Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

aquelecorrettor

Motivações para Reengenharia no Site da Maior Imobiliária do Mundo...

Recommended Posts

Olá Colegas da área de TI.

 

Este posto é uma continuação do que inicialmente foi discutido no Post do seguinte tídulo:" Otimizar o Site da Maior Imobiliária do Mundo em PHP", presente no seguinte link:

 

http://forum.imasters.com.br/topic/464685-otimizar-o-site-da-maior-imobiliaria-do-mundo-em-php/

 

 

Novamente peço inicialmente conselhos se estou no caminho certo, mas resolvi criá-lo para melhor podermos trabalhar visto que este é específico para expor e ampliar as motivações de materialização do referido projeto. Aí vão elas então em itens para facilitar. Pediria que quem, por ventura, vier a criar outras, também o faça em itens sendo que assim ficará mais fácil para quem quizer participar do projeto avaliar:

 

1. A primeira motivação é a criação de uma solução de site imobiliário com a colaboração dos colegas do forum imasters para amenizar o Caos no Transporte. Justifico isto com a alegação de que nossa área é uma das grandes responsáveis direta e indiretamente pela rotatividade profissional o que leva a muitos profissionais da área da tecnologia da informação e outros indiretamente envolvidos com esta a terem que várias vezes mudarem de emprego e de clientes e por consequencia a dependerem cada vez mais de transportes onde o CAOS está cada vez maior, o que os levas a um estresse indireto causado dentre outros motivos pelas tranqueiras no trânsito.

 

Penso que uma solução amenizar tais problemas pode estar no fato de buscar-se alguma residência próxima ao seu local de trabalho e aí o envolvimento direto ou indireto com corretoras e corretores de imóveis com vistas a buscar o imóvel ideal;

 

Para quem não vivenciou isto, pode saber mais a respeito da recente greve dos transportes e outros links a ela relacionados que abaixo cito:

 

 

Portanto, a principal MOTIVAÇÃO além do compartilhamento e refinamento de conhecimentos em cima de algo que percebi que o mercado necessita, é permitir que os colegas da área de TI que tenham que mudar de habitação, muitas vezes por motivos profissionais, possam ter também sob seu controle uma rede de profissionais confiáveis que agilizem com eficiência e eficácia o aluguel ou a aquisição de imóveis perto do seu local de trabalho gastando menos em tempo e dinheiro com transporte e por consequência diminuindo seu estresse, muitas vezes gerado pelo transporte onde estão incluídas tranqueiras no trânsito;

 

Em suma, sou um corretor e avaliador de imóveis legalmente habilitado no CRECI e COFECI e também profissional da área de tecnologia da informação e estou me propondo a desenvolver um novo site focado nas novas necessidades impostas pela alta rotatividade profissional que leva muitos profissionais a terem que mudar a trajetória de seus trabalhos.

 

Fico no aguardo então de seus pareceres, me desculpando desde já pelo excesso de informações, mas o que fiz pensando que são necessárias, mas estou aberto a sugestões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, para começar acho que você deve primeiro "se achar" nas suas ideias, depois começar a organizá-las.

 

 

Seu texto demonstra claramente que vocês esta pensando muito como corretor, e não como desenvolvedor. Parece que você quer vender a ideia, vender o sistema, e não arrumar parceiros para criar o sistema.

 

 

 

O que um sistema precisa para dar certo e o que os possíveis parceiros querem saber:

 

- O problema (para que exista uma solução, deve existir um problema, e não, o caos no transporte não é o tipo de problema que se espera ser solucionado por um sistema de imobiliária.)

 

- A solução (ou pelo menos uma ideia do que deve ser feito.)

 

- Diferenciais (esta claro que já existem muitas soluções no mercado para o que você propõe. Quais serão os diferenciais do seu sistema? Como ele vai se destacar frente aos concorrentes?)

 

 

Acho que estes três pontos devem ser a base do projeto, depois entram viabilidade e retorno. Existem outros pontos que ainda devem ser tratados mais além.

 

 

Isto pensando no desenvolvimento de um sistema colaborativo. Agora, se o que você quer é que alguém faça para você, pois é algo que realmente seu texto da a entender, sugiro que crie um tópico na seção de ofertas para freelancers, explique sua necessidade e alguém entrará em contato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, para começar acho que você deve primeiro "se achar" nas suas ideias, depois começar a organizá-las.

