Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

Um design "clean" precisa ser branco?

Recommended Posts

Olá Pessoal, como prometido em outro tópico aqui esta meu post sobre design "clean" e a crença de todos em que ele precisa ser branco.

 

***

 

Como frequentador assíduo do Fórum iMasters, constantemente me deparo com diversas afirmações e sugestões de que um design para ser clean precisa ser branco.

 

 

 

Discordo totalmente desta opinião, acredito que é possível sim criar um design clean utilizando qualquer cor.

 

Mas, primeiramente, vamos avaliar o que caracteriza um design clean e se a utilização do branco é realmente necessária.

 

Para considerarmos um site clean, ele inicial precisa ser limpo.

O bom uso de espaços vazios, a boa organização do conteúdo e um conteúdo objetivo, sem muitas firulas, contribuem para esta limpeza visual.

 

Portanto o uso do branco não é necessário em todos os casos. Podemos sim criar um design clean utilizando de outras cores como base.

 

Eu particularmente adoro a cor preta, pois ela traz uma imagem mais sofisticada ao trabalho. Se bem feito, com cores em harmonia, o trabalho ficará magnífico, seja utilizando o branco, o preto, o azul, o vermelho, ou qualquer outra cor.

 

 

 

Portanto pessoal, o branco NÃO É regra para sites clean. O que importa é saber criar um layout organizado e bem estruturado, pois é isso que irá definir se o seu trabalho é clean ou não.

 

 

 

Abaixo vou deixar alguns links de sites que utilizam cores escuras como base mas que mantém um conteúdo organizado e limpo.

 

http://www.royarellano.com/

 

http://www.pylon.co.nz/

 

http://www.vetica.com/

 

http://paiko.de/

 

 

 

Espero que gostem e acompanhem meu blog.

 

Abraços

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até parece que é uma doutrina que DEVE ser seguida. Branco com "creme", banco com cinza, cinza com cinza...

 

De que adianta um site ser (supostamente) clean, se ele é triste?

 

Até parece que os desenvolvedores de layout "Photoshop-less" querem criar corredores de hospitais ao invés de sites...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É fácil fazer uma página (escura ou clara) "clean" se ela não tem conteúdo.

 

O branco é meio que "default" nos design clean pois realmente, se usado em um site com MUITO conteúdo, dá uma impressão mais agradável ao usuário.

 

Fazer um site limpo — sem o uso do branco — com bastante conteúdo é um desafio maior. Os sites apresentados no post, na minha opinião, não possuem muito conteúdo. Assim é fácil! Entende? Essa questão deveria ser mais explorada no post.

 

http://www.formfett.net/about/

 

Gostei tanto do post como do assunto João, mas acho que faltou levantar mais alguns pontos sobre a necessidade do branco em um design clean.

 

Um site clean que não precisou ser muito branco para que eu gostasse muito: http://johnjacob.eu/

 

Eu particularmente adoro a cor preta, pois ela traz uma imagem mais sofisticada ao trabalho. Se bem feito, com cores em harmonia, o trabalho ficará magnífico, seja utilizando o branco, o preto, o azul, o vermelho, ou qualquer outra cor.

:clap:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelos comentários pessoal.

 

Diéssica, eu também acho que faltou explorar mais o assunto no post, mas por ser meu primeiro artigo não estava com muita ideia do que escrever.

 

Como eu disse no post, devemos avaliar cada caso e decidir o que é melhor a ser feito.

 

Este post foi mesmo para mostrar que o branco não é regra, e sim uma opção. Mais pra frente farei mais alguns posts sobre o tema, inclusive falando sobre a necessidade do branco, como sugerido.

 

 

Abraços

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom João!

 

 

Mas o que estamos esquecendo de citar que o visual clean tão aclamado, não se diz exatamente branco, preto ou amarelo com bolinhas roxas. O que irá fornecer ao nosso cérebro a percepção do 'limpo' é a manipulação correta das áreas negativas.

 

Isso fornece uma nova visão do problema...

 

 

Se a área negativa é o que fornece essa percepção, então porque o branco no preto (e vice-versa) é a combinação preferida?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade Tiago.

 

No caso a combinação branco no preto (e vice-versa) é a que traz melhor contraste e melhor visibilidade ao conteúdo e, por consequência disto, sites com muito conteúdo em texto ficam melhores se escritos em preto com fundo branco.

 

O problema é que isto já se tornou um vício, e hoje na cabeça de todos um site clean DEVE ser feito em fundo branco, o que não é verdade, pois não é a cor que define se o site é limpo visualmente ou não, e sim, como você disse, a manipulação correta das áreas negativas.

 

 

Acho que o grande problema é que são poucos os designers que ainda pensam em inovar em seus layouts. A maioria busca sempre seguir um padrão, o que deixa o visual dos sites cada vez mais parecidos e menos originais.

 

 

A consequência disso é que ao passar do tempo este padrão se torna cada vez mais sólido, e todos se sentem obrigados a segui-lo.

 

 

Estou ainda só iniciando os meus aprendizados em design, então não posso dar uma opinião muito bem formada. O que acredito é que é possível sim fugirmos deste padrão de "branco é clean".

 

 

 

Abraços

 

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João,

 

Eu já costumo ver da seguinte forma: se o padrão está consolidado, então está mais fácil de inovar.

 

 

O que nós também temos que levar em conta do porque os sites estão "institucionais" demais é a relação econômica da 'coisa'.

 

Explico: Um site 'padrão' com certeza é desenvolvido MUITO mais rápido do que um site onde deve ser tratadas várias imagens, usar vários artifícios e vário recursos. Visualmente (e vaidosamente) a segunda opção é MUITO melhor (para nós, designers). Mas para o 'chefe' o ideal é mescar as duas opções, o que, como sabemos, nem sempre (na maioria até) dá o resultado esperado.

 

Voltando ao 'clean', eu defino o da seguinte forma: os elementos necessários para a informação necessária com a diagramação necessária.

 

Particularmente, considero este site clean: http://www.f-i.com/infographics/civilwar/

 

O tema é bem interessante João! Seria bom se outros designers, independente da experiência pudesse expor as ideias. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, seria interessante mesmo que outros designers opinassem.

 

Concordo com você quando diz que a "culpa" pelo padrão institucional é a facilidade e economia.

 

O meu objetivo não é derrubar este padrão, longe disso, eu também sigo este padrão na maioria dos trabalhos.

 

 

Concordo também que é mais fácil inovar, mas vejo hoje poucos que buscam essa inovação em seus trabalhos, mesmo que seja mínima.

 

 

Gostei bastante do site que você indicou, ele é realmente limpo e bonito, uma boa combinação de elementos.

 

 

Concordo com sua definição. Cada caso pede uma forma diferente de se trabalhar. Em certos casos é realmente complicado fugir ao padrão institucional, enquanto em outros há a possibilidade de se criar algo mais diferenciado.

 

 

 

Abraços

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.