Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo Garbin

Valor do Desenvolvimento de um WebSite

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

 

Essa dúvida que tenho não é de agora, talvez não só minha mais de outras pessoas da área que estão começando nesse mercado.

 

Seria quanto cobrar por um website(de modo geral)? Em que se basear (valores, concorrência, demanda, etc)?

 

Tem alguma tabela pré-definida de valores? horas trabalhadas(qual valor da hora)?

Ex.: Valor de Site: Pequeno, Médio, Grande ou valor por horas trabalhadas.

 

Como definir o "tamanho"(do desenvolvimento) de um website pequeno, médio e grande? Como sei em qual especificação ele se encaixa?

 

O valor do registro de domínio e hospedagem é colocado junto com o valor final?

 

Cobrar valor mensal ou não referente ao seu código desenvolvido? e como "proteger" o mesmo?

(Ex.: Fazer contrato?)

 

Sobre a parte que o governo leva arrecada, é feita nota fiscal do serviço ou apenas contrato?

 

Acho que seria mais ou menos isso, esta aberto para novas perguntas e discussões nessa área.

 

Obrigado a atenção de todos :joia:

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho muito pessoal, o jeito que eu trabalhava metade aqui pode me xingar mas é o seguinte:

 

Tinha Hospedagem revenda então o valor era anexado, com 2 ou 3 clientes eu já pagava hospedagem e ainda sobrava um pouco e eu costumo cobrar por dificuldade e meus site não são baratos, não pode ser o melhor do mundo mas como eu garanto uma boa qualidade e manutenção eu chego a cobrar R$ 600,00 em um site simples(form, galeria, crossbrowser)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Vinicius,

tenho um projeto por fazer, já fiz o briefing com o Cliente(meu primeiro briefing com cliente externo :grin: ), ele me passou que quer um site simples, com apenas uma pagina e talz, mas ele quer por as notícias e atualizar esse site.

Nesses termos vai dar mais de uma página, tipo vai ter a página de contato, notícias, inicial, etc.., a parte administrativa para as notícias. Algo simples.

Pensei em cobrar em torno de R$ 500 ~ R$ 800.

Não sei se isso esta dentro do valor, porém queria saber se coloco dentro desse valor a hospedagem e o registro de domínio já.

Pois é complicado lidar com cliente, sempre querem um descontinho ou acham muito caro esse tipo de serviço, acredito eu! ou será que estou enganado? hehe..

 

Que valor posso cobrar? ta dentro desse valor uma página com essas características?

 

 

P.S.: Esses seus sites, você vendia ele ou "alugava"? cobrava manutenção mensal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro fazer por horas de serviço/módulos.

Nessas horas de serviço costumo incluir:

- horas de planejamento e projeto (documentação);

- horas de desenvolvimento e teste;

- horas de implantação e configuração;

- horas de treinamento (caso seja necessário);

- horas de suporte e manutenção;

 

Determino quantas horas, aproximadamente, serão necessárias para cada fase (deixe uma gordurinha em cada uma dessas fases), isto vai evitar que você estoure prazos e que seja pego desprevinido por reuniões eventuais.

 

Leve em consideração apenas o seu tempo disponível, não compartilhe o tempo deste projeto com outras atividades.

 

Mesmo que você já tenha coisas prontas ou utilize uma plataforma de portal como base para o seu projeto (ex. wordpress), siga a mesma estratégia.

 

Não costumo desenvolver nada que possa entregar ao cliente, isto tem seu preço.

 

Qualquer serviço adicional incluia no valor, especificando o que esta sendo cobrado.

 

Prepare um bom contrato de prestação de serviço, que esteja bom para ambas as partes, com um período mínimo para manuteção de 3 meses.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

 

Essa dúvida que tenho não é de agora, talvez não só minha mais de outras pessoas da área que estão começando nesse mercado.

 

Seria quanto cobrar por um website(de modo geral)? Em que se basear (valores, concorrência, demanda, etc)?

 

Se baseie nas suas horas de serviço. Defina o valor da hora, calcule o tempo necessário para a execução do serviço.

