escolacriatividade.com/metodos-para-criar-colunas-de-largura-igual-com-css/. Só ele cita 3 técnicas. Também vi em algum artigo aqui no forum que tem técnicas com javascript e também com jquery que são bastante usadas. Isso só confunde o iniciante. Sei que chega uma hora que fazer um layout é mais uma arte do que um fórmula pronta. Porém não vi nenhum artigo definitivo sobre esse assunto. O pessoal mais experiente bem que podia fazer um artigo DEFINITIVO sobre tipos de layout e técnicas mais usadas para construí-lo. Acredito que essa seja a maior dúvida que um iniciante enfrenta.

 

Pelo que eu entendi, essa técnica (faux columns) serve muito bem pra layouts simples. E os layouts mais complexos (aqueles cheios de firulas) ? Também utilizam essa técnica ou utilizam alguma mais avançada ?

 

Muito obrigado á todos pela ajuda!

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só ele cita 3 técnicas.
a primeira é faux sem imagens, a segunda é um falso faux porém apenas com cor de fundo, e a terceira é o faux normal com imagem.

 

 

Também vi em algum artigo aqui no forum que tem técnicas com javascript e também com jquery que são bastante usadas.
Eu não recomendo de maneira nenhuma você basear o teu layout em javascript.

Imagine que o suporte a essa linguagem pode estar desabilitado, ou o script pode falhar.

Ai irá quebrar tudo para o visitante.

 

 

Isso só confunde o iniciante.

sei disso, já fui iniciante tb.

 

 

Porém não vi nenhum artigo definitivo sobre esse assunto.
não existe, e nunca vai existir.

Nada é definitivo. Ainda mais para web.

 

Antes fazíamos layouts levando em consideração a resolução 800x600, então tinhamos no maximo 760px de largura.

Agora os monitores são bem maiores, e ninguém mais faz sites com menos de 960px de largura(ou algo bem proximo disso).

 

 

 

 

técnicas mais usadas para construí-lo.
a única técnica que realmente importa, é o box model.

Se você for bom em css, aprender o box model completamente, e souber trabalhar bem com a cascata, tanto faz o tipo de layout.

E qualquer tipo de 'técnica' de construção.

 

Não se prenda a tentar aprender técnicas. Técnicas são apenas ferramentas 'prontas', algo que alguém fez uma vez, documentou e deixou 'de graça' o conhecimento para fazer tal coisa.

Se você realmente quiser ir além, estude a base. Entenda como funciona, e então você mesmo será capaz de chegar em todas as técnicas, e criar as suas próprias, por você mesmo.

 

 

 

Pelo que eu entendi, essa técnica (faux columns) serve muito bem pra layouts simples.

serve para todos os layouts de colunas.

 

 

E os layouts mais complexos (aqueles cheios de firulas) ?

oq isso significa ?

Nem sempre layouts tem colunas.

 

Então não se aplica Faux Columns, tão simples qnto isso.

 

 

Também utilizam essa técnica ou utilizam alguma mais avançada ?

esqueça essa de 'procurar técnicas'.

Estude a base. Entenda oque a linguagem faz, e como ela faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.