Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vieira.rspoa

P.J. para profissional de web

Recommended Posts

Bom dia amigos, sou novo aqui no forúm mas já o utilizei em diversas oportunidades para solucionar algumas dúvidas.

 

Fiz um cadastro especialmente para solucionar a dúvida que venho por meio deste post pedir auxílio para aqueles profiossionais que já estão há bastante tempo no mercado. É o seguinte:

 

Eu trabalho em uma agência e estou recebendo propostas para trabalhar em outras agências em regime de P.J. O salário que me oferecem para trabalhar nesta forma é quase 5x mais do que ganho, de modo que a proposta é tentadora, mas em conversas com outros amigos fiquei sabendo a respeito das taxas e impostos a serem pagos o que me assustou um pouco. Sou formado em publicidade e propaganda mas trabalho com web há 5 anos e apesar de estar completamente voltado para comunicação digital, eu crio logotipos, layouts para peças gráficas e anúncios.

 

Eu pensei que meu contador iria dar conta do recado e fazer o registro sem problemas, mas ele está esbarrando na descrição das minhas atividades, me dizendo que não é possível me inscrever no simples com as atividades que listei pra ele. Tenho vários amigos que trabalham como P.J. e todos são do simples.

 

Creio estar postando a dúvida no local certo, mas caso não esteja que alguém me ajude por favor já que este é o meu primeiro post e aqui vai a minha dúvida: Como compatibilizar minhas atividades e ser enquadrado no simples?Existe uma maneira de eu colocar diversas atividades e ser simples? Quais atividades ou como devo fazer o meu cadastro em P.J. para que eu seja um profissional de web e seja cadastrado como simples? alguém pode me ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já deu uma consultada no portal do empreendedor ?

 

Não sei te dizer qual a melhor opção, mas se iniciar o cadastro lá como MI, tem umas categorias lá listadas, veja se tem alguma que se encaixa no que faz e confere com o contador.

 

Conversou com seus amigos para saber que categoria eles se enquadraram para poder usar o simples ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei te responder, mas o SEBRAE oferece consultoria e orientação gratuita em seus escritórios regionais. Procure no site deles o escritório mais perto de você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um conselho que posso dar é, definir o seu objetivo.

 

Se você quer ter os benefícios de um CNPJ, não faz sentido escolher PJ.

 

Um PJ é responsável por si mesmo. Muitas empresas no Brasil preferem esse tipo de contrato porque as exonera de encargos trabalhistas que asseguram um CNPJ.

 

Se você é do tipo empreendedor, pretende abrir seu próprio negócio ou caso já possua um negócio informal, aconselho o PJ.

 

A grosso modo, decida o que você quer ser.

Quer ser um empreendedor independente ou um empregado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pergunta do hinon é importante. Você quer ser empregado ou empregador/empreendedor?

 

Porque ter CNPJ só para conseguir um contrato melhor de emprego, pode ser furada.

 

Vai ganhar mais de início por causa dos encargos que o teu empregador não terá, mas você também poderá ter seu contrato desfeito rapidamente (demitido), você poderá não ter férias nunca, você poderá não ter fim de semana, porque num contrato de PJ você não é mais uma pessoa. Fora outras coisas como os impostos que pagará que vai comer parte do teu salário.

 

Tudo isso você precisa pensar.

 

Se você realmente é um empreendedor que quer trabalhar para outras empresas como se fosse sua empresa trabalhando para outras. Ótimo. Siga em frente. Agora se você quer ter um CNPJ só pra ser contratado com salário mais alto, você pode se arrepender no futuro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Porque ter CNPJ só para conseguir um contrato melhor de emprego, pode ser furada.

pode ser furada não... é uma grande roubada conforme comentaram acima.

 

 

A lei não pode proibir isso. Os empresários são rápidos e perceberam que podem usar da persuasão para iludir os profissionais optarem pelo PJ porém trabalhando integralmente como se fosse um CNPJ.

 

O certo é o PJ estar livre como um prestador terceiro, sem necessidade de estar "batendo ponto" no local do "empregador".. aliás, não faz sentido uma "empresa" ser "empregado" de outra empresa.

 

Basicamente as empresas se aproveitam para iludir os profissionais PJ autônomos inexperientes e ingênuos. Esteja atento a isso, formem grupos de apoio de profissionais liberais e procurem gerar conscientização e informação para que não desvalorizem o setor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.