Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Isac Galvao

Desenhar é "dom" ou treino?

Recommended Posts

Gostaria se saber a opinião de artistas e candidatos a artistas.

Ha pssoas que acham que desenhar, pintar, etc é um "dom" de nascença, que o verdadeiro "talento" não pode ser aprendido. Qual sua opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que existe um pouco de cada.

 

Algumas pessoas possuem uma habilidade maior em observar e aprender técnicas de desenhos,pinturas e etc, (até conclusões científicas apontam isso, já que o lado direito do cérebro, que é responsável pelo emocional e artístico, em alguns é mais desenvolvido) e creio que essas pessoas tem sim um certo "dom", ou facilidade para as artes!

 

Porém, conheço pessoas que desenvolveram essa capacidade de observação com o tempo, com treino e dedicação, aprimorando a sua capacidade de transicionar do lado esquerdo para o direito!

 

Enfim, percebo que na maioria dos casos relatados aqui no fórum (inclusive o meu) as pessoas desenham desde criança ou jovens mesmo, e depois de um tempinho treinando,percebem que podem melhorar o nível dos desenhos,buscam mais técnicas e acabam se encontrando aqui no iMasters! Rsrsrs :)

 

Se elas nascem com o dom ou não, varia muito, mas no final ainda acho que tanto as que nescem com dom quanto as que se dedicam chegam ao mesmo patamar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que existem "aptidões"; como em todos os ramos do conhecimento.

 

Eu considero que, se não houver limitações físicas, havendo aptidão, a única coisa que pode impedir uma pessoa de fazer algo bem feito, desde bater palmas até consertar um telescópio espacial, é a preguiça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais treino do que dom. Tem gente que desenha bem desde criança, mas fica só naquilo, não busca fazer nenhum curso nem nada. Em compensação conheço várias pessoas que desenhavam mal, mas que hoje desenham muito bem devido ao esforço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria se saber a opinião de artistas e candidatos a artistas.

Ha pssoas que acham que desenhar, pintar, etc é um "dom" de nascença, que o verdadeiro "talento" não pode ser aprendido. Qual sua opinião.

...na verdade é um dom que precisa de treino...mas quem não tem o dom podera treinar e ser um bom desenhista...

sou autodidata e desenho desde os 4 anos...pelo que me lembro...KKK

pa230808p.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é necessário também estudo de algumas técnicas que ajudarão o desenhista a ser mais ágil na hora de criar sua arte. Suponhamos que alguém peça para você desenhar uma cobra, aí já vem a idéia e você desenha uma cobra "genérica", a qual, quem olhar vai dizer "é uma cobra"; agora, suponhamos que peçam para você desenhar uma Anaconda e uma cascavel... se quisermos ser convincentes vamos procurar imagens desses animais, de preferência vistas de diversos ângulos, porque agora temos dois tipos específicos de cobra.

Tendo a referência o desenhista fai colocar em prática as técnicas que aprendeu para criar o desenho solicitado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dois. Qualquer pessoa pode aprender a desenhar através de cursos, tutoriais, videos, da observação e da prática. O "dom" é a facilidade com que uma pessoa tem de assimilar aquilo que vê e reproduzir. Acho que o dom também pode estar relacionado com a criatividade. Existem pessoas artisticamente mais criativas, que conseguem visualizar algo em várias perspectivas e se expressar de várias maneiras. Acho que ambos, tanto o dom quanto o treino, são fundamentais.

Até :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O "dom" ou o talento para o desenho está em qualquer pessoa, tanto que, como mostra a história, as primeiras formas de comunicação foram realizadas em forma de desenhos, desde a pre-história com desenhos em cavernas em formas de animais e plantas, até no antigo Egíto quando ainda não se havia desenvolvido a perspectiva, e que com a descoberta dessa técnica se revolucionou a arte desenhar.

Crianças em geral fazem rabiscos em cadernos tentando expressar os seus sentimentos, seja um simples rosto, a própria família ou até mesmo o ambiente em que vive seja ele tranquilo ou perturbado, muitas vezes psicólogos descobrem traumas vividos por crianças através de seus desenhos. A arte de desenhar e desenhar bem ou até mesmo profissionalmente que seja está na decisão da própria pessoa em querer ou não faze-lo, na minha opinião o único requisito necessário para se começar a desenhar, é a paciência o resto é técnica que pode ser facilmente compreendida, começando a fazer modelos básicos em esboço e depois com traços mais precisos para se conseguir o formato e o acabamento final, etapa que exige calma, paciência e controle emocional, (Não se pode ter pressa de ver o desenho acabado) para o artista do desenho principalmente no realismo o que importa não é o tempo que se gasta mas sim a perfeição onde se quer chegar.

Quem tiver dúvida comece agora! Pode existir um grande artista dentro de você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o Brasil é o único país de mundo com essa crendice. Na época do orkut, eu ficava admirado de ver como se perdia tempo abrindo tópicos pra se discutir isso! Com certeza, essa é uma das causas do atraso desse país...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eu desenho desde que me entendo por gente e no começo era só lixo, mesmo aos 14 anos. Porem não foi da noite pro dia que "aprendi" a desenhar, procurei tutoriais, cheguei ate mesmo a copiar desenhos! Sim copiar, passar o velho papel carbono por baixo do desenho ate saber "controla" minhas ações no papel. Tem pessoas que já sabem muito sem treino, mais desenhar é um dom sim, mas qualquer pessoa que decida treinar aprenderá a desenhar bem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que tem que existir um aptidão para isso. Mesmo com muito treino não creio que todos sejam capazes de desenhar; desenho ao meu ver é um dom, assim como muitas outras coisas também. Por mais que a pessoa queira há coisas que ou se nasce com aquela aptidão ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.