Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

captura

Meu Filho(13a) quer aprender e Ñ sabemos onde Começar

Recommended Posts

Alow moçada, acredito que aqui seja o melhor local do forum para receber dicas aos que "Ainda vão Engatinhar" no Be-a-Bá da programação. "Tou falando do basicão mesmo"

 

Em Fim... Meu filho ta sempre me dizendo de sua vontade enorme de criar jogos. Então preciso testa-lo, sugerindo

algumas leituras bem basica mas não sei nem por onde começar.

Algo bem intuitivo de facil compreensão.

Disse a ele que o ambiente de aprendizado das primeiras linguagem, primeiras lições nada se parece com jogo.

(É só textos, textos e linhas de texto) isso eu não disse a ele.

Mas Leigo que sou não sei nem sugerir “Quais termos que devo pesquisar que fazem parte dos chamados “Conceitos Básicos” não sei nem buscar qual a primeira lição, qual a linguagem, que plataforma. Ou seja :cry:/>/> :cry:/>/>, espero que eu possa dar todo incentivo nesse desejo dele (muito embora usando voces).

Espero encontrar um conteúdo na linguagem português, pois os 2anos de inglês dele ainda não dá para servir como “estímulo”.

 

Abraços a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, as primeiras lições seria mas em um plano teorico, procure no google a respeito de "programação de jogos" talvez saia algo da wikipedia que seja útil. A respeito de linguagens existe várias mas isso seria para um próximo tópico ou depois que ele já souber um pouco sobre como é o desenvolvimento. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá captura,

 

Creio que para quem esteja apenas começando no desenvolvimento, não apenas de games, mas desenvolvimento em geral, deve conhecer no que vai trabalhar, ou seja, seu filho precisa conhecer os ambientes de programação, as linguagens mais usadas, para que elas servem e tudo mais. Eu aconselho comprar alguns livros, por exemplo, da editora Erica (sobre Java, VB.NET, C# ou qualquer outra linguagem), eles tem um bom conteúdo e eles são praticamente autodidáticos.

 

Como linguagem inicial, eu aconselho o Java, ele trabalha a lógica de programação melhor do que qualquer outra linguagem(para tal fim você pode comprar o livro "Java 7" do Sérgio Furgeri), porém o Java é uma linguagem com sintaxe extremamente complicada para iniciantes. Uma outra solução seria começar fora do ramo da programação em geral, ou seja, no campo dos algorítimos, aprendendo um pouco de Portugol e tudo mais, para isto recomendo o livro "Lógica de programação para aplicativos em Java" de Sandra Puga e Gerson Risetti, pois ele já junta as duas partes das quais eu falei, java e lógica, além de vir com exemplos na linguagem dos algoritmos (conhecida como portugol ou português estruturado).

 

Um ultimo exemplo seria a plataforma .NET para desktop como o VB.NET e o C#.NET (Até mesmo outras como o J# ou o D#) ou então, em último caso, plataformas WEB como PHP e ASP.NET, mas não as aconselho para quem não conhece nada, pois elas tem uma estruturação de dados diferente e são usadas de diversas maneiras que podem confundir o programador.

 

O fato é: Seu filho, se quiser seguir na carreira de informática, seja ela em jogos (assim como eu quero) ou então na programação pura, VAI ter que saber diversas linguagens, exemplos básicos de tudo que um programador precisa saber para poder engatinhar em um mundo de códigos, essas linguagens não são obrigatórias, mas é bom que se saiba pelo menos 4 diferentes:

 

  • SQL (Structured Query Language) - Vulgo banco de dados
  • VB.NET
  • C#.NET
  • Access - SQL visual, porém há diferenças
  • C
  • C++
  • Portugol ou português estruturado (para fins de Algorítmos)
  • Java
  • Python
  • VB
  • Delphi
  • COBOL - Muito pouco usado, muito antigo e muito difícil, quem trabalha com isso ganha muito dinheiro (usa-se muito em bancos).
  • Assembly - O mesmo que o de cima
  • Javascript
  • PHP
  • HTML
  • CSS
  • ASP.NET
  • XML
  • MySQL - Banco de dados WEB

 

De todas essas linguagens acima, pelo menos 3 ou 4 são obrigatórias (as linguagens em negrito são para WEB). Depois de ter aprendido um pouco sobre programação e ter uma lógica relativamente avançada a ponto de poder resolver qualquer problema aplicando-se lógica de programação, ai sim seu filho poderá entrar no mundo dos games. A explicação para isto é simples, vou usar alguns termos técnicos aqui para você entender a complexidade da coisa.

