Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FK.

layout entre outros...

Recommended Posts

Iaew galera, não tenho muita manha com criação de layouts, mas eu quero muito aprender, tanto é que vou projetar um site de uma empresa de sistemas de informação. Percebi a necessidade de desenhar todo o ambiente antes de começar a codificar o site, mas o que fiz até hoje foi ler boa parte do manual do photoshop CS5, e fazer uns 2 ou 3 tutoriais de layout de site, porém, na questão de codificação HTML, PHP, CSS, Javascript já tenho uma certa "experiência".

 

Eu queria saber o que eu preciso pra começar a criar uns layouts bons. Passei olhando por diversas páginas, mas parece que a criatividade não vem, é muito dificil, além disso, não fasso idéia do que colocar num site de sistemas de informação.

 

Eu queria umas idéias de pessoas que já tem experiência com layout de sites e o que eu posso fazer pra ta praticando uns layouts nas horas vagas pois, quando fui fazer uns aqui, saiu umas coisas bem horrorosas kkk.

 

Outra coisa que não fasso a mínima idéia de como se faz, é aqueles desenhos vetoriais ou banners para sites. Esses desenhos vetoriais são criados na "mão" ?

 

Vlw ae pessoal !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo!

 

 

Bem... como diria o saudoso Jack, vamos por partes.

 

--

 

O que é necessário para fazer layouts bons?

A resposta não é simples. Vai desde a relatividade de saber 'o que é um layout bom' passando pela experiência do profissional.

Mas posso dizer que o consenso é:

 

- Conhecer a teoria da coisa: Arquitetura da informação, teoria das cores, conhecer o que atrai seu público alvo, além de tipografia são itens básicos para qualquer designer. Não digo que você deve ser ESPECIALISTA ULTRA MASTER POWER UPPER FOREVER em todas as áreas descritas. Se conseguir ser, meus parabéns! Mas saber o básico delas, como é implícito, é o básico. Estude e pratique!

- Conhecer o seu software de trabalho: Fireworks, Photoshop, Illustrator, Pixelmator, Gimp... tanto faz. De nada adianta você ser especialista na teoria e não souber como colocar aquilo em prática. Estude e pratique muito! ².

- Design de interfaces também é uma arte: Quanto antes você entender isso, menos problemas você terá. Você faz um design para pessoas, não para máquinas. Faz para quem tem sentimentos, não bytes. Aprenda a usar isso ao seu favor!

 

E por último, mas talvez o mais importante:

 

- Se você não sabe fazer design, não quer aprender ou as duas opções: Deixe esse trabalho para quem sabe fazer. As vezes os gestores acham que o profissional deve saber tudo: aquela power animação em flash junto com uma hiper composição de imagens dentro de um ultra moderno (e bonito!) layout feito em html95, css563 e programado em python com banco de dados oracle. Mas não caia nessa e sempre atue na área que você gosta e tem "a mão pra coisa". Tem gente que só sabe programar o faz perfeitamente bem. Tem gente que só sabe escrever para web (web writters) e é especialista nisso. E tem que gente que faz design. :)

 

 

Espero que responda a(s) sua(s) pergunta(s).

 

Vá tentando, praticando e estudando. É única coisa que você pode fazer que de forma alguma será perda de tempo. :)

 

 

Abraços e bom final de semana! :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, bom dia...

 

Primeiramente, obrigado por estar repondendo...

 

Você disse que deve conhecer a teoria da coisa, então você citou alguns tópicos. Esse tipo de teoria, é abordado em assuntos de web design ?

Se for, então um livro de Web Design como esse pode me ajudar com essas coisas ?

 

Você também disse que deve conhecer a ferramenta de trabalho e eu estou usando o photoshop, dai fiz um tutorial, montei só o topo com o tutorial e o resto eu tentei me virar né.

 

Veja o que saiu:

 

rq7i503363pti8vppcbb.png

 

Acredito que pra quem ta começando não está tão ruim, além disso, é apenas para teste e você que deve ter mais conhecimento com isso vai detectar diversos erros de layout nessa imagem hseshaueas.

 

Dai ontém a noite, eu só olhei pra uma imagem de um layout num tutorial, e tentei fazer tudo sozinho, eu até consegui, mas fico parecido com esse aí.

 

Em relação ao terceiro item eu não entendi. Como assim design de interface ? Você está se referindo a retoque de imagens e alguns efeitos em imagens ?

 

Por último, você disse que se a pessoa não sabe desenhar um layout, então deixe para quem sabe fazer. Bom, eu acredito que se eu me esforçar talvez eu aprenda, é tudo questão de tempo e pegar um bom material como estudo.

 

Eu realmente quero aprender, mas quando vou começar a desenhar um layout, não sei muito bem por onde começar, se é que estou começando da maneira certa. Como funciona um planejamento de um layout? Por onde começo ?

 

Novamente, você acha que aquele livro que eu citei ou qualquer outro livro de Web Design pode me ajudar ?

 

Obrigado por me responder e desculpa por mais perguntas :/

 

Bom final de semana pra você também ! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiramente, apenas um livro não vai te "ensinar" tudo o que você precisa saber. Ao meu ver, livros do tipo servem mais para consulta do que para o aprendizado em si.

 

A melhor forma de aprender é se inteirando em cada assunto que faz parte do design. A observação é muito importante também. Você pode não perceber mas existe design em tudo, portanto observe tudo a sua volta e aprende com isto.

 

E o ponto, que para mim é o mais importante, sempre questione. Sempre questione porque determinado elemento esta aqui, por que determinada cor esta ali, etc. Isso lhe guiará em seu aprendizado.

 

 

Quanto a sua dúvida quanto ao design de interface, esta é a área responsável por desenhar a interface do software, deixá-lo de fácil entendimento e utilização para o usuário. O web design esta dentro desta área.

 

 

Quanto ao livro, eu não o conheço, mas alguns livros que me ajudaram em meu aprendizado foram:

 

Design/Web/Design

Design para quem não é designer

Não me faça pensar

Getting Real (não é sobre design, mas é um tema importante, irá te ajudar a simplificar seu projeto)

 

 

Abraços e boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala João, beleza ?

 

Valeu por responder.

 

Olhando a descrição de cada um dos livros, percebi que todos eles são bem interessantes. Nunca pensei que poderia ter tanta teoria e conceito sobre o assunto.

 

Esse livro que você me passou por link, irei ler conforme vai sobrando tempo.

 

Vlw mesmo ! :grin:

 

Pode ter certeza que vou lê-los.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw ! :grin:

 

Aqueles livros que você citou no tópico que eu criei do fórum Design Geral, são bem interessantes, mas eu queria saber se seria melhor eu lê-los primeiro ou praticar alguma coisa com photoshop. Dai ou eu começo a ler os livros ou pratico algum tutorial na internet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade tudo faz parte do aprendizado.

 

Meu conselho é que você pratique ao mesmo tempo em que aprende. Conforme você for aprendendo novos conceitos, você vai implementando-os em seus layouts.

 

Combine também estas leituras com pesquisas pela internet. Existem muitos blogs com bom conteúdo sobre design.

 

Desta forma você irá observar sua evolução, verá o que melhorou e o que precisa melhorar.

 

 

Como eu disse, o mais importante é observar e questionar.

 

 

Seja também sempre detalhistas e tenha consciência de que sempre terá algo a melhorar.

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que sou um pouco iniciante entende, é minhas primeiras experiências com design.

 

Mas vou seguir seu conselho. Obrigado pelas respostas, por tirar minhas dúvidas e citar aqueles livros que talvez eu nunca saberia da existência deles.

 

Valeu mais uma vez...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.