Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas C.S

Dreamweaver cs6 perda de tempo!

Recommended Posts

todas as ferramentas com IDE são pesadas com ferramentas a mais que não te servem para nada, eu programo com notepad++ e um plugin chamado zconding e pronto.

 

é muito rápido criar as coisas e EU CRIO, eu consigo ler o que esta escrito.

 

dreamweaver programa de noob e já elvis.

 

xiitas dominam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

todas as ferramentas com IDE são pesadas com ferramentas a mais que não te servem para nada, eu programo com notepad++ e um plugin chamado zconding e pronto.

 

é muito rápido criar as coisas e EU CRIO, eu consigo ler o que esta escrito.

 

dreamweaver programa de noob e já elvis.

 

xiitas dominam

 

Concordo, não curto muito IDE, dê uma chance ao VIM ou ao Sublime text, ambos são rápidos, customizáveis e tem muita coisa boa, autocomplete (básico), indentação, snippets, ambos são excelentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o netbeans é mais colorido q o carnaval, n tem como usar, alem de ser super pesado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

todas as ferramentas com IDE são pesadas com ferramentas a mais que não te servem para nada, eu programo com notepad++ e um plugin chamado zconding e pronto.

 

é muito rápido criar as coisas e EU CRIO, eu consigo ler o que esta escrito.

 

dreamweaver programa de noob e já elvis.

 

xiitas dominam

Pensei um milhão de vezes em como responder a este post sem parecer grosseiro ou ofensivo. A conclusão que cheguei segue abaixo

 

1. "dreamweaver programa de noob"

http://adobe.com

Navegue à vontade. Todos os links levam a uma página proudly created with Dreamweaver. Coisa de noob. Aliás, essa empresa de sobrinhos aí faturou pouco menos de 4.5 bilhões em 2012. Quando todo mundo pensou que eles iam afundar porque a Apple não gostava do Flash, eles viraram o jogo e, hoje, integram a equipe do WHATWG com propostas simplesmente geniais.

 

2. "um plugin chamado zconding e pronto"

- Zen coding não ajuda na programação, uma vez que é um plugin HTML/CSS. Estou aberto a debates sobre este ponto.

- Adivinha? O programa dos sobrinhos também tem um plugin Zen Coding.

 

3. "EU CRIO, eu consigo ler"

Você cria e só você consegue ler.

- Aprender um ou mais padrões de código te ajuda a entender boa parcela do conteúdo disponível online

- Escrever seguindo padrões de código já definidos te previne de, subitamente, alterar seu próprio padrão de código

- Escrever seguindo padrões de código agilizam a leitura do próximo programador a dar manutenção no código. Lembre-se: Este próximo programador pode ser você mesmo.

 

4. eu programo com notepad++

Coisas que um editor não faz, ou raramente faz, por você:

- Avisar sobre falta de ponto-e-vírgula e fechamento de parêntese/chave/colchete

- Avaliar corretamente [inline]'String\'s escapadas'[/inline]

- Assinatura (quantos e quais argumentos) das funções/métodos

- Não sugere funções/classes/métodos/variáveis/propriedades definidas por você

- Não exibe documentação da função/método

- Não tem depurador

- Não tem suporte a sistemas de template como Smarty e Twig

- Não faz inferência de tipo



$p = new PDO('sqlite::memory:');
$p->(Neste ponto, o editor não te sugere os métodos de uma instância PDO)

- Não faz transferência de linguagem



$html = <<<HTML
<input type="(