 

Tem alguma tabela pré-definida de valores? horas trabalhadas(qual valor da hora)?

Ex.: Valor de Site: Pequeno, Médio, Grande ou valor por horas trabalhadas.

 

Não conheço...vai muito da sua qualificação tbm, o que vc pode oferecer para o cliente? Qual sua experiencia na área?

 

Como definir o "tamanho"(do desenvolvimento) de um website pequeno, médio e grande? Como sei em qual especificação ele se encaixa?

 

Acredito que pelo numero páginas e recursos, como formulários, sistema de publicações, galerias, cadastro de usuários etc.

 

O valor do registro de domínio e hospedagem é colocado junto com o valor final?

Cobrar valor mensal ou não referente ao seu código desenvolvido? e como "proteger" o mesmo?

(Ex.: Fazer contrato?)

 

Sobre a parte que o governo leva arrecada, é feita nota fiscal do serviço ou apenas contrato?

 

Acho que seria mais ou menos isso, esta aberto para novas perguntas e discussões nessa área.

 

Obrigado a atenção de todos :joia:

 

Eu trabalho de duas formas: Cobro valor mensal se for contrato de manutenção (neste valor está incluso a hospedagem e outros serviços) ou cobro só a criação + publicação, neste caso fica a cargo do cliente a contratação de um serviço de hospedagem (dou o suporte necessário). O registro do domínio eu sempre deixo para o cliente. Tudo descrito em contrato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado a todos até o momento pelas respostas..

 

Estava lendo o link que o Vinicius Lanni postou, com certeza ajudou um bom pouco, afinal 6 anos desse tópico! hehehehe...

Li muita coisa bacana e coisa que não valeria apena ler, porém achei essa discussão um pouco do tipo, "cada um puxando pro seu lado", fiquei até meio indeciso do que fazer, pois alguns falam de preço/hora de desenvolvimento, outros falaram em preço fixo e que não vale a pena preço/hora do desenvolvimento, outros falaram de ver o preço local, porém não sei qual o preço que cobram aqui, a agência mais perto é 40KM daqui.

 

Dentre isso achei legal duas idéias ou pensamentos que seja:

 

1ª Seria verificar todos os custos da empresa, valor fixo, variável, somar e colocar junto do projeto e fazer o cálculo do valor das horas trabalhadas.(Como calcular o preço da sua hora de trabalho). Porém não sei ao certo esses custos, assim não ficaria um cálculo exato.

 

2ª Achei interessante o material que foi postado no tópico, pelo Alexandre Kopelevitch, que seria uma Proposta Comercial e Cronograma de Desenvolvimento.(Como sou iniciante nessa parte de administração do negócio, até havia pensando nisso, mas não tinha um modelo base de como fazer isso, achei muito bom).

 

O que vocês me sugerem, por onde devo realmente começar. Tenta fazer o meu preço/hora ou começar com valor fixo?

 

Como faço meu preço/hora se não tenho custo com uma "empresa" de verdade no primeiro momento, digo não tenho o custo mensal de água,energia,etc..

 

Tenho um bom conhecimento em Photoshop(criação de layout), HTML, CSS3, PHP/Programação, SQL, Jquery. No começo ae por 2006 aprendi meio que sozinho isso, pois fazia curso Técnico de Gerenciamento de Sistemas da Informação, não havia programação Web lá e meu TCC do curso foi em cima de PHP e MySQL e fiz um trabalho de qualidade, e como faço hoje aqui na empresa onde trabalho.

 

Sou Técnico e curso graduação em Sistemas da Informação, também fiz alguns cursos de PHP pra Webdesigner, PHP OO, HTML5 e CSS3, Públicidade na WEB, PHP Avançado, Participei de semana acadêmica e Workshop voltada pra Web, com o Felipe N. Moura, Jaydson, Zeno, Alê Borba, pessoal do Terra também, e nessa semana vi que não estou por fora do que foi apresentado, até mais atualizado do que muitos que estavam participando, e isso me motiva ainda mais, a talvez um dia, trabalhar nessa área.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando começei a fazer freelas e desenvolver sites para o comercio local, eu segui as orientações do sebrae, pois na época não tinha esse topico aqui.

