Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Aender

Como aplicar a proporção áurea trabalhando com o Photoshop

Recommended Posts

Olá pessoal tudo bem ?

A muito tempo eu venho tentado entender um conceito importante de Design que é a proporção Áurea. Já vi vários trabalhos , alguns, com pouquísimas imagens e arte bem simples ,mas com um impacto muito grande devido ao uso da proporção áurea.Bom, eu sei bastante sobre o conceito , mas não sei como usar na prática; gostaria da ajuda de vcs para me ajudar a como usar a proporção área em meus trabalhos no photoshop, como dimensionar corretamente os elementos no photoshop para criar um folder ou banner usando a proporção áurea por exemplo.Desde já muito obrigado pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aender,

 

Não entendi exatamente tua dúvida. Confesso que não conhecia esse conceito de "Proporção Aurea". Talvez eu conheça por outro nome, tente ser um puco mais claro no que você precisa, seria proporção para margens de sangramento impressão e fechamento do arquivo? é isso?

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aender,

 

Não entendi exatamente tua dúvida. Confesso que não conhecia esse conceito de "Proporção Aurea". Talvez eu conheça por outro nome, tente ser um puco mais claro no que você precisa, seria proporção para margens de sangramento impressão e fechamento do arquivo? é isso?

 

Abraços!

 

Olá WilliansS !!! Então minha dúvida é realmente sobre como aplicar na prática a proporção áurea, não é sobre fechamento de arquivo não.A proporção áurea é um conceito matemático,mas é muito usado em Design, não vou entrar em detalhes aqui mas vou deixar um link http://www.designontherocks.xpg.com.br/proporcao-divina-todo-designer-precisa-conhecer/ .Como falei , meu interesse em saber aplicar a proporção áurea é que ela torna o Design do trabalho bem mais harmonioso, de forma que até com poucos elementos você conseguirá um impácto bem melhor no trabalho.Em suma é você organizar os elementos (Imagens, texto etc) de forma harmoniosa .O que não sei é como aplicar isso no Photoshop, como dimensionar esses elementos no palco de forma que estejam na proporção áurea. Obrigado pela participação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aender, agora entendi sua dúvida, confesso que não estou por dentro más tudo que se relaciona a design é de meu interesse então vou olhar o link que voce me mandou e ajudar você nessa da maneira como eu puder =).

 

Abraços!

 

-------

 

Aender, encontrei um link em inglês de como aplicar a "proporção divina" à trabalhos relacionados a WEB - LINK

 

Li meio por cima lá, más percebi que é um conceito muito interessande, apesar de que muita gente inclusive eu, hahaha, não saiba fazer uso dele.

 

De repente a gente pode debater um pouco aqui sobre essa tal proporção divina para desenvolver melhor isso, o que acha?

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aender, agora entendi sua dúvida, confesso que não estou por dentro más tudo que se relaciona a design é de meu interesse então vou olhar o link que voce me mandou e ajudar você nessa da maneira como eu puder =).

 

Abraços!

 

-------

 

Aender, encontrei um link em inglês de como aplicar a "proporção divina" à trabalhos relacionados a WEB - LINK

 

Li meio por cima lá, más percebi que é um conceito muito interessande, apesar de que muita gente inclusive eu, hahaha, não saiba fazer uso dele.

 

De repente a gente pode debater um pouco aqui sobre essa tal proporção divina para desenvolver melhor isso, o que acha?

 

Abraços!

 

Valeu pela dica WilliansS ,vi agora seu post, depois vou ler o artigo completo. Então rapaz, será um prazer pra mim debater esse assunto, pois acho de grande importancia.Eu estou começando agora no Design , e achei interessante o conceito pois permite que se possa obter um trabalho com um impacto muito grande usando muitas vezes de pouquíssimos elementos, basta saber posicionar os elemetos de forma correta na proporção áurea.Como é um conceito matemático não sei como seria isso no Photoshop,mas descobri que uma das técnicas é criar um retângulo chamado " retângulo àureo" , a partir daí deve-se posicionar os elementos de acordo com esse retângulo , usando a grade no palco do Photoshop daria para visualizar melhor .Encontrei na net um plugin que permite criar a proporção áurea, mas não baixei nem instalei ainda para testar.http://powerretouche.com/Divine_proportion_tutorial.htm. Vou tentat fazer isso agora depois posto aqui o resultado.Abraço e obrigado.

 

Achei mais um link aqui , esse é ótimo , além de explicar a proporção áurea, explica outro conceito importante em design que é a lei dos terços.Acho que agora vou me arriscar a criar uma arte só para testar os conceitos.

 

http://www.entreculturas.com.br/2011/03/curso-de-fotografia-aula-4/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai Roger?

 

Cara, estou sempre pronto para compartilhar ideias sobre assuntos relacionados a arte em geral... você está interessado nesse conceito de proporção Divina? Tem algum conhecimento sobre?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! Vendo este tópico, me lembrei do seguinte: eu criei Formas Personalizadas da Golden Ratio para serem utilizadas no Photoshop. Eu as havia postado há tempos aqui no iMasters...porém, devido a problemas no fórum, muitas postagens se perderam, essa entre elas.

 

Então, fiz o seguinte: acabei de postar esse e outros recursos no meu blog. Acessem esta postagem, Inclusive ali há alguns links sobre composição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.