Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Revista INFO

[Redes] WD Live Wire joga a internet na rede elétrica

Recommended Posts

Avaliação do editor Airton Lopes

imagem

2 x 4 Fast ethernetCriptografia de 128 bitsVeloc.: 25 MB/s (nominal) e 2,9 MB/s (real)190 g

 

Avaliação do editor Airton Lopes

 

Paredes grossas, encanamentos, plantas, aquários, bebedouros, forno de micro-ondas e até a altura onde estão os equipamentos. A lista de fatores que atrapalham o bom funcionamento do Wi-Fi é grande. Em locais em que as interferências inviabilizam a rede sem fio, uma solução descomplicada para conseguir conexão estável é aproveitar a fiação elétrica para a montagem da rede doméstica. O kit WD Livewire, formado por dois adaptadores com quatro portas Ethernet, faz isso com extrema facilidade. Um deles fica ligado no roteador e na tomada. O outro só precisa estar plugado em qualquer tomada da casa para ficar apto a fornecer acesso à rede. A instalação é plug and play. Só é preciso cuidado para não ligar os adaptadores em estabilizadores ou filtros de linha. A desvantagem da solução elétrica é a menor velocidade. No INFOlab, a transferência de dados pela fiação foi feita em até 2,9 MB/s. Nos mesmos pontos, a velocidade por Wi- Fi foi de 3,2 MB/s.

 

Avaliação do editor Cauã Taborda

 

Com taxas de transferência inferiores às de um roteador comum, o WD Live Wire pode parecer um hub como qualquer outro. Seu uso, no entanto, traz vantagens ao ambiente corporativo (em um pequeno escritório) ou mesmo em casa. Como dito acima, o aparelho transfere a conexão de internet do modem e cria uma rede pelos cabos da rede elétrica. A vantagem imediata é fazer com que a rede chegue a todos os cômodos de um apartamento, sem a necessidade de um repetidor de sinal, roteador muito potente ou instalação de cabos. Essa situação é comum em apartamentos onde muitas paredes ou vigas de concreto funcionam como barreiras para o Wi-Fi.

 

Nesse cenário há um grande problema: o uso de eletrodomésticos. Qualquer aparelho com um motor de indução – batedeira, liquidificador, secador, processador de alimentos, etc – reduz drasticamente a velocidade da transmissão. Nos testes do INFOLAB, a velocidade de 10,3 Mbps caiu para 5 Mbps quando uma batedeira passou a funcionar no mesmo ramo elétrico. Quando as tomadas de vários cômodos (como cozinha e sala) estiverem ligadas em um mesmo disjuntor no quadro de força, situação comum em muitos apartamentos, o Live Wire irá apresentar esse problema. Uma solução é instalar filtros nas tomadas desses eletrodomésticos, evitando que o motor devolva carga para a rede e reduza a velocidade de conexão enquanto você prepara uma vitamina.

 

 

 

Nas empresas, onde é menos provável que uma máquina de lavar ocupe o mesmo ramo elétrico das tomadas, o Live Wire pode chamar atenção pela segurança. Por não emitir sinal Wi-Fi, a rede instalada pelo aparelho é menos suscetível a invasões. Para que um hacker tenha acesso à rede compartilhada pela fiação elétrica, é necessário que ele se conecte presencialmente usando uma das pontas do Live Wire, e também que a criptografia de 128 bits seja quebrada.

 

Para gerenciar a rede a Western Digital inclui o software WD Livewire Utility. Pelo programa é possível acessar informações como computadores conectados, qualidade do sinal e MAC adress de cada dispositivo. Também é possível configurar uma senha e criar uma rede privada, fazendo com que somente os dispositivos com a chave correta fiquem conectados.

 

Veja mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

to lembrando quando li isso na revista a uns anos atrás porém ainda estava em fases de testes em uma cidade ao qual não me lembro o nome...

 

se não me engano, poderíamos nos comunicar pelo telefone através da rede elétrica. O problema era - e sempre será - a inteferência de alguns equipamentos.

O que acabava inviabilizando o projeto. pois teriam de instalar filtros diretamente nos postes de rede elétrica :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.