Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Revista INFO

[Resolvido] [Redes] BeSafer garante estabilidade na conexão por r

Recommended Posts

Antes de planejar uma pequena reforma em sua residência ou em seu escritório, com o objetivo de passar um cabo de rede para a sala que o sinal da rede sem fio não chega, saiba que existem diversas alternativas para evitar a quebradeira.

imagem

1 Fast EthernetBivoltCriptografia AES 128 bitsVelocidade nominal 65 Mbps (TCP) e 90 Mbps (UDP)

 

Antes de planejar uma pequena reforma em sua residência ou em seu escritório, com o objetivo de passar um cabo de rede para a sala que o sinal da rede sem fio não chega, saiba que existem diversas alternativas para evitar a quebradeira.

 

A alternativa em questão é a tecnologia de transmissão de dados através da rede elétrica. O nome desta tecnologia é HD-PLC, do inglês High Definition Power Line Communication. Para que o BeSafer BE-PLC110 funcione são necessários ao menos dois dispositivos. Ambos devem ser conectados na rede elétrica através de uma tomada convencional (bivolt). O primeiro será o controlador da conexão (mestre) e deve ficar na mesma sala do seu roteador sem fios ou modem. A outra ponta (escravo) fica na sala que você desejar. É necessário selecionar através de uma chave na lateral do aparelho qual será o mestre e qual o escravo.

 

Após a conexão física é preciso sincronizar as duas pontas. Para isso pressione o botão setup dos aparelhos. Depois da sincronia, você deve ligar os cabos de rede. Uma ponta é conectada no roteador e a outra no seu notebook, ou qualquer outro dispositivo que acessa a internet.

 

A imagem exemplifica a conexão:

 

 

 

Segundo o fabricante, é possível conectar até 15 dispositivos (escravos) com apenas um controlador da conexão (mestre). Neste caso, você precisaria comprar 16 dispositivos. Cada um, vendido separadamente por R$ 274,00. No INFOlab e em uma residência, avaliamos apenas um par. Se você pretende utilizar um hub para distribuir a conexão, o fabricante recomenda que sejam ligados no máximo 8 dispositivos por aparelho. Na prática, faça isso apenas se desempenho máximo não for o alvo.

 

Para descobrir até onde poderíamos ir com um dispositivo deste, testamos a velocidade (TCP Troughput) utilizando o software Passmark 7.0. Ambas as pontas estavam conectadas a um Desktop com placa de rede gigabit ethernet, para evitar gargalos. Obtivemos velocidade média de 20,8 Mbps (ou 2,6 MB/s). O valor é um pouco menor do que o obtido com o WD Livewire, mas de estabilidade impar.

 

 

 

Para avaliar o desempenho em um ambiente mais próximo do mundo real, repetimos o teste em uma residência, com alguns eletrodomésticos ligados. Como já era esperado, o sinal caiu quando ligamos eletrodomésticos com motor elétrico. No gráfico abaixo, os dois círculos identificam o momento exato em que ligamos uma batedeira. Ligamos assim que a transmissão começou, por 10 segundos. Ao desligar o eletrodoméstico a velocidade voltou a estabilizar. Ligando novamente por alguns segundos a velocidade cai instantaneamente. Mesmo sendo suscetível a interferência, a velocidade média é pouco afetada. Neste caso obtivemos média de 18,3 Mbps.

 

 

 

Repetimos o teste transferindo um vídeo via rede (exige mais da conexão). Foram transferidos 2,08 GB em 10 minutos e 8 segundos. A velocidade neste caso ficou em torno de 28 Mbps. Já em ambientes com ramos elétricos separados, sob a mesma residência, a velocidade não passou de 1 MB/s. Abaixo do esperado, mas bem próximo dos concorrentes que avaliamos.

 

O BE-PLC110 protege a conexão de bisbilhoteiros com criptografia AES de 128 bits. Tem dimensão de 10 x 3,9 x 6 centímetros e pesa 169 gramas. O cabo de força é separado. Desta forma é possível conectar em uma tomada dupla, sem inutilizar o outro plugue.

 

Veja mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.