Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

João Prado

Um design "clean" precisa ser branco?

Recommended Posts

Olá Pessoal, como prometido em outro tópico aqui esta meu post sobre design "clean" e a crença de todos em que ele precisa ser branco.

Como frequentador assíduo do Fórum iMasters, constantemente me deparo com diversas afirmações e sugestões de que um design para ser clean precisa ser branco.

Discordo totalmente desta opinião, acredito que é possível sim criar um design clean utilizando qualquer cor.

Mas, primeiramente, vamos avaliar o que caracteriza um design clean e se a utilização do branco é realmente necessária.

Para considerarmos um site clean, ele inicial precisa ser limpo.

O bom uso de espaços vazios, a boa organização do conteúdo e um conteúdo objetivo, sem muitas firulas, contribuem para esta limpeza visual.

Portanto o uso do branco não é necessário em todos os casos. Podemos sim criar um design clean utilizando de outras cores como base.

Eu particularmente adoro a cor preta, pois ela traz uma imagem mais sofisticada ao trabalho. Se bem feito, com cores em harmonia, o trabalho ficará magnífico, seja utilizando o branco, o preto, o azul, o vermelho, ou qualquer outra cor.

Portanto pessoal, o branco NÃO É regra para sites clean. O que importa é saber criar um layout organizado e bem estruturado, pois é isso que irá definir se o seu trabalho é clean ou não.

Abaixo vou deixar alguns links de sites que utilizam cores escuras como base mas que mantém um conteúdo organizado e limpo.

http://www.royarellano.com/

http://www.pylon.co.nz/

http://www.vetica.com/

http://paiko.de/

Espero que gostem e acompanhem meu blog.

Abraços

João Prado

Até parece que é uma doutrina que DEVE ser seguida. Branco com "creme", banco com cinza, cinza com cinza...

De que adianta um site ser (supostamente) clean, se ele é triste?

Até parece que os desenvolvedores de layout "Photoshop-less" querem criar corredores de hospitais ao invés de sites...

É fácil fazer uma página (escura ou clara) "clean" se ela não tem conteúdo.

O branco é meio que "default" nos design clean pois realmente, se usado em um site com MUITO conteúdo, dá uma impressão mais agradável ao usuário.

Fazer um site limpo — sem o uso do branco — com bastante conteúdo é um desafio maior. Os sites apresentados no post, na minha opinião, não possuem muito conteúdo. Assim é fácil! Entende? Essa questão deveria ser mais explorada no post.

http://www.formfett.net/about/

Gostei tanto do post como do assunto João, mas acho que faltou levantar mais alguns pontos sobre a necessidade do branco em um design clean.

Um site clean que não precisou ser muito branco para que eu gostasse muito: http://johnjacob.eu/

Eu particularmente adoro a cor preta, pois ela traz uma imagem mais sofisticada ao trabalho. Se bem feito, com cores em harmonia, o trabalho ficará magnífico, seja utilizando o branco, o preto, o azul, o vermelho, ou qualquer outra cor.

:clap:

Valeu pelos comentários pessoal.

Diéssica, eu também acho que faltou explorar mais o assunto no post, mas por ser meu primeiro artigo não estava com muita ideia do que escrever.

Como eu disse no post, devemos avaliar cada caso e decidir o que é melhor a ser feito.

Este post foi mesmo para mostrar que o branco não é regra, e sim uma opção. Mais pra frente farei mais alguns posts sobre o tema, inclusive falando sobre a necessidade do branco, como sugerido.

Abraços

João Prado

Muito bom João!

Mas o que estamos esquecendo de citar que o visual clean tão aclamado, não se diz exatamente branco, preto ou amarelo com bolinhas roxas. O que irá fornecer ao nosso cérebro a percepção do 'limpo' é a manipulação correta das áreas negativas.

Isso fornece uma nova visão do problema...

Se a área negativa é o que fornece essa percepção, então porque o branco no preto (e vice-versa) é a combinação preferida?

Verdade Tiago.

No caso a combinação branco no preto (e vice-versa) é a que traz melhor contraste e melhor visibilidade ao conteúdo e, por consequência disto, sites com muito conteúdo em texto ficam melhores se escritos em preto com fundo branco.

O problema é que isto já se tornou um vício, e hoje na cabeça de todos um site clean DEVE ser feito em fundo branco, o que não é verdade, pois não é a cor que define se o site é limpo visualmente ou não, e sim, como você disse, a manipulação correta das áreas negativas.

Acho que o grande problema é que são poucos os designers que ainda pensam em inovar em seus layouts. A maioria busca sempre seguir um padrão, o que deixa o visual dos sites cada vez mais parecidos e menos originais.

A consequência disso é que ao passar do tempo este padrão se torna cada vez mais sólido, e todos se sentem obrigados a segui-lo.

Estou ainda só iniciando os meus aprendizados em design, então não posso dar uma opinião muito bem formada. O que acredito é que é possível sim fugirmos deste padrão de "branco é clean".

Abraços

João Prado

João,

Eu já costumo ver da seguinte forma: se o padrão está consolidado, então está mais fácil de inovar.

O que nós também temos que levar em conta do porque os sites estão "institucionais" demais é a relação econômica da 'coisa'.

Explico: Um site 'padrão' com certeza é desenvolvido MUITO mais rápido do que um site onde deve ser tratadas várias imagens, usar vários artifícios e vário recursos. Visualmente (e vaidosamente) a segunda opção é MUITO melhor (para nós, designers). Mas para o 'chefe' o ideal é mescar as duas opções, o que, como sabemos, nem sempre (na maioria até) dá o resultado esperado.

Voltando ao 'clean', eu defino o da seguinte forma: os elementos necessários para a informação necessária com a diagramação necessária.

Particularmente, considero este site clean: http://www.f-i.com/infographics/civilwar/

O tema é bem interessante João! Seria bom se outros designers, independente da experiência pudesse expor as ideias. :)

Sim, seria interessante mesmo que outros designers opinassem.

Concordo com você quando diz que a "culpa" pelo padrão institucional é a facilidade e economia.

O meu objetivo não é derrubar este padrão, longe disso, eu também sigo este padrão na maioria dos trabalhos.

Concordo também que é mais fácil inovar, mas vejo hoje poucos que buscam essa inovação em seus trabalhos, mesmo que seja mínima.

Gostei bastante do site que você indicou, ele é realmente limpo e bonito, uma boa combinação de elementos.

Concordo com sua definição. Cada caso pede uma forma diferente de se trabalhar. Em certos casos é realmente complicado fugir ao padrão institucional, enquanto em outros há a possibilidade de se criar algo mais diferenciado.

Abraços

João Prado

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.