Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Agnes SP

Até que ponto e em que situações é válido usar vetores prontos

Recommended Posts

Trabalho com design gráfico e web. E quando apresento uma arte que eu "criei" para o cliente, me pergunto: será que posso mesmo afirmar que eu criei isso? Explico:

 

Acontece que na "minha" arte geralmente utilizo fontes e vetores prontos. Fontes prontas porque não tenho competência para criar fontes (pelo menos por enquanto). E vetores prontos porque coletar fotografias para me inspirar e vetorizar o que interessa levaria muito tempo. Então pego um vetor A, junto com o B e o C, arrumo de uma forma harmônica e voi lá, apresento ao cliente a arte que "eu criei".

 

Nunca fiz estágio ou trabalhei na área e não vi detalhes disso na faculdade. Então, pergunto: isso é válido? É ético? Mesmo considerando que sou uma publicitária formada e que em muitos desses vetores a licença prevê apenas o uso "não comercial"?

 

Vamos considerar esses usos para as situações: web site, cartão de visita, criação da logomarca e criação de anúncio para revista de circulação nacional.

 

Será que de alguma forma estou fazendo algo ilegal / anti-ético sem saber? Ou posso ficar tranquila e divulgar tudo em meu portfolio, pois essa prática é correta?

 

Sinto que faltou essa abordagem na faculdade, então, venho humildemente consultar os mais experientes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, isto é completamente normal.

 

Pense da seguinte maneira:

 

Você pegou o vetor A, B e C, juntou os tres e formou o vetor D. A partir deste momento você acaba de criar o vetor D, ou seja, ele não existia antes, a criadora é realmente você.

 

No caso das fontes isso é tratado como dominio publico, até porque ninguem vai chegar e perguntar "Quem fez essa fonte?", ela simplesmente existe.

 

O que você pode falar é que pegou referências de tal lugar, mas nunca fale que algo que você fez, você acabou não criando, pois tudo que sai de uma manipulação é na verdade uma criação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende. Algumas imagens possuem licença comercial, e para usa-la, você na maioria das vezes deve comprar a imagem primeiro antes. Caso a imagem/vetor possua uma licença não comercial, na maioria das vezes, essa imagem só pode ser utilizada para uso pessoal, como por exemplo, para estudo. Caso ela possua licença pública, você faz o que quiser com ela. Logo, tudo depende da licença.

 

No entanto, vale lembrar que a originalidade/autoridade da sua imagem não será a mesma caso você tenha criado tudo (ou quase tudo) sozinha. Existem pessoas tão orgulhosas em relação a autoridade de uma imagem, que viajam pra outros países buscando isso. O mesmo se aplica para fontes.

 

Portanto, dependendo da imagem que você esteja usando, pode ser que dê problemas pra você.

 

Você pegou o vetor A, B e C, juntou os tres e formou o vetor D. A partir deste momento você acaba de criar o vetor D, ou seja, ele não existia antes, a criadora é realmente você.

 

Se a linceça dos vetores A, B, e C permitem isso, não haverá problemas. Caso contrário, pode ter problemas, sem contar que ao meu ver, é anti-ético.

 

No caso das fontes isso é tratado como dominio publico, até porque ninguem vai chegar e perguntar "Quem fez essa fonte?", ela simplesmente existe.

 

Por que simplesmente existe? Alguém teve que criar. Veja a seção Tipografia: Stafford Regular desse post do Designices. O cara comprou a fonte pra utilizar no site. Perceba que ele até comenta: E foi ela, Stafford Regular, devidamente comprada, legalizada. Tudo certinho =)

 

Você pode também observar o arquivo CSS do site que contém as fontes e uma licença anexada na mesma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Por que simplesmente existe? Alguém teve que criar. Veja a seção Tipografia: Stafford Regulardesse post do Designices. O cara comprou a fonte pra utilizar no site. Perceba que ele até comenta:E foi ela, Stafford Regular, devidamente comprada, legalizada. Tudo certinho =)

 

Em alguns casos as pessoas preferem comprar uma fonte, o que, a meu ver, é extremamente inútil, visto que temos dezenas de milhares de fontes por ai como domínio público, você não precisa pagar nada para usá-las. Então acho que comprar uma fonte para tal fim não seja a melhor ideia do mundo.

 

Se a linceça dos vetores A, B, e C permitem isso, não haverá problemas. Caso contrário, pode ter problemas, sem contar que ao meu ver, é anti-ético.

