Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Murilo Estrela

Briefing? O que é?

Recommended Posts

"Brief (ing) = Dossiêé um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções"

Wikipédia

 

 

O Briefing é popularmente conhecido como “perguntas”, e isso é um erro de interpretação, ele mais parece um relatório onde estarão dispostos os dados cruciais para começar a campanha de comunicação visual. Deve-se iniciar qualquer trabalho com o Briefing, ele é essencial.

 

De um modo geral o Briefing serve para conhecer melhor a empresa ou cliente para quem você, Designer, irá trabalhar. Um briefing bem elaborado deve lhe proporcionar conhecimentos como a área de atuação da empresa, como ela trabalha, linha de pensamento que ela segue, e que ela pretende ao futuro e etc, coletando assim informações sobre o cliente que auxiliarão na criação do seu trabalho. Antes de começar um trabalho, seja ele Logotipo, Layout ou qualquer outro, deve-se elaborar um Briefing de acordo com sua necessidade.

 

Essa definição sobre Briefing achei bem legal:

 

"O briefing é o começo de tudo. Ele traz as informações que as equipes da agência que não têm contato direto com o cliente precisam para desenvolver qualquer trabalho. E, por isso, um bom briefing dá trabalho para fazer. Primeiro para o cliente, que tem que saber exatamente o problema que a agência precisa resolver e fornecer as informações que ela vai necessitar para isso. Depois para a equipe de atendimento, que precisa reunir o máximo de informações e passá–lo corretamente para as outras equipes."

Cezar Calligaris

 

Ou seja, é necessário que conheça o seu cliente e que tente de alguma forma pensar de forma similar à dele. Estude, analise e veja quais são os problemas que a empresa tem, e tente soluciona-los.

 

O Briefing irá determinar a eficiência do futuro logo, ou Layout que você contruirá.

 

Resumidamente:  

 

"Briefing é a forma eficaz de se conectar com o cliente, e de conhecer um pouco do trabalho que você terá dentro da empresa, conhecendo os pontos altos e baixos, e com a ajuda do cliente definir uma estratégia de elaboração, seja de um site, ou de uma campanha de marketing, por exemplo."

 

Fonte: http://cafedodesigner.blogspot.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.