 

Seu texto demonstra claramente que vocês esta pensando muito como corretor, e não como desenvolvedor. Parece que você quer vender a ideia, vender o sistema, e não arrumar parceiros para criar o sistema.

 

Grato pelas observações Sr. Prado.

 

Realmente em grande parte tens razão...A correria e muitas vezes até mesmo a individualidade convencional do mercado de imóveis pode acabar efetivamente interferindo na nossa personalidade, principalmente no meu caso que estava trabalhando até pouco tempo numa unidade da maior imobiliária do mundo por onde tinha acesso a imóveis e informações pertinentes ao mesmo por intermédio de um SISTEMA INTEGRADO em mais de 6000 unidades distribuídas em mais de 80 países e ainda buscando estudar todo este para propor melhorias.

 

Mas muito do que você colocou aqui penso que já foi esclarecido no outro tópico que trata do problema em questão. Mas para facilitar a análise dos participantes vou responder abaixo tuas colocações.

 

 

O que um sistema precisa para dar certo e o que os possíveis parceiros querem saber:

 

- O problema (para que exista uma solução, deve existir um problema, e não, o caos no transporte não é o tipo de problema que se espera ser solucionado por um sistema de imobiliária.)

 

- A solução (ou pelo menos uma ideia do que deve ser feito.)

 

- Diferenciais (esta claro que já existem muitas soluções no mercado para o que você propõe. Quais serão os diferenciais do seu sistema? Como ele vai se destacar frente aos concorrentes?)

 

 

Acho que estes três pontos devem ser a base do projeto, depois entram viabilidade e retorno. Existem outros pontos que ainda devem ser tratados mais além.

 

 

Isto pensando no desenvolvimento de um sistema colaborativo. Agora, se o que você quer é que alguém faça para você, pois é algo que realmente seu texto da a entender, sugiro que crie um tópico na seção de ofertas para freelancers, explique sua necessidade e alguém entrará em contato.

 

 

Reforço que não quero que ninguém faça para mim sozinho.

 

Realmente quero trabalhar COLABORATIVAMENTE junto com quem possa se interessar no mesmo colocando a disposição minha experiência de mais de 15 anos na área da tecnologia da informação e também esta recente experiência em cima desta que até então é reconhecida em vários países como a maior imobiliária do mundo, MAS onde pude observar várias otimizações que podem ser feitas de modo a criar mais atratividade aos produtos oferecidos e credibilidade aos serviços e profissionais disponibilizados principalmente em áreas tais como a de aluguéis.

 

 

Um sistema ao meu ver para dar certo ao meu ver precisa no mínimo de um objetivo bem definido e de colaboradores comprometidos cada um com suas potencialidades em torno deste.

 

 

Do PROBLEMA, nasce a SOLUÇÃO que ao meu ver deve vir após esta etapa DE BRAINSTORM que está inciando com as MOTIVAÇÕES por onde penso em unir interessados no mesmo e destes coletar informações para que após compiladas nos permitam ter um OBJETIVO o mais claro possível a FOCAR.

 

Reforço que com relação ao CAOS TRANSPORTE uma das melhores SOLUÇÕES seria as "Vitimas deste problema" terem oportunidades dinâmicas de mudarem de residência para que possam RESIDIR PRÓXIMO A SEUS LOCAIS DE TRABALHO e por CONSEQUÊNCIA perder MENOS TEMPO E DINHEIRO COM TRANSPORTE.

 

Reforço que ALGUNS POUCOS QUE TENTAM ENCONTRAR SOLUÇÕES, acabam, de uma hora para outra, quando mudam de trabalho, muitas vezes, tendo que ir em busca de corretores, construtoras e imobiliárias para acharem uma residência mais próxima de sua nova ocupação, seja ela comprada, ou na MAIORIA DAS VEZES LOCADA.

 

Perceba que, caso se consiga criar um sistema mais dinâmico e atraente, em COLABORAÇÃO COM OS PROFISSIONAIS AQUI DESTE FÓRUM, poder-se-á cadastrar IMÓVEIS, CORRETORES E INTERESSADOS EM IMÓVEIS NUMA ÚNICA BASE DE DADOS INTEGRADA INICIALMENTE EM TODO BRASIL, ou seja, numa base de dados centralizada com profissionais confiáveis a quem nós ou nossos amigos e demais pessoas do nosso círculo profissional que queiramos ajudar, possam recorrer para mudar de residência e assim ELIMINAR OU MINIMIZAR EM SUA VIDA OS PROBLEMAS COM TRANSPORTE ATÉ O TRABALHO.