 

Embora não pareça, você tem sim, custos fixos, mesmo trabalhando em casa.

Ou o computador não consome energia ?

Não importa se está em casa ou não, você gasta energia eletrica, água, tem custo com telefone, papel, tintas para impressora, etc...

O unico custo que ao trabalhar em casa não teria, seria o do aluguel do escritório, mas se olharmos pela otica de que a casa é seu escritório, e paga-se aluguel da casa, pode-se fracionar o valor do alguel pela area que exerce a profissão.

 

Ao calcular esses custos, mais o que considerar como valor minimo para receber por mês, será só somar os valores, e depois dividi-los por dias e horas que se pretende trabalhar (no minimo 8hs) e assim ter o valor por hora.

 

Com esses valores em mãos, fica mais facil dar uma pesquisada no mercado para saber se o seu valor não está muito acima ou abaixo do praticado.

 

Não importa se a cidade mais proxima é a 40 km, se o pessoal da sua cidade precisa dos serviços que pretende oferecer, onde eles contratam ?

Mão de obra local para serviços até um certo nivel de complexidade e acima disso na região que a cidade pertence, ou no centro metropolitano mais proximo.

 

Assim, basta pesquisar esses mercados e ver se o que estimou cobrar está de acordo com o praticado.

 

Certas coisas, como calculo de custos e como fazer seu preço, são atemporais, pois é algo que se aplica desde a revolução industrial:

custos + lucro = preço

Simples assim.

 

O que muda com o passar dos anos, é o que pode entrar nesse custo, seja telefonia celular, internet, novas taxas e impostos, alteração numa lei, diminuição da margem de lucro por conta da concorrencia, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Vinicius é isso mesmo, tens razão eu fiz até curso no Sebrae EAD, Aprendendo a Empreender.. muito bom, fala sobre esses custos fixo e variáveis...

 

Vou fazer como você falou, outra coisa, você trabalha em uma empresa onde é chefe/diretor ou colaborador?

 

Peço isto pois, tenho uma p.... vontade de entrar nesse ramo, como montar uma empresa, claro tem vários fatores que tem que levar em consideração ao abrir um negócio, mas em termos de mercado geral, o que me diz sobre o mesmo? Vale a pena deixar um trabalho com salário fixo e se "arriscar" nesse mundo web? Gosto do que faço pois trabalho na parte de TI, mas gosto muito mais da parte voltada para Web, e acredito que isso seja minha paixão. Mas sabemos que não vivemos só de amor ou paixão pelo que fazemos, em termos de valores/salário é recompensador essa área?

 

Mais uma vez obrigado pela sua contribuição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vinicius Ianni sempre fiquei na dúvida em relação aos custos...Por exemplo, o cara ta começando como freelancer agora, pegou o primeiro cliente, ele soma os gastos com energia, internet, aluguel etc...se ele pegou um hotsite por exemplo, página única, seria correto ele somar todos os seus custos em um projeto relativamente pequeno? O valor final do serviço não ficaria alto demais para o serviço?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcelo, também passei por essa situação de não poder abrir mão de ter uma renda fixa e certa entrando todo mês, e por muito tempo trabalhei em empresas que nem sempre tinham relação direta com TI e programação em geral.

 

Nos ultimos anos, fui pegando free-lances, indicações e manutenções de sites e assim, pouco a pouco pude construir uma carteira de clientes que num certo momento se equiparou com o que estava ganhando na ultima empresa.

Pude assim, abrir mão do salario fixo e me dedicar com maior empenho naquilo que era o meu real objetivo.

 

É uma forma lenta, porém segura, pois se não aparecer nenhum cliente num mês, você não fica sem entrada de dinheiro.

 

Por outro lado, se você "cair de cabeça", e por poder se dedicar integralmente a isso, a chance de ter clientes novos todos os meses aumenta bastante.

Fora que um controle dos gastos bem feito lhe garante uma reserva nos meses que o mercado é mais devagar.