 

  1. Games não são estáticos, eles se mexem o tempo todo, precisam de um gerenciador de memória e o programador precisa descartar os objetos certos na hora certa a fim de não ocupar toda a memória do computador com 'lixo"
  2. O uso de vetores e matrizes (daquelas que a gente aprende no EM) é essencial, pois o movimento dos personagens no cenário depende do movimento de uma ou mais imagens dentro de uma matriz bi ou tridimensional, ou seja, o plano cartesiano dos games possui o eixo X e Y ou X, Y e Z.
  3. Gerenciamento de servidores no caso de jogos online também é um problema muito grande, pois você precisa suprir o jogo todo sem dar o chamado LAG, que é a sobrecarga.
  4. As imagens e texturas de um jogo são feitos a mão, então se o programador quiser fazer um jogo sozinho ele também terá de saber design gráfico (Photoshop, Illustrator, Maya, 3DS Max, Blender, Corel Draw, Flash, Fireworks, Zbrush e etc), ou então cada jogo feito terá de contratar um designer.

Esses são os obstáculos na hora de preparar um futuro programador para o que é considerado a segunda mais complexa forma de programação: games, perdendo apenas para programações de coisas mais abrangentes como Sistemas Operacionais ou sistemas integrados.

 

Espero ter ajudado wink.gif

Boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae mano vai de C# com XNA ainda mais que tem MonoGame e é muito facil e intuitivo de se programar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puxa :clap:/>/> Num esperava tantos frutos !!! Meus muitos obrigados.

 

E qto ao conselhos postados aqui, eu (leigo) me vem na cabeça que esse "novêlo" tem muitas pontas.

> MafnGamer na sua segunda dica citou .... C# ~ XNA como intuitivo. Mas será Q é a nível Be-a-Bá ou como disse KhaosDoctor será necessário ter conhecimento de outras linguagens pelo menos 3 ou 4 são obrigatórias. ?

 

Eu devo ter cuidado p/ ñ assustar o gurí e preciso ser cauteloso sabendo que cada um tem um momento certo de digerir "O novo". Entao.... preciso testar.

 

E espero por mais opinioes, pontos de vista, criticas, piadas :joia:/>/>/> (tudo sera bem vindo)

 

Desejo um bom fim semana a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Captura eu acho muito facil. Mas talvez uma experiencia com outras linguagens de programação seja uma boa. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse comigo o seu caso, para quem está começando do zero absoluto, a primeira coisa seria algum livro sobre logica de programação e algoritimos.

 

Após essa etapa, ele poderia seguir para phython (possui muitas aplicações seja para web ou para desktop, facil de aprender também), C#, Java.

Um ou mais banco de dados (Mysql, PostgreSQl, SqlServer) e a linguagem normalmente usada por eles, o SQL.

 

Se quiser pode aprender php também pois além de ser relativamente simples, permite a criação de sistemas web interessantes.

 

Se deseja programar para dispositivos apple precisará aprender Objetive C e se for para aparelhos android, Java.

 

Poderá aprender CSS3 e HTML5 (bem faceis de aprender também) pois estão saindo vários jogos sendo criados nessas linguagens.

Embora esteja em declinio por conta do HTML 5, ainda existem muitos jogos sendo criados em flash, para isso precisara aprender Action Script, que também tem uma logica relativamente fácil de compreender.

 

Enfim, existem várias possiblidades de linguagens para se criar jogos, tudo dependerá de qual caminho ele vai seguir, ou quão complexo será o jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse comigo o seu caso, para quem está começando do zero absoluto, a primeira coisa seria algum livro sobre logica de programação e algoritimos.

 

................

 

Enfim, existem várias possiblidades de linguagens para se criar jogos, tudo dependerá de qual caminho ele vai seguir, ou quão complexo será o jogo.

