Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MissDraw

curso nelves

Recommended Posts

Ooooooooi gente, meu primeiro tópico aqui, venho fazer um pergunta em relação ao curso Nelves =)

A um tempo conheço o curso Nelves, famoso por casa dos exelentes resultados que os alunos conseguem, mais pra mim curso online é sempre suspeito será mesmo possível ter um ótimo resultado mesmo sendo pela internet, sei existe cursos

presenciais mas é em SP, n tem como pra mim.

Gente, entao o que vcs acham, fasso ou n fasso? Vocês fariam?

Comentário de pessoas que fizeram o curso seriam ótimos!! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de ainda nao ter feito o curso, pretendo um dia fazer (assim que me surgir a oportunidade para me dedicar). Conheco o material que é de otima qualidade e as criticas do mestre nelves dispensam comentários, o cara sabe ensinar.

 

Se o aluno é interessado vai aprender bastante.

 

abraço.

 

Jackson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nelves é o cara, conheço os trabalhos e a sua reputação como profesaor, creio que o curso online deva valer a pena, ja q as dicas, as apostilas e etc sao as mesma do curso presencial! Claro, nao deve haver comparaçoes entre as aulas face a face com o mestre Nelves e o curso pelo pc mas, como disse o lung(vulgo jackson!:D),o cara sabe ensinar, de perto ou de longe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom,

Já pesquisei muito sobre o curso Nelves e vou compartilhar com vcs o que acho sobre ele:

 

Meu primeiro contato com o desenho deve ter sido na barriga da minha mãe, mas o aprendizado das técnicas foi a partir dos 10 anos, onde fiz um curso de desenho artístico durante 1 ano e meio (por aew, rs).

O curso n era ruim nem ótimo mas foi com ele que tudo começou, sempre é difícil saber por onde começar a desenhar.

 

Um tempo se passou.... Conheci o site do Nelves, e vi seus trabalhos.... Fiquei assim: O.O, e ao mesmo tempo mt feliz pois ele dava aulas presenciais e online.

 

Na época gostava muito de desenho realista, então meu maior sonho era fazer aquele curso. Mas estava muito indeciso em fazer ou n, por isso deixei rolar e busquei outras alternativas para evoluir no desenho realista...

 

1 ano se passou e a evolução foi mediana, meu trabalhos eram bem inferiores ao do Nelves, e isso fez com que eu quisesse fazer de qualquer jeito o curso dele...

 

Mas antes de fazer qualquer coisa você deve pesquisar sobre ela, certo?

Foi o que eu fiz, através de 'matérias' na internet e conversas com pessoas que realizaram o curso percebi que n era aquilo q eu queria:

O relato dessas pessoas fez com que eu desistisse de fazer o curso, após descobrir como Nelves consiguia as proporções perfeitas e que levava em torno de 40 hrs para realizar um retrato.

Pensei, pensei... e cheguei a conclusão: Pra que vou desenhar algo durante 40 hrs podendo tirar uma foto em 1 segundo.

O grande barato do desenho é você mostrar que é um desenho, se eh q vcs me entendem.

 

Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém, pelo contrário, desenho hiper realista requer muita paciência, concentração, dedicação e habilidade.

Por isso atualmente o meu principal objetivo é criar meus próprios desenhos, n fazer 'cópias'.

Mais meu conhecimento em retratos realistas me ajudou pois a pouco tempo fazia alguns retratos por mês para uma revista do meu município.

 

Aew vem sua pergunta: Fazer ou n fazer... Eis a questão

 

Depende do seu estilo de desenho.

Na minha opinião o curso Nelves serve pra você retratar fotos com um realismo absurdo

Caso queira criar seus proprios desenhos (sem retratar uma foto) não acho muito aconselhado

 

O grande aprendizado do curso nelves é o sombreamento... muito detalhado.

 

Já vi muitas entrevistas do Nelves e achei ele super esforçado e muito simpático!

Ele nunca fez curso na vida... foi tudo na raça! Por isso que adimiro muito ele.

Já trabalhou como ilustrador, mas atualmente dá aulas e faz desenhos hiper realistas por encomenda.

Ou seja, a vida proficional dele é totalmente 'voltada' ao hiper realismo... ou seja...

 

Quer ser uma desenhista de hiper realismo? Faça o curso, e n deixe de comprar esse livro 'j. d. Hillberry - Drawing Realistic Textures in Pencil'

 

Em relação a sua outra pergunta: 'Você faria o curso?'

Não faria, por motivos já explicados. ^^

 

E otra coisa... É possivel sim ter ótimos resultados com cursos online, depende apenas do curso e do empenho do aluno!

 

Boa Sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sancho,

Voce tem razao. O curso ensina desenhar o que está vendo numa foto, transferir o máximo de detalhes com os lápis para a folha o que se ver na imagem de referencia.