 

 

Quanto aos DIFERENCIAIS. Realmente estava pensando em fazer tal proposição para outros contatos que tenho da área de TI que efetivamente se interessariam, mas DECIDI fazer aqui pois PERCEBI SER UMA BELA OPORTUNIDADE DE COMEÇARMOS JUNTOS UM PROJETO DESDE O ZERO, UTILIZANDO FERRAMENTAS LIVRES e, SE POSSÍVEL PHP ORIENTADO A OBJETOS, nas quais confesso que estou desatualizado justamente por nos últimos tempos estar muito envolvido com o mercado de imóveis.

 

OUTRO grande diferencial é que passei quase um ano estudando este sistema da maior imobiliária do mundo, sendo que percebo existirem como já falei muitas funcionalidades que podem ser melhoradas, em especial porquê este roda focado em plataforma microsoft, o que ao meu ver pode acabar por dificultar a interação com muitos dispositivos móveis que cada vez invadem o mercado e influenciam cada vez mais nossas vidas, assim como também a dos profissionais do ramo de imóveis, sendo que nestes ainda existe o que chamaria de EVOLUÇÃO DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL que necessitará de ALTERNATIVAS PARA INTEGRAÇÃO.

 

Creio que estes argumentos já são suficientes para esclarecer suas dúvidas, mas se precisar de mais, por favor me avise que passo a ir em busca de novos. Ok ?

 

Agradecido até então, fico no aguardo de mais colaborações e questionamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você, novamente, não falou nada com nada.

 

Veja bem, se você define o problema e todos os derivados deste, fica imensamente mais fácil determinar uma solução.

 

O CAOS NO TRANSPORTE NÃO É UM PROBLEMA VÁLIDO.

 

 

Não é um sistema imobiliário que irá resolver isso. Esquece esse "problema", abra sua mente para um problema real, algo que realmente exista. No caso de onde você trabalhava seria a falta de compatibilidade com dispositivos mobile.

 

 

Quando eu falo de diferenciais, eu digo entre os principais sistemas do mercado, não apenas o sistema da empresa onde você trabalhou.

 

 

 

Separe os três pontos que citei. Inicie pelo problema. Explique-o, defina tudo o que for relacionado a este tópico.

 

Fazendo isso a solução ficará mais clara, então você poderá deixar a criatividade rolar.

 

Depois foque nos diferenciais.

 

 

 

Uma dica: para que o pessoal se interesse em participar você deve explicar muito bem todos estes pontos, principalmente o último. Existem diversos sistemas no mercado que fazem o que você quer propor. Para que o pessoal embarque no projeto eles precisam ver algum futuro nisso, algum objetivo final.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você, novamente, não falou nada com nada.

 

Veja bem, se você define o problema e todos os derivados deste, fica imensamente mais fácil determinar uma solução.

 

O CAOS NO TRANSPORTE NÃO É UM PROBLEMA VÁLIDO.

 

 

Valeu João, mas podemos ir por partes então ?

 

Pode começar me respondendo apenas por que o CAOS NO TRANSPORTE não é um problema válido ?

 

você acha que um sistema imobiliário com uma base de dados de imóveis maior integrada inicialmente por todo o país e centralizada não viria a falicitar a aquisição ou aluguel de imóveis facilitando que as pessoas consigam com maior dinamicidade imóveis próximos a seu local de trabalho ?

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é válido pois não é um problema que necessite diretamente do sistema imobiliário, muito menos que será resolvido simplesmente com a criação do sistema. Se o transporte esta um caos, o problema é do governo e ele tem que resolver.

 

Um exemplo de problema que pode ser aplicado ao seu caso:

 

- Existem diversos sistemas imobiliários disponíveis, mas nenhum tem integração com dispositivos mobile.

 

- Existem sistemas bons, mas nenhum é usável ou atrativo.

 

 

Estes são dois exemplos do que poderia ser uma "motivação" para a criação do seu sistema.

 

Olá...

 

Você persiste numa retórica floreada e sem objetividade. Isso não é legal.

 

Não vou repetir novamente o que postei no outro tópico.

Sendo mais objetivo, vou te ajudar a consertar a "prosa".

Comece pelo título:

 

 

Motivações para Reengenharia no Site da Maior Imobiliária do Mundo.

:seta:

Reengenharia??

 

Motivações para Reengenharia no Site da Maior Imobiliária do Mundo.