 

Boa suas dicas, embora não ha como definir agora quais os tipos de jogos. Eu andei mostrando a ele alguns feitos em Flash (Tipo aqueles bonecos Palitinhos) mas na verdade era um aplicativo que ja continha toda interface pronta, você so faria o posicionamento do personagem e seus obstáculos. Não sei bem sobre isso, mas acho que aquilo ali é uma ferramenta pronta e não uma criação. (Corrijam-me se eu merecer)

 

Sera que então isso seria um (B a ba)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas complementando... Vale frisar que, hoje, não existe no mercado uma IDE tão completa para desenvolvimento de games para Web e Mobile como o Flash...

 

E como foi dito mais acima, é relativamente simples aprender Action Script...

 

PS: Sim, Javascript também é bem traquilo para se aprender... Sabendo Action Script você consegue facilmente migrar para o Javascript(e vice-versa).

 

Porém, o tempo para se desenvolver um game em Javascript é maior, e um pouco mais complexo, em relação a algo similiar em Action Script... e isso por conta da IDE(o FLASH) e do Action Script(O Action Script como linguagem é também um pouco mais completa do que o Javascript, embora ambas sigam as especificações da ECMA).

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Javascript não precisa de IDE porque é uma tecnologia free(Digamos assim como o HTML) você pode programar javascript até com o notepad. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas complementando... Vale frisar que, hoje, não existe no mercado uma IDE tão completa para desenvolvimento de games para Web e Mobile como o Flash...

 

Você deveria dar uma olhada na WebStorm. Se você documentar o código corretamente, ela funciona perfeitamente bem para Javascript.

 

Javascript não precisa de IDE porque é uma tecnologia free(Digamos assim como o HTML) você pode programar javascript até com o notepad. :thumbsup:/>

 

Não existe nenhuma ligação entre a tecnologia ser gratuita e ser necessário usar uma IDE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não existe nenhuma ligação entre a tecnologia ser gratuita e ser necessário usar uma IDE.
JCMais se você for analisar a maioria das tecnologias proprietárias necessitam de uma IDE da empresa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Você deveria dar uma olhada na WebStorm. Se você documentar o código corretamente, ela funciona perfeitamente bem para Javascript.

Dei uma olhada e realmente parece interessante mas, nada que se compare ao Flash...

 

Veja bem, eu falo como programador Javascript que sou... Domino a nível avançado o Action Script, mas, se brincar eu domino ainda muito mais o Javascript devido a sua simplicidade...

 

*Então, nada de achar que eu estou discutindo como um fanboy fanático...

 

A questão do Flash é que você pode criar os seus objetos tanto por código, como com ferramentas(isso é incrível!)...

 

Por exemplo, um popup, você pode criá-lo via código, ou se não quiser escrever código, basta desenhar o mesmo no ambiente visual(como se fosse um Photoshop, Ilustrator, ou corel) e atribuir-lhe um nome de instãncia. Pronto, você economizou linha e linhas de código...

 

Olha, o Flash(IDE) é muito completo... Não da nem para entrar no mérito aqui...

 

PS: Uma IDE muito boa para Javascript é o PHPEd 8, isso para quem sabe usar... Eu, particularmente, não sinto falta de outra para esse propósito...

 

--------------------------------

 

JCMais se você for analisar a maioria das tecnologias proprietárias necessitam de uma IDE da empresa.

Tanto JAVA como o Action Script são proprietárias, no entanto, não necessitam de uma IDE da empresa. No caso do AS, tem o Flashdevelop e do Java o Netbeans, por exemplo.

 

abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão do Flash é que você pode criar os seus objetos tanto por código, como com ferramentas(isso é incrível!)...

 

Por exemplo, um popup, você pode criá-lo via código, ou se não quiser escrever código, basta desenhar o mesmo no ambiente visual(como se fosse um Photoshop, Ilustrator, ou corel) e atribuir-lhe um nome de instãncia. Pronto, você economizou linha e linhas de código...

 

É interessante, eu concordo com você. Já brinquei um tempo com a versão trial do Flash. ;)

 

Mas a questão, e levando em conta minha opinião pessoal, eu não gosto desse arrastar de janelas que geram código.

 

Para Javascript existem algumas ferramentas parecidas também, aliás, não só JS, têm umas que geram para as mais variadas plataformas, como a Construct2.