 

Se os vetores possuem licença, nenhum deles estaria a pronto download, você deveria comprá-los, e se, mesmo assim você encontre na busca do google imagens uma imagem de um vetor que tem uma marca d'agua com diretos autorais e mesmo assim você a reproduz e usa, ai sim é antiético mesmo que os outros dois vetores não sejam licenciados. Vai muito da questão de criação, e é ai que entra o famoso "Baseado em", porque tecnicamente uma inspiração não pode ser considerada roubo de propriedade artística a não ser que você faça uma cópia fiel do projeto.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em alguns casos as pessoas preferem comprar uma fonte, o que, a meu ver, é extremamente inútil, visto que temos dezenas de milhares de fontes por ai como domínio público, você não precisa pagar nada para usá-las. Então acho que comprar uma fonte para tal fim não seja a melhor ideia do mundo.

 

Concordo com você KhaosDoctor, contudo, às vezes precisamos de identidade visual, e dificilmente você encontrará algo gratuito na internet. É nesse momento que você pode procurar alguém para faze-la por você, ou você mesmo faze-la, ou comprar algo que adapte-se ao seu projeto.

 

Acredito que quando for utilizar uma fonte apenas para leitura, não há muita necessidade de comprar mesmo, pois Arial, Helvetica e outras são as mais utilizadas para isso. Mas quando precisamos para outros fins, acredito que uma fonte diferente seja útil. Enfim, cada um com suas ideias. :)

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapazes, adorei as respostas e gostaria de ter mais gente ainda colocando seus pontos de vista.

 

No caso das fontes, acho normal usar fontes gratuitas na criação de um cartão de visita ou de um site. Mas para a criação de uma logomarca, já acredito que o ideal seria desenhar ou comprar uma fonte.

 

O mesmo com relação aos vetores prontos: usar um desses (ainda que tenham licença de uso gratuito) no cartão de visita da lojinha da esquina, pode ser ok; mas criar uma identidade visual /logomarca apenas adicionando letras sobre essa mesma forma pronta, já acho que poderia causar impressão de amadorismo.

 

Mas não sei, talvez eu esteja sendo muito conservadora. Vamos continuar a discussão. Tenho pesquisado sobre o assunto e voltarei para postar novidades e ver como anda o debate.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso das fontes, acho normal usar fontes gratuitas na criação de um cartão de visita ou de um site. Mas para a criação de uma logomarca, já acredito que o ideal seria desenhar ou comprar uma fonte.

 

Com todo respeito, acredito que não há algo definido, sabe? Acredito que o briefing com o cliente definirá isso, entre outros fatores. Porém, não posso falar muito sobre, visto que minha "experiência", não é nada com nada.

 

O mesmo com relação aos vetores prontos: usar um desses (ainda que tenham licença de uso gratuito) no cartão de visita da lojinha da esquina, pode ser ok; mas criar uma identidade visual /logomarca apenas adicionando letras sobre essa mesma forma pronta, já acho que poderia causar impressão de amadorismo.

 

Percebi que você fez uma pequena comparação entre "tipos" de clientes (eu acho). Há pouco tempo, teve uma discussão sobre quanto cobrar por logotipo ou por um serviço, e teve um usuário que comentou sobre esse tipo de comparação entre tipos de clientes nesse post. Apesar de você ter comentado sobre usar vetor no cartão de visita da lojinha da esquina, a discussão nesse outro tópico até que tem um pouco a ver.

Espero não estar sendo chato ou intrometido. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

No caso das fontes, acho normal usar fontes gratuitas na criação de um cartão de visita ou de um site. Mas para a criação de uma logomarca, já acredito que o ideal seria desenhar ou comprar uma fonte.

 

 

 

*Logotipo

 

Você pode perfeitamente usar uma fonte free, o novo logo da microsoft usa a fonte Segoe UI, por exemplo. você deve usar a tipogafia que melhor representa o conceito do logo, seja ela paga, free ou desenhada por você. As licenças existem e devem ser respeitadas, seja para vetor, fontes, fotos etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FK., li o post que você indicou e foi muito útil, até respondi lá, obrigada.

 

E Thiago, muito bem lembrado "...deve usar a tipogafia que melhor representa o conceito do logo, seja ela paga, free ou desenhada por você".

 

Acho que eu estava pensando muito na questão de a fonte ser paga ou free, quando na verdade, o que deveria ser considerado é o que você disse.

 

Galera, obrigada, em poucos posts aqui ano fórum estou aprendendo muito com vocês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.