:seta:

Projeto de desenvolvimento de sistema WEB para setor imobiliário.

 

Sugestão para conteúdo

 

Olá tenho em mente um projeto para XXXX

 

Apresentação

(sem muito lero, lero... apenas o que você faz, qual a especialidade, etc..)

 

Meus planos são:

1. AAA

2. BBB

3. CCC

4. DDD

...

 

Qual a sua visão sobre os temas?

 

Obrigado pela atenção

 

Outras observações importantes já foram mencionadas nos post #2, #4 e #6.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, concordo tanto com o Joao, quanto com o hinon, acho o texto confuso e sem um foco objetivo e claro.

 

Note que precisamos primeiro nos ater ao objetivo principal e primario do negócio:

Imobiliária -> vender imoveis.

Isso serve para qualquer imobiliária de qualquer tamanho, não importa se é a do zé ou se é (segundo palavras suas) a maior do mundo (algo que honestamente duvido que exista ou seja, apenas diz isso porque não conhece um concorrente de igual porte).

 

Baseado nos sistemas que já utilizei, o que eles tem de bom ? O que precisaria ser melhorado ?

Hoje em dia acesso via mobile é pré-requisito básico para muitos segmentos de negócio, entre eles o setor imobiliário.

 

O sistema publico de transporte é reflexo de uma politica de incompetencia e descaso que se arrasta por decadas e infelizmente, não é o setor imobiliario que vai resolver isso.

 

O que o setor imobiliario pode, é apontar imoveis melhor localizados em relação ao trabalho do cliente, e que também estejam servidos da infra-estrutura necessária para as necessidades diárias do cliente (supermercado, academia, centros de compras e entretenimento, etc....)

Porém isso nem sempre é possivel, seja pelas condições financeiras do cliente, seja pelas outras condições como preferencia por imoveis situados numa determinada região em detrimento de outras, ou por caracteristicas da cidade (afinal nem todas são metrópoles ou grandes cidades), para isso é necessário levantar outras opções para o cliente seja de imovel, seja facilidade a meios de transporte e consumo.

 

O mercado imobiliário possui inumeras particularidades e desenvolver um sistema básico para ele, existem aos milhares, mas desenvolver sistemas que se utilizem de ferramentas modernas como geo-localização, geo-referenciamento, etc..., demanda muito tempo e profissionais com bons conhecimentos e que se dediquem a isso quase que integralmente por alguns meses para poder ter um sistema realmente decente.

 

Desenvolver um sistema desses, creio ser pouco provavel de faze-lo de forma voluntária e colaborativa, pois o produto final disso será um sistema de alto valor comercial e todos precisam ser recompensados pelo esforço empenhado, e sabemos que confiar que os lucros (se houver) serão divididos de forma justa e honesta é bem dificil de acontecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por enquanto lhes agradeço, principalmente ao "template" proposto pelo Hinon...

 

Creio que é algo assim que estava precisando inicialmente para estabelecermos um protocolo inicial de comunicação...

 

As complementações do Vinícios também foram importantes em contraste com as do Prado. Estou agora refletindo sobre uma forma de colocar o que tenho em mente no "template" proposto pelo Hinon. Assim que o fizer, posto aqui novamente.

 

E caso alguém que leia aqui tenha novas idéias para um sistema no setor imobiliário que seja inovador e que realmente esteja em falta no mercado pode ir postando que vou ver se também consigo encaixar no template.

 

Muito obrigado até então.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde colegas...

 

Só tou passando aqui para avisar que não esqueci deste projeto...só estou ainda em fase de pesquisas baseado no que aqui foi colocado por vcs, de modo q fazer um tópico melhorado sobre o mesmo buscando suprir a maioria das deficiências ora levantadas...

 

Abraço a todos e um excelente início de semana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerando que estamos em um país que discursa inovação, mas que ainda tem dificuladades em entendê-la e enfrenta barreiras sociais para aplicá-la, devo concordar com o Prado. Vai ser difícil vender seu peixe.

Também concordo com o hinom, seja objetivo. Escreva objetivos mais claros, faça as pesquisas, calcule os retornos financeiros.

Porém, não deixe de lado seu espírito inovador. Se o caos no trânsito não é um problema que pode ser resolvido com uma imobiliária, muito menos eram dificuldades de habitação e contrução serem resolvidas com containers.