 

PS: Uma IDE muito boa para Javascript é o PHPEd 8, isso para quem sabe usar... Eu, particularmente, não sinto falta de outra para esse propósito...

 

Vou dar uma olhada nessa IDE. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos os conselhos são válidos para o caso do seu filho querer se profissionalizar.

 

Particularmente ensinaria-o a princípio o Flash pois é fácil e intuitivo. Os resultados são rápidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, força de vontade e determinação é tudo, eu tbm tinha essa vontade, dai fiz curso de design gráfico e mudei de lado e.e

 

a situação é a seguinte, um programinha bom pra ele começar seria o blender ou o gamemaker da steam. teria que ver o seguinte, como a programaçao de jogos envolve muitos numeros e termos em ingles, então seria bom ele ter uma base sobre isso, já que ele é meio novo ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como a maioria do pessoal já disse, você precisa saber mais ou menos o tipo de jogo, mas se for para generalizar algo do tipo, eu diria que começar com lógica e algoritmos, programação para desk e web já são de grande ajuda para seu filho.

 

Existem engines mais simples como dito já acima, o RPGMaker, GameMaker, GameBuilder entre outras (olhe na Steam) que possibilitam a criação de jogos sem saber muito de programação, porém ainda sim há engines mais complexas para criação de jogos elaborados, como o Unity e o Unreal, sendo estes os polos de desenvolvimento da industria de games atualmente, um exemplo de game que foi desenvolvido usando a tecnologia Unreal é o Borderlands da 2K Studios.

 

Se este for o tipo de jogo que seu filho quer, então ele vai sim ter que partir para princípios de programação e aprender ai no minimo umas 2 ou 3 linguagens, incluindo Java e provavelmente C++ (não muitas chances).

 

JCMais se você for analisar a maioria das tecnologias proprietárias necessitam de uma IDE da empresa.

Não há nenhuma conexão com nada deste tipo, uma tecnologia pode ser free e ainda sim possuir IDE's pagos, ou o contrário, temos exemplos do Java com o NetBeans e o JCreator.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É óbvio que tenho um ritmo de estudo desproporcional até hoje, mas comecei de uma forma interessante com programação.

 

1. Meu pai tinha uma empresa, onde havia uma rede de computadores.

2. Eu, pouco mais novo que a criança em questão (de 13 anos), comecei a estragar toda a rede.

3. Meu pai, para resolver o problema da rede, me deu um computador, um IBM Aptiva DX4 100Mhz.

4. Na época, tudo nos IBMs eram proprietários, ou seja, eu não poderia usar qualquer teclado, qualquer memória, qualquer mouse. Tinha que ser IBM.

5. Obviamente, estraguei a máquina na minha primeira semana. Como tudo era proprietário, a máquina teve que ir para a assistência em São Paulo, ficando mais de uma semana por lá.

6. A máquina voltou, estraguei novamente, a máquina voltou para a assistência, ficou mais uma semana.

7. Quando a máquina voltou, estraguei novamente. Mas, dessa vez, não deixei meu pai mandá-la para a assistência.

 

O que acontece é que o desenvolvedor é, por definição, um solucionador de problemas. Não vai ser facilitando as coisas para a criança, que você fará dela um bom desenvolvedor. É preciso que ela adquira, por conta própria, a paixão por solucionar problemas.

 

Quando disseram sobre aprender linguagem X, Y ou Z, é tudo besteira. Linguagens são ferramentas, o desenvolvedor as utiliza para resolver problemas. Mas não adianta a pessoa saber N linguagens, se não for um solucionador de problemas. Antes de aprender uma linguagem, a criança precisa gostar de cálculo, de física, de literatura.

 

Então, dê problemas para a criança, mesmo que simples, que possam ser resolvidos sem a necessidade de se utilizar uma linguagem de programação. Peça para a criança, por exemplo, organizar as contas da casa em uma planilha eletrônica.

 

Conforme ela for evoluindo na solução dos problemas, vá aumentando a complexidade dos problemas. Chegará em um ponto em que os problemas se tornarão tão complexos, que outras tecnologias precisarão ser empregadas para a solução deles. Quando esse momento chegar, você estará diante de um desenvolvedor de software.

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.