Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Queirooz

Dificuldade com Desenho Realista

Recommended Posts

Boa noite a todos!

Bom, queria saber se tem alguem aqui que ja seguiu o método do livro Desenhando com o Lado Direito do Cérebro pode me tirar uma dúvida:

 

Terminei ja o capitulo da primeira habilidade do desenho, percepção de arestas...estou praticando bastante antes de ir para os espaços negativos.. porem esta surgindo um problema..

Ja consigo fazer a transição quase que intencionalmente, meus desenhos melhoraram, sinto isso.. o problema é que.. eu vou desenhar um sapato por exemplo. Desenho no plano de imagem, passo para o papel.. na hora de desenhar mesmo, o desenho sempre sai ou maior ou diferente do esboço que tinha feito no papel! ele sai real, nas proporções certas..porem comparado com o esboço que eu fiz ele sai totalmente destinto... como posso corrigir isso? Pke se calculei antes para fazer do tamanho X é porque eu preciso fazer o desenho no tamanho X rs me ajudem galera @@

Na verdade ele sempre acaba ficando um pouco diferente do esboço que fiz... é normal isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos!

Bom, queria saber se tem alguem aqui que ja seguiu o método do livro Desenhando com o Lado Direito do Cérebro pode me tirar uma dúvida:

 

Terminei ja o capitulo da primeira habilidade do desenho, percepção de arestas...estou praticando bastante antes de ir para os espaços negativos.. porem esta surgindo um problema..

Ja consigo fazer a transição quase que intencionalmente, meus desenhos melhoraram, sinto isso.. o problema é que.. eu vou desenhar um sapato por exemplo. Desenho no plano de imagem, passo para o papel.. na hora de desenhar mesmo, o desenho sempre sai ou maior ou diferente do esboço que tinha feito no papel! ele sai real, nas proporções certas..porem comparado com o esboço que eu fiz ele sai totalmente destinto... como posso corrigir isso? Pke se calculei antes para fazer do tamanho X é porque eu preciso fazer o desenho no tamanho X rs me ajudem galera @@

Na verdade ele sempre acaba ficando um pouco diferente do esboço que fiz... é normal isso?

 

Colega, não posso opinar pelo livro, que apenas folheei, mas sugiro o seguinte, como método alternativo ou adicional:

 

Arruma uma folha de transparência, faz as quadrículas no computador e imprime ou faz as quadrículas diretamente na transparência com caneta. Depois faz uma espécie de moldura com cartolina ou papel cartão e inventa algo pra servir de suporte para que o conjunto possa ficar em pé como se fosse um porta retratos.

 

O nome disso é prancheta reticulada, se não falha a memória.

 

Depois você faz um arranjo com o objeto que você vai desenhar de forma que esse "porta-retratos" com a transparência quadrículada fique entre você (na posição que vai desenhar) e o objeto. Eleja um ponto no objeto em determinada àrea da transparência (de preferência em algum cruzamento de quadrícula) para tentar observar o objeto sempre da mesma posição e distância. Faz as quadrículas no papel de acordo com o tamanho do desenho que você quer e mão na massa. Vai apagando as quadrículas conforme vai terminando trechos do desenho.

 

É um método bastante eficiente para fazer desenhos a partir de modelos reais.

 

Nesse caso você faz o desenho diretamente no papel de desenho, sem fazer esboços prévios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.