Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Agnes SP

Até que ponto e em que situações é válido usar vetores prontos

Recommended Posts

Trabalho com design gráfico e web. E quando apresento uma arte que eu "criei" para o cliente, me pergunto: será que posso mesmo afirmar que eu criei isso? Explico:

 

Acontece que na "minha" arte geralmente utilizo fontes e vetores prontos. Fontes prontas porque não tenho competência para criar fontes (pelo menos por enquanto). E vetores prontos porque coletar fotografias para me inspirar e vetorizar o que interessa levaria muito tempo. Então pego um vetor A, junto com o B e o C, arrumo de uma forma harmônica e voi lá, apresento ao cliente a arte que "eu criei".

 

Nunca fiz estágio ou trabalhei na área e não vi detalhes disso na faculdade. Então, pergunto: isso é válido? É ético? Mesmo considerando que sou uma publicitária formada e que em muitos desses vetores a licença prevê apenas o uso "não comercial"?

 

Vamos considerar esses usos para as situações: web site, cartão de visita, criação da logomarca e criação de anúncio para revista de circulação nacional.

 

Será que de alguma forma estou fazendo algo ilegal / anti-ético sem saber? Ou posso ficar tranquila e divulgar tudo em meu portfolio, pois essa prática é correta?

 

Sinto que faltou essa abordagem na faculdade, então, venho humildemente consultar os mais experientes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, isto é completamente normal.

 

Pense da seguinte maneira:

 

Você pegou o vetor A, B e C, juntou os tres e formou o vetor D. A partir deste momento você acaba de criar o vetor D, ou seja, ele não existia antes, a criadora é realmente você.

 

No caso das fontes isso é tratado como dominio publico, até porque ninguem vai chegar e perguntar "Quem fez essa fonte?", ela simplesmente existe.