Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme Pedroso_136163

Iniciando em 3D. Zbrush e Maya?

Recommended Posts

Boa tarde,

Este é meu primeiro post e primeiro tópico aqui no fórum. Não conhecia o fórum antes, porém fui pesquisar na net e encontrei este ótimo fórum pelo visto.

A minha situação é a seguinte, sempre quis trabalhar com 3d desde pequeno com criação de games e filmes - que acho gênial, pura arte. Atualmente faço curso de Photoshop na Impacta - e to gostando bastante do curso - mas logo após o término deste módulo pretendo iniciar no 3d junto com desenho (desenho bem, mas sei que preciso melhorar meus traços). Já que o Zbrush é um modelador digital não seria melhor eu começar com ele e depois passar pro Maya? Já que meu foco é games e filmes o Maya seria o programa mais adequado pra criar animações? Após modelar um personagem no Zbrush, teria como eu exportá-lo para o Maya criando uma animação do mesmo?

 

 

Vlw ae pessoal, to no aguardo. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom cara, primeiramente, bem vindo a família iMasters! rsrs

 

E sim, se você desenha bem já, o melhor é começar ou pelo ZB ou pelo Blender tambem tem o 3DS Max, o Maya ele é mais adequado para animações mais complexas e criação de artes finais.

 

O unico problema que eu acho que você pode enfrentar é o fato de para utilizar o ZB você NECESSITA de uma Tablet de desenho, justamente pelo fato de você precisar utilizar as pressões oferecidas pela pen na hora de modelar a argila. Eu pessoalmente não gosto muito de começar por ele porque ele é um software muito complicado de utilizar em comparação com, por exemplo, o Blender.

 

Eu aconselho você a fazer a seguinte migração, se você nunca trabalhou com 3D na vida, começe pelo Blender, passe para o ZB depois e ai para o Maya.

 

E com relação a ultima questão, sim, você pode fazer uma arte no ZB e exportar para o Maya.

 

Valeeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom cara, primeiramente, bem vindo a família iMasters! rsrs

 

E sim, se você desenha bem já, o melhor é começar ou pelo ZB ou pelo Blender tambem tem o 3DS Max, o Maya ele é mais adequado para animações mais complexas e criação de artes finais.

 

O unico problema que eu acho que você pode enfrentar é o fato de para utilizar o ZB você NECESSITA de uma Tablet de desenho, justamente pelo fato de você precisar utilizar as pressões oferecidas pela pen na hora de modelar a argila. Eu pessoalmente não gosto muito de começar por ele porque ele é um software muito complicado de utilizar em comparação com, por exemplo, o Blender.

 

Eu aconselho você a fazer a seguinte migração, se você nunca trabalhou com 3D na vida, começe pelo Blender, passe para o ZB depois e ai para o Maya.

 

E com relação a ultima questão, sim, você pode fazer uma arte no ZB e exportar para o Maya.

 

Valeeu!

 

 

 

 

Valew ai pelo bem-vindo, hahaha!

 

Estive pesquisando sobre o Blender e achei um software realmente bem completo pelo fato de ser open-source, to pensando em dar uma fuçada nele aqui pra ver se consigo algum resultado legal. Quanto ao Tablet de desenho do Zbrush, isso realmente é um pequeno problema pq o preço é meio salgado e no momento ta fo#@ aqui porque já vou comprar uma placa de video nova e uma fonte pro meu PC também =S!

 

Quando você disse que o Maya é mais adequado para animações mais complexas e criação de artes finais, você quis dizer que, ele é mais para um uso profissional, no desenvolvemento de longas e games?

Outra dúvida que eu tenho é em relação aos cenários, o Blender é bom nisso?

 

 

Valew ai Khaos pela ajuda! to no aguardo :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim cara, o Maya ele é mais voltado para, por exemplo, animações profissionais e complexas de todo o tipo, não que sejam longas, mas que tenham diversos petabytes de dados embutidos, ou seja, sejam pesadas. Por ser um Software robusto, o Maya apresenta uma quantidade de possibilidades praticamente infinita para você trabalhar com animações, esqueletos e outras coisas, porque ele é a junção do MudBox com o 3DSMAX tambem da AutoDesk ele não é apenas um programa, ele é todos em um só.

 

Com relação a cenário, acho que você poderia utilizar o Blender e o 3DSMax, apesar de o ZB ser mais indicado para esse tipo de trabalho por ser uma "argila".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindo cara, eu concordo em 95% do que o KhaosDoctor disse, só acho que é possível começar pelo Zbrush pois cada vez mais gente se interessa nele e o conteúdo cresce na internet de forma muito rápida

 

como por exemplo:

 

http://www.zbrushbrasil.com.br/zbrush/portal/

 

portal de Zbrush brasileiro

 

e fora que saber inglês é fundamental pois existem excelente livros como do Scott Spencer

 

http://www.amazon.com/ZBrush-Character-Creation-Advanced-Sculpting/dp/047024996X

 

pretendo comprar.

 

o Maya é simplesmente genial e muito fácil de aprender, o Zbrush é complicado de fato até de mais principalmente o meu que esta bugado maaais hoje em dia estão mudando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha eu começei pelo cinema 4D da maxon conheçe pra min ele é muito bom! com ele foram feitas muitas animacoes a alguns filmes como a bussola de ouro,entre outros! acesse o website

 

www.maxon.net

 

e veja as façanhas que este programa pode fazer! ou se preferir se tornar um master em 3D tente aprender a programar primeiro em c++ openGL (pura matematica). Na minha opniao fazer 3d em c++ é um tanto complicado e possibilita o usuario fazer qualquer coisa(voce define as leis da geometria espacial,fisica dentre outros). já em alguns programas algumas funcoes vc deve conhecer e muitas delas tem um certo limite,exemplo:

 

 

No zbrush a quantidade maxima de subdivisoes que o programa pode fazer é 6!(eu acho)

No c++ openGL a quantidade maxima de subdivisoes é ilimitada!(o seu pc pode ficar lento no render)

 

mas é isso a minha dica é:

 

Cinema 4D ou C++

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui vale o que eu disse em um outro tópico:

 

Para fazer animação, primeiro de tudo, você precisará conhecer os fundamentos da animação tradicional. Não adianta você pegar um programa 3D sem ter esses conhecimentos...

===>> Maiores detalhes (e links sobre animação tradicional) aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.