Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

WilliansS

Proporção divina, proporção aurea

Recommended Posts

Boa noite galerinha beleza?

 

Há algum tempo um amigo do fórum levantou uma questão muito interessante sobre a chamada "proporção divina". Trata-se de um conceito que eu até então desconhecia, porém ele enriquesse muito o trabalho e acredito que qualquer variável que possa tornar mais "vistoso" nossa arte ou profissão é bem vindo, afinal, hoje em dia ter um diferencial é muito importânte, por tal motivo, decidi compartilhar com vcs um pouco sobre o que seria essa tal de "proporção divina" ou tantos outros nomes pela qual ela é conhecida. Observem quanta matemática está envolvida e o nível disso tudo, quem diria uhauhauha... Espero que curtam.

 

Clique aqui para acessar o link

 

FONTE: Wikipedia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TUDO na natureza existe a Proporção Divina. TUDO MESMO.

 

--

 

 

Uso muito em meus layouts essa proporção, principalmente explanada em retângulos. O interessante dela é que, de fato, aumenta significativamente a percepção da informação ou conceito. É algo que está, inclusive, "pré-programado" em nossos olhos.

 

 

Grande tópico WilliansS!

 

Alguém sabe me dizer se existe alguma logo feita com essa proporção?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande tópico mano Will...

 

como o Tiago disse, a proporção divina, proporção áurea, proporção de ouro, etc. esta em tudo.

 

Eu acompanho muito o DesignBlog, e vou deixar aqui alguns artigos la que falam, não só sobre a proporção divina, mas sobre a matemática no design.

 

O que é proporção divina

Fórmulas matemáticas para um design perfeito

 

Esta é uma ferramenta que faz para você o cálculo da proporção divina.

 

 

Eu confesso que não chego nem próximo de usar algo do tipo em meus trabalhos, mas gostaria. Na verdade é mais preguiça falta de tempo para pesquisar a fundo e testar as possibilidades.

 

 

@Tiago, eu vi uma vez um artigo que falava que o logo da Apple utiliza a proporção divina, vou procurar e se achar eu posto aqui para vocês. Acho que tinha mais alguns logos la também.

 

 

 

edit -

 

Fiz uma pesquisa aqui e achei mais algumas referências, inclusive o artigo que fala sobre o logo da Apple.

 

Apple e proporção áurea - Choco La Design

Proporções áureas - Choco La Design

Proporção áurea - Design in a Box

Proporção divina - todo designer precisa conhecer - Design on the Rocks

 

 

Se souber de mais algum eu posto aqui.

 

 

Abraços

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei também do tópico

 

É um assunto bem interessante

 

Assim como é muito interessante ser comum encontrar esta proporção por ai em especial na natureza mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom João!

 

Este link é realmente excelente, ensina bem de forma bem didática o assunto.

 

--

 

Quem quiser um enunciado de como calcular a proporção áurea de determinado elemento:

Divisão em média e extrema razão.

A partir de um segmento de 10 unidades, determina-se a sua seção áurea multiplicando-o por 0,618 (média). Para encontrar-se um segmento maior, em extrema razão, deve-se multiplicar as dez unidades iniciais por 1,618.

 

Esse trecho foi retirado da wikipedia.

 

--

 

Mas se alguém quiser poupar alguns minutos de seu tempo e partir para o ataque, esta ferramenta vai ajudar... ;)

 

--

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma questão que não ficou muito clara para mim é a seguinte: eu utilizo o cálculo da proporção áurea apenas para a largura dos elementos, ou num layout, por exemplo, eu também devo utilizar para a altura?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João Prado

Sim, você pode usar para calcular a altura dos elementos. Mas note que nem sempre isso será possível , visto que em muitos casos os box são expansíveis de acordo com o conteúdo.

 

--

Silvio Oliveira

Não entendi a sua colocação, poderia ser mais claro e conciso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi Tiago.

 

Apenas por curiosidade, tem alguma mídia em que podemos aplicar a proporção divida tanto na altura quanto na largura, sem termos estes problemas de box expansíveis?

 

 

 

Off: erro meu ai no seu post, fui marcar +1 e cliquei no -1 por engano =z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João Prado

 

Claro! Vídeos, alguns tipos de enquadramento de fotos, outdoor's... são várias formas. Não é regra, mas é sempre um recurso a mais na hora de criar. :)

 

 

Off.: Hahahahah, from hell seu -1! :P

 

No stress man!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi.

 

Outra questão que veio a mente agora é: o cálculo se aplica apenas para a estrutura do site (topo, conteudo, sidebar, etc.), ou os elementos também (logo, imagens, fontes, etc.)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João Prado

Tudo depende do foco que você quer dar. Depende de formatos padrões que existem na internet. Ou seja, vários fatores.

Algo que posso dizer por experiência pessoal é: use na estrutura de organização esta regra. Use na diagramação. Se aplica maravilhosamente bem.

E mais uma coisa: não se prenda a isso. Use como recurso a mais e não como linha delimitadora de criatividade e opções.

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou procurar mais informações e posto pra vcs nesse mesmo tópico. Não imaginei que a proporção era tão usada assim no dia a dia, confesso que apesar de trabalhar Há anos com design nunca me dei ao trabalho de estudar a proporção divina própriamente dita.

 

Achei muito interessante o conhecimento e a busca por tal vinda de vocês. Eu já achei algumas coisas da proporção aplicada a layouts por exemplo. Más infelizmente não encontrei muitas coisas quando o assunto é proporção divina na pintura digital.

 

Abraços galerinha!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.