Mas é muito improvavel que fique sem pelo menos 1 cliente novo todo mês.

 

@Thiago, acho que está fazendo uma certa confusão sobre os custos, vamos supor:

 

Luz: R$ 70,00

Agua: R$ 40,00

Telefone: R$ 120,00

Internet: R$ 80,00

Aluguel: R$ 200,00

Salario (o quanto pretende ganhar por mês): R$ 1.000,00

Total mensal: R$ 1.510,00

 

Isso são os custos mensais do negócio, você pode dizer que nem sempre vai poder tirar R$ 1.000,00 de salario por mês pois pode ter mês que tem menos clientes e mais despesas, prefiro ver esse salario como um custo fixo, pois se tivesse um funcionario, teria de paga-lo todo mês de alguma forma, afinal salario atrasado = funcionario insatisfeito.

 

Dividindo esse custo mensal por 22 dias (que é aproximadamente o numero de dias uteis do mês - segunda a sexta), teremos um custo diario de R$ R$ 68,63 e dividindo esse custo por 8 hs diarias (o previsto para se trabalhar por dia segundo a lei), teremos um custo por hora de R$ 8,57

 

Vamos supor que um cliente deseja algo que tome um dia de trabalho, com base nos seus custos, o preço pelo serviço não deverá ser menos do que R$ 68,63, correto ?

 

Assim, como conhecemos bem a natureza do brasileiro e como o cliente sempre gosta de chorar um desconto, o preço que vai passar para o cliente pode ser de R$ 100,00 e se ele pagar a vista, ganha R$ 20,00 de desconto, e se for um cliente bom, que faz sempre serviços contigo, indica outros clientes, etc..., você pode ainda dar um desconto de R$ 10,00 além do que ja foi dado, pois com isso, você ainda tem R$ 1,37 de "gordura" nesse preço em relação ao minimo que deve ser cobrado, com isso você ainda está trabalhando no azul.

Outra possibilidade é cobrar os R$ 100,00 mas facilitar o pagamento em 2 ou 3 vezes.

 

Note que todos esses valores são apenas exemplos :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza meu amigo Marcelo Garbin

 

Sou iniciante em web design, mas trabalho com design grafico desde 2001. Em design grafico já tenho uma boa noção de valores, por exemplo, ao vetorizar uma imagem no Corel, cobro pelo grau de dificuldade, um logo de uma empresa fica em média R$ 15,00 a R$ 35,00. Já um brasão de alguma entidade, como de uma prefeitura, estado ou nacional é de R$ 50,00 pra cima, pois vai levar mais de 3 horas pra fazer. Meus primeiros sites simples, sem banco de dados, php, etc, cobrei cerca de R$ 600,00 e de brinde pro cliente o registro de domínio 6 meses de hospedagem (R$ 80,00). Agora que estou aprendendo PHP sózinho, por aqui no IMASTERS e em outros sites, estou cobrando acima de R$ 900,00, já com banco de dados, treinamento ao cliente para usar a área administrativa, etc, etc. Mas claro que tudo tem que se dar valor a SI MESMO, ao seu conhecimento e interesse em aprender mais e mais. Aqui onde moro (são Sebastião do Caí-RS) tem um cara que cobra cerca de R$ 2.000,00 um site até que simples e pior que ele faz muitos sites. Mas isso é assalto convenhamos né.

Cara, a partir de R$ 600,00 tá de bom tamanho para um site simples, sem banco de dados ou outros elementos que exijam maior tempo para testes, etc.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o que o Vinícius disse eu faria uma pequena consideração sobre o mínimo de 8 horas diárias haja vista que, de forma abstrata, programação tem os mesmos fundamentos de digitação e/ou processamento de dados, a jornada de trabalho segue a 36h semanais, sendo 6h ao dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem foi interessante minha aula de Economia(Engenharia Econômica), professora falando sobre custos, gastos, e valor total de produção de tal produto e sobre projetos.