É disso que estou falando quando digo que existem barreiras para inovação. Para inovar, você não precisa que as pessoas estejam implorando na rua por uma solução específica - Precisamos de viadutos! - Só precisa enxergar aquilo que está na cara, e ninguém percebe, ou ninguém se dispõe a fazer. Ou mesmo criar a solução para um problema que as pessoas nem sabiam que existia.

Você ganha muitos pontos, por estar fazendo isso com um problema social e mundial. Fique ligado nos concursos de inovação, se informe sobre o Finep, procure apoio no Sebrae.

 

Na minha opinião, você pode dividir em dois focos:

1 - Estruturar seu projeto pensando nos investidores e parceiros. Pense em diferenciais, modelo de negócio, fatores financeiros, aceitação do mercado. Usando todas as dicas que o pessoal te deu aqui. E cuide dos concorrente: O site morecerto foi vencedor do Sinapse da inovação 2012, com uma idéia bem parecida (Por isso considero o trânsito teu diferencial).

2 - Não perca a vontade de resolver o seu problema inicial, sempre abrindo a cabeça para encontrar soluções geniais para tal. Com sua explicação, acho que ainda não encontrou uma solução extraordinária, mas acredito que encontrará se realmente quiser. Como vai quebrar as barreiras?

 

Um exercício válido é exagerar, sem preconceitos (assim como deveria ser um brainstorm).

Quer ver algumas idéias:

- Apartamentos compactos e baratos, com garagem em pontos da cidade específicos, que você pode alugar para passar as noites, em dias que seu carro não pode circular por causa do rodízio.

- Sistema de localização de terrenos para construção de novas sedes, com base na localização dos funcionários.

E por ai vai. Podem ser bobagens, mas isso vai te fazendo pensar com mais clareza, te ajuda a se desapegar de idéias que não levam a nada, e focar no que pode ser um real diferencial.

 

Desculpe o discurso, não resisti.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia colegas.

 

Desculpe-me pela ausências, mas precisava refletir bastante diante desta "missão"

 

Segue então um link para dar um Start nela onde está sendo feita uma proposta de avaliação dos sites das 2 maiores imobiliárias do mundo.

 

 

http://forum.imasters.com.br/topic/468549-sites-das-2-maiores-imobiliarias-do-mundoo-que-melhorar/

 

Saudações

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que falta foco ai no seu projeto. Você não sabe bem o que quer fazer, só sabe que quer fazer algo e que é no setor imobiliário.

 

 

Quando você definir seu objetivo, ficará muito mais fácil trabalhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia João.

 

Desculpe-me pela demora.

 

Ainda não entendi a falta de foto pois estou separando o projeto em etapas para facilitar e esta etapa agora é uma avaliação destes 2 sites das maiores imobiliárias do mundo no setor imobiliário comparando-os entre si.

 

Como perfeição na tecnologia não existe, mas sim a busca constante desta, com certeza cada site destes tem algo que o outro não tem e vice-versa, o que penso que se pode enumerar com vistas a fazer um site melhor que os 2 inicialmente complementando este com as melhores funcionalidades de cada um.

 

Numa próxima etapa sim, após enumerar as devidas comparações, daí sim se começaria o projeto do novo site.

 

Consegui ser mais claro agora ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que todos que lerem os seus posts já entenderam desde aquele primeiro tópico..

 

Numa próxima etapa sim, após enumerar as devidas comparações, daí sim se começaria o projeto do novo site

 

em negrito, uma denominação para isso é "pesquisa de mercado" ou "análise de mercado"..

 

isso nao está encaixando na sua "proposta", pois isso faz parte do projeto... o projeto não vai começar depois da análise...

 

você já fez tal análise ?

o assunto já tem quase 2 meses.. nesse meio tempo, o que você fez ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem a sua proposto. Mas fica aí as dicas baseadas no que eu compreendi:

 

A - Quais são as necessidades do website ?

B - Por que são necessidades ?

C - Qual a solução para cada uma ?

 

O que você quer em especifico não é vender um sistema, mas sim solucionar problemas da empresa, para isto identifique o que ela faz e suas necessidades e como você pode ajudar.

 

1 - Ela faz vendas, convença ela que vender fica mais fácil com um site melhor, e o que seria este site melhor ?

 

Pesquise grandes websites com o mesmo foco e procure os resultados deles, depoimentos e etc...

 

Uma boa dica para você(a partir dos 10 minutos até o final):

* O cliente não compra o seu website, mas sim uma solução. No caso por exemplo, mais vendas, melhor comunicação com os clientes, maiores possibilidades, crescimento da marca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.