Eu gosto, apesar de ainda faltar muito para eu chegar ao nivel almejado. Para mim, é uma gostosa terapia.

 

Miss,

Se voce pretende criar desenhos sem usar referencia, como mangá, cartoon etc, o caminho nao é um curso de hiper realismo, como o curso nelves ou charles laveso ou jd hilbery etc etc etc.

 

No atelier tem um topico com "infinitos" links sobre criaçao de desenhos.

 

abraços.

 

Jackson Dias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nooooossa, muito obrigada pelaas respostas! sancho, dimais sua explicação, mas afinal, como é que ele consegue as proporções certinhas? Brigada gente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nooooossa, muito obrigada pelaas respostas! sancho, dimais sua explicação, mas afinal, como é que ele consegue as proporções certinhas? Brigada gente!

 

Pelo pedaço de aula que me mostraram, parece que ele utiliza um "retroprojetor de pobre", uma técnica que era utilizada antigamente para se fazer desenhos animados (Flip Book), só que no caso são utilizados como ponto de partida fotografias impressas em preto e branco e não desenhos à mão livre.

 

 

Se o curso for montado apenas em cima disso (não tenho certeza disso) e se você ainda não tem um bom conhecimento dos fundamentos do desenho, acabará presa ao que o fotógrafo idealizou caso se utilize de fotografias tiradas por terceiros. Além disso, ficará restrita a desenhos de tamanho pequeno e terá dificuldade de encontrar imagens na internet que permitam ampliações que mantenham uma qualidade aceitável.

 

É bom verificar, além do que os colegas citaram, também essa questão. Mas você tem que fazer a escolha visando onde você deseja chegar. Não sei o que você já sabe de desenho. E cada sapato tem um pé.

 

Com relação ao curso ser pela internet, acho que não prejudica muito não. Claro que um curso presencial seria melhor, mas se o curso for bem montado você se beneficiará bastante dele. Lembrando que qualquer curso, presencial ou não, é apenas abreviações de caminhos. O aprendizado vem sempre no momento auto-didata. Se não se empenhar em se exercitar e se aprimorar não aprende nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gulias,

 

O metodo que pouco te mostraram foi totalmente enganoso.

 

Por algumas redes sociais é explicado o metodo que é utilizado para manter a proporçao, as vezes para alguns pessoas é até dificil entender se nao for explicado por video, como o nelves faz.

 

Em relaçao ao metodo utilizado, pra mim, sinceramente é o de menos... há diversos métodos para manter a proporçao (ex: grades). o que vai contar é as tecnicas para fazer as texturas que é o que dar o grandioso realismo no desenho.

 

Pessoal,

 

Vale salientar que apesar de parte do conteúdo teórico do curso nelves ter sido espalhado pela rede em sites piratas, que o mesmo nao tem qualidade de nada sem o acompanhamento do nelves, é perda de tempo estudar esse conteudo sem o acompanhamento do mestre.

 

Destaco ainda que o método e o curso são patenteados, de autoria do nelves. Que qualquer conteúdo do curso postado por aqui vai ser considerado pirataria, e o usuário terá problemas com as regras do forum/administraçao do fórum imasters.

 

só lembrando que nao estou "puxando saco" ou ganhando valores em dinheiro ou de qualwuer outra maneira. Só nao gosto das falsas informaçoes e busco deixa-las claras.

 

topico muito aproveitativo para o esclarecimento de dúvidas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nooooossa, muito obrigada pelaas respostas! sancho, dimais sua explicação, mas afinal, como é que ele consegue as proporções certinhas? Brigada gente!

 

Miss,

Na minha opinião acho desnecessário contar seu processo de proporção, até porque n quero te influenciar na escolha, a única coisa que precisa saber eu já disse:

 

Fazer ou n fazer... Eis a questão

 

Depende do seu estilo de desenho.

Na minha opinião o curso Nelves serve pra você retratar fotos com um realismo absurdo

Caso queira criar seus proprios desenhos (sem retratar uma foto) não aconselho o curso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente eu tomei uma decisão, pelo o que vcs falaram, se eu fisesse o curso ficaria limitada apenas com o desenho realista, mas eu parei pra pensar como disse vcs, e qual a graça de fazer uma cópia?, e se o método de proporção é como gulias disse ai mesmo que n teria graça, mesmo q fosse em grade. Sancho, consigui um pdf desse livro q me aconselhou, mesmo com meu péssimo inglês já vi que vai ser muito útil.Eu pretendo seguir carreira em arquitetura mas pretendo fazer freelances (nao sei como escreve, hihi) de desenhos no geral, para me manter na faculdade que pretendo entrar daqui a 1 ano. Como vou fazer desenhos sem saber cria-los?. Se o grande aprendizado do curso é o sombreamento como vcs disseram, eu prefiro aprender pelo livro que o sancho indicou. Mas levar 40 horas em um desenho não vale a pena no meu ver, tire uma foto oras! é melhor, hhihi, bjs gente e obrigada por tudo!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom que os comentários te ajudou a encontrar o que estava procurando.

 

mas lembre-se, fazer "cópias" e criar desenhos sao coisas totalmentes diferentes, cada um com seu valor, nao dar nem pra comparar na minha opiniao.

 

Da forma que foi comparado é o mesmo que dizer:

 

"pra que perder horas treinando artes marciais para um combate já que posso usar uma arma de fogo"

 

porque "perder"(dedicar é o termo mais apropriado) tempo num desenho? questao de gosto individual.

 

nao quero desviar o foco do tópico, mas já que sairam essas ramificaçoes, tomei a liberdade para me expressar.

 

abraços,

 

Jackson Dias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gulias,

 

O metodo que pouco te mostraram foi totalmente enganoso.

 

Por algumas redes sociais é explicado o metodo que é utilizado para manter a proporçao, as vezes para alguns pessoas é até dificil entender se nao for explicado por video, como o nelves faz.

 

Em relaçao ao metodo utilizado, pra mim, sinceramente é o de menos... há diversos métodos para manter a proporçao (ex: grades). o que vai contar é as tecnicas para fazer as texturas que é o que dar o grandioso realismo no desenho.

 

Pessoal,

 

Vale salientar que apesar de parte do conteúdo teórico do curso nelves ter sido espalhado pela rede em sites piratas, que o mesmo nao tem qualidade de nada sem o acompanhamento do nelves, é perda de tempo estudar esse conteudo sem o acompanhamento do mestre.

 

Destaco ainda que o método e o curso são patenteados, de autoria do nelves. Que qualquer conteúdo do curso postado por aqui vai ser considerado pirataria, e o usuário terá problemas com as regras do forum/administraçao do fórum imasters.

 

só lembrando que nao estou "puxando saco" ou ganhando valores em dinheiro ou de qualwuer outra maneira. Só nao gosto das falsas informaçoes e busco deixa-las claras.

 

topico muito aproveitativo para o esclarecimento de dúvidas

 

Jackson, só pra esclarecer:

 

O vídeo que eu vi me foi mostrado por um aluno que disse estar fazendo o curso na ocasião. E não há crime nenhum em mostrar um vídeo a uma outra pessoa e nem crime essa outra pessoa ver um vídeo pelo qual não pagou. Numa biblioteca ou mesmo numa livraria você pode consultar vários livros sem pagar e não corre risco nenhum de ser preso. Numa casa de discos você pode escutar parte das faixas também. E, de qualquer forma, não postei o vídeo em questão. Postei um vídeo que é público para ilustrar uma outra coisa, que é utilizada há mais de cem anos e não possui patente.

 

Para que fique claro a todos, não cabritei nada da internet e nem incentivo ninguém a fazê-lo.

 

Quanto ao método em si, também não tenho qualquer restrição. Nenhum método ou ferramenta faz qualquer desenho. Quem o faz é o desenhista. Apenas citei porque foi questionado no tópico aberto e, para que a colega levasse em consideração algumas colocações porque não sei, como citei, que fundamentos ela conhece e nem onde pretende chegar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jackson...

você tem toda razão... O maior prazer de um desenhista está no processo da obra, o que importa é estar feliz no que está fazendo, independente do tipo de desenho e quantidade de horas gastadas nele... Mas claro que cada um tem um modo de pensar...Uma coisa q valorizo muito no desenho é a criatividade, pra mim desenhos que usam o método de proporção do Nelves não necessitam da sua criatividade, e quando eu disse

 

Pra que vou desenhar algo durante 40 hrs podendo tirar uma foto em 1 segundo.

 

Quis me referir ao meu atual momento no desenho... Que tenho como objetivo criar próprios desenhos sem referências e logo, sem uso de 'grade' ou métodos similares. E com certeza, quando eu estiver em um nível desejado, buscarei novas técnicas para melhorar meu desenho hiper realista.

Espero n ter ofendido ninguém. ^^

 

Miss,

Acho q pegou um pouquinho pesado no seu ultimo coment, mas q bom que conseguiu tomar uma decisão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fique tranquilo Gulias, da forma que se expressou parece que eu me expressei mal para voce e te acusei de está postando e/ouincentivando a piratária...

Relaxe, nao é isso... é que pelo rumo que a conversa/detalhes tava tomando, logo alguem poderia postar algo que prejudicasse a si mesma ou ao fórum

 

então comentei pra todos afim de evitar tal coisa.

 

espero nao haver magoas, nao tive intençao de acusar ou ofender...

 

como voce mesmo e outros mais antigos por aqui sabem, sou muito "chato" quanto a evitar poluição de conteúdo no fórum.

 

Tranquilo Sanches, entendo sua colocaçao/situaçao e nao deixa de ser válida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.