 

Ai surgiu a minha idéia de perguntar sobre valor de um site, de um serviço dentro da área de programação. Esperava uma resposta melhor dela como professora Drª nesta área, mas o que me veio de resposta após eu fazer as seguintes perguntas:

 

  1. Como sei o valor de um trabalho/serviço que faço de forma autônoma na área de computação voltado a programação de sistema?
  2. Como sei quanto de fato vale meu site/sistema? quanto cobrar se não tenho nenhum concorrente perto?
  3. Como posso avaliar um site, exemplo Facebook? Por que vale milhões? E como sei que vale isso tudo? De onde vem os valores para formar um valor total do mesmo?

 

O que obtive de resposta foi praticamente isso:

 

A economia não tem (capacidade) como identificar esses valores para as áreas de informática e publicidade.

 

 

Ai que eu digo, pqp! pra que estudar economia em Sistemas de Informação? Por que tenho que saber sobre Plano Delfim I, II e III, Plano Dorneles, Plano Arroz com Feijão, Plano Real, entre outros.... Pq meu Deus pq??? pq papai? huasuashauhau...

Pq não colocam matéria sobre tecnologia então ou troca economia por contabilidade, seria mais útil.

 

Só para compartilhar com vocês e desabafar um pouco! rsrsrsrs....

 

E mais, acredito que a economia do nosso país esta atualmente bastante voltada para a parte de Tecnologia, mas parece que os docentes e coordenadores de alguns cursos dessa parte de exatas ainda não enxergam direito isso... pronto falei...

 

Valeuu..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seus professores de economia afirmaram isso?

 

A economia não tem (capacidade) como identificar esses valores para as áreas de informática e publicidade.

Troque de escola...

 

Ou ainda, se quiser vc pode argumentar apresentando a sua tese.

 

Para as questões 1 e 2, as respostas estão aqui mesmo no tópico.. Basicamente, para precificar, não procure o quanto os outros cobram, pois essa é a etapa final. Primeiramente faça uma lista de todos os custos que terá para executar um determinado projeto.
Ao final vc terá o seu custo.

Acho redundante repetir, pois está bem abordado nos posts acima.

 

Para a questão 3, é simples.

Quanto custa desenvolver um sistema de rede social ?

De 500 a 10 mil dólares no máximo.

 

O Facebook possui valor agredado, o que inclui o modelo de negócios o capital, a receita, etc.

O que mais vale é o capital que acumulou, os bens (inclui pessoas), a receita mensal e o que pode gerar a médio e longo prazo. Boa parte desse valor é meramente especulativo (ações). O valor do FB é o valor de mercado e não o valor de um mero sistema.

 

Há controvérsias sobre o quanto realmente vale e o quanto realmente é efetivo o retorno dos que investem em publicidade dentro da plataforma, mas, isso é conversa para outro tema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hinom, vc sabe de qual forma é cobrado os anúncios no facebook? se é por clique, por exibição?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim como outros usuários já responderam, mas gostaria de complementar que desenvolvimento de sites personalizados, fica difícil trabalhar com uma tabela de preços. O que existe no mercado são sites institucionais pré-desenvolvidos, onde já existem layout  que podem ser customizados com painel administrativo de conteúdo. 
Para estes tipos de projetos é possível definir valores tipo tabela de preço.
Nós desenvolvemos sites e atualmente trabalhamos com preços de R$ 750,00 para sites institucionais com painel administrativo de conteúdo. Favor veja mais em: https://ellodigital.com.br/
Agradecemos oportunidade deste post.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, sei que a pergunta é antiga, mas segue como dúvida ainda atualmente. Eu mesma já cobrei barato por desenvolver sites no passado, hoje não faço mais isso. 

 

Mesmo com a popularização do wordpress (hoje qualquer um faz um blog), trabalho de qualidade tem que ser cobrado. Um cliente me procurou para criar um sistema simples de consulta cnpj expliquei que o código era gratuito e ele podia usar em seu site. Mas mesmo assim ele insistiu no desenvolvimento.

 

Cobrei as horas gastas no blog wordpress e no design mesmo que simples. Temos que nos valorizar.

 

Obrigada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.