Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

douglasdeodato

phonegap da pra rodar um arquivo php?

Recommended Posts

Douglas,

Desculpe-me pela demora na resposta, mas digamos que é "semi-possível"!

 

O PhoneGap armazena os arquivos no aparelho, seja ele Android ou iOS, e por isso será impossível rodar arquivos de extensão .php no aparelho, porém é possível utilizar o jQuery (ou até mesmo o Javascript puro) para fazer requisições a um arquivo PHP localizado em seu servidor.

 

Você pode também colocar um iframe dentro do PhoneGap, o que não é a solução mais recomendável, mas que sinceramente eu não condenaria, dependendo da aplicação e da necessidade, lógico!

 

Um grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
porém é possível utilizar o jQuery (ou até mesmo o Javascript puro) para fazer requisições a um arquivo PHP localizado em seu servidor.

 

Você pode também colocar um iframe dentro do PhoneGap, o q

 

isso deixa de ser um app nativo... obviamente..

é o mesmo que acessar esse forum do imaster no browser do safari pelo iphone e dizer que está rodando php no iphone... não faz sentido algum..

 

é como um website qualqeur..

 

rodar php, nativamente no aparelho, não é possível por meios legais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso deixa de ser um app nativo... obviamente..

é o mesmo que acessar esse forum do imaster no browser do safari pelo iphone e dizer que está rodando php no iphone... não faz sentido algum..

 

é como um website qualqeur..

 

rodar php, nativamente no aparelho, não é possível por meios legais.

 

Hinom,

Muito pelo contrário, ele continua sendo um app nativo mesmo utilizando o jQuery, o PhoneGap serve justamente para isso, contruir aplicativos nativos utilizando apenas HTML5, CSS e JavaScript, permitindo interações com as funções do aparelho, compilação de aplicativo (no caso do Android em forma de APK) e muitas outras funções.

 

Só assim ele pode ser inserido nas Stores (Google Pay e Apple Store)!

 

(Eu posso estar errado, mas, acredito que um aplicativo nativo seja um aplicativo compilado para o aparelho, que pode utilizar todas as suas configs.)

 

Um grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito pelo contrário, ele continua sendo um app nativo mesmo utilizando o jQuery, o PhoneGap serve justamente para isso, contruir aplicativos nativos utilizando apenas HTML5, CSS e JavaScript...

 

Só assim ele pode ser inserido nas Stores (Google Pay e Apple Store)!

...

 

 

Não, não amigo. Há um pequeno equívoco de sua parte pois nesse caso específico do phonegap, seu aplicativo ainda irá roda dentro de um browser em modo FullScreen...

 

Tentei encontrar um link de um artigo que eu havia lido semana passada para te ajudar a compreender melhor isso mas infelizmente não achei... Se porventura eu me lembrar aonde vi eu volto aqui e posto pra gente...

 

Mas é EXATAMENTE como te expliquei mais acima...

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, não amigo. Há um pequeno equívoco de sua parte pois nesse caso específico do phonegap, seu aplicativo ainda irá roda dentro de um browser em modo FullScreen...

 

Tentei encontrar um link de um artigo que eu havia lido semana passada para te ajudar a compreender melhor isso mas infelizmente não achei... Se porventura eu me lembrar aonde vi eu volto aqui e posto pra gente...

 

Mas é EXATAMENTE como te expliquei mais acima...

 

Abs,

 

Uia só, dessa eu não sabia!

Então se eu jogar o script Cordova dentro da minha página, e acessar pelo navegador, ele vai ter as mesmas funcionalidades?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então se eu jogar o script Cordova dentro da minha página, e acessar pelo navegador, ele vai ter as mesmas funcionalidades?

No caso do Android(por exemplo), se ele não depender das extensões nativas em JAVA vai sim.

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o gancho, já que estou começando a mexer com o Phonegap e sou programador em php, estou pensando na seguinte arquitetura para começar a desenvolver apps:

 

O app em questão é um guia para um portal já existente. Um guia comum, de estabelecimentos e eventos de uma cidade. Ele roda em php, mysql, jquery, bla bla bla. Perfeitinho. O que eu quero é colocar as informações do bd do meu site no app. Por exemplo: o cara clica na seção "Cafés", o app faz uma requisição ao meu servidor (via jscript, acredito) que irá retornar os dados e formatar na tela.

 

Essa forma de "pensar mobile" é válida? Ficaria inviável eu baixar tudo para o app (muitos dados) mas sob demanda eu inclusive poderia manter tudo atualizado. Mais ou menos como o Kekanto, por exemplo.

 

Opiniões / sugestões são MUITO bem vindas!

 

Um abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Billie Joe,

 

Essa abordagem é a mais utilizada, sim. Você pode criar uma API simples nesse portal web, um web service, que recebe as requisições e retorna um xml ou json com os resultados. É bem parecido com as APIs do Twitter, Foursquare etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos isso que estou pensando Beraldo e hinom: criar mais ou menos um "view" do portal em forma de app em html5. Claro, implementar algumas frescurinhas como navegação até o ponto, notificações, ler qr codes e, numa próxima versão, usar o nfc...

 

Sobre o armazenamento de dados, é viável (e aplicável) então eu usar o sqlite como se fosse um cache dos dados puxados pelo app do banco de dados principal, apenas comparando se houve alguma alteração e puxando novos dados quando solicitados right?

 

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao armazenamento de dados, sim..

 

Obviamente não terá os mesmos recursos de um app nativo, usando o Objective C, mas é possível fazer operações básicas.

 

Você comentou sobre leitura de QRCode, etc.. Veja que esse tipo de recurso não é possível com HTML5, por isso, analise bem o seu modelo de negócios para saber se realmente é viável escolher um caminho A ou B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você comentou sobre leitura de QRCode, etc.. Veja que esse tipo de recurso não é possível com HTML5, por isso, analise bem o seu modelo de negócios para saber se realmente é viável escolher um caminho A ou B.

 

Com o html5 / Phonegap não é possível acessar a câmera, checar o estado da conexão, enviar notificações, etc? Como assim?

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.