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Agnes SP

Ética: como defender seu trabalho sem desmerecer os outros

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Olá pessoal,

 

Ainda tenho pouca experiência na área (1 ano de formação), e tenho me deparado com clientes em potencial que perguntam meu preço e olham o portfolio, gostam de tudo e dizem coisas como: "ah, mas na gráfica "não sei das quantas" o cartão custa X"; "o fulano de tal cobra Y para fazer um site".

 

Então me perguntam porque meu trabalho é "caro" (meu trabalho não é caro, podem acreditar). E eu começo a explicar que tenho formação de nível superior, que sou detalhista e dedico muitas horas aos projetos, que tenho uma boa base teórica etc. Às vezes até falo para o cliente comparar a qualidade do trabalho da pessoa que ele mencionou com o que está vendo em meu portfolio.

 

Hoje tive uma situação assim, e logo depois sempre me pergunto: será que com essa minha atitude não estou automaticamente desmerecendo quem não é formado ou parecendo arrogante? E por mais simples ou sem base teórica que seja o trabalho dos outros, não seria anti-ético sugerir que, é por isso, "inferior"?

Ou ao contrário, não destacar essa diferença entre profissionais/portfolios seria hipocrisia?

 

Confesso que essa preocupação não é mera solidariedade com quem não quis / não teve oportunidade de se profissionalizar/atualizar. O que me importa mesmo é ter uma postura adequada e uma imagem profissional positiva.

 

A saída mais prática que vejo para essas situações é simplesmente encerrar logo a conversa e desconsiderar esses clientes em potencial. Mas com isso, eventualmente perco a oportunidade de orientar e conquistar novos clientes.

 

E vocês, costumam "catequizar" esses prospects?

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versão vapt-vupt

 

Lembre-se do ditado:

"quando acabam os argumentos, começa a ignorância"

 

 

 

versão extendida

 

Flexibilidade.

Um dos principais motivos de muitos clientes procurarem autônomos e serviços amadores é a flexibilidade.

É fácil de negociar, não há burocracias, etc.

Como exemplo, se precisar faltar com um pagamento também é fácil negociar e "dar um jeitinho".

 

Custo

Se alguém te procurou por você ser autônomo, pode ter certeza que está te consultando porque espera que você ofereça preço de amador. Infelizmente esse é um estereótipo que não mudará tão cedo.

Se um cliente tem mesmo capital para investimento, vai direto nas empresas de médio e grande porte.

 

 

Imagem, marketing pessoal

Se você está como autônomo, porém oferece algo a nível de uma empresa de médio porte, sugiro que registre o seu negócio como uma pequena empresa, para que não te procurem por ser autônomo. Obviamente espantará varios clientes, porém, receberá outro nível de clientes.

São clientes na mesma situação que a sua. Tem capital para investir, no entanto não o suficiente para o custos com uma empresa de médio porte e tampouco com empresas de grande porte, mas ao mesmo tempo não querem saber de amadores e autônomos. Querem algo acessível e seguro.

 

Visão, reciprocidade

Nesse nicho encontra-se muitos clientes em potencial, pois são ainda pequenos e estão emergindo. Passaram daquela fase difícil do começo e estão conseguindo manter o negócio.

Se consegue manter o negócio por 5 anos, é porque sabe administrar. Isso é muito valioso.

É mais facil entrar numa empresa quando está no começo do que depois que a mesma cresce. Se acompanhar um cliente desde pequeno, você crescerá junto com ele e vice-versa.

 

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Quando me perguntam o porque do meu preço ser mais caro do que o concorrente, eu foco na qualidade daquilo que vou fazer, de acordo com o que me foi passado.

 

Como desenvolvo sistemas empresariais alguns itens são diferentes de ti, mas sempre foco nos diferenciais que ofereço, como suporte, entrega no prazo acordado, sigilo (quando necessário), segurança, e coisas nesse sentido.

 

Não falo se o concorrente possui graduação, certificação ou qualquer coisa do tipo, afinal, não o conheço, não posso afirmar o que ele tem ou não.

Assim como também não posso afirmar o que ele oferece ou não.

 

Note que fechar um negócio é uma venda, por isso tem que vender você como a melhor opção que o cliente pode escolher.

Você contrataria alguem que está desmerecendo o concorrente ?

Como garantir que aquilo que afirma do concorrente é verdade ou apenas fofoca ?

 

Para passar uma imagem de bom profissional, etico e que cumpre o que afirma, venda bem a sua imagem, não se preocupe em tentar desmerecer a concorrencia.

 

Se você fosse comprar um carro, porque prefere pagar mais por um modelo se a concorrencia tem outro mais barato ?

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Hinom e Vinicius, muito obrigada pelas respostas. A cada dia que leio este fórum vejo o quanto me falta aprender ainda.

 

E Vinicius, não, eu não contrataria alguém que aponta as fraquezas do outro. Acho isso péssimo, e foi por isso mesmo que comecei a refletir o dia em que me escapou um comportamento assim. Acho que é ruim para a imagem pessoal e profissional de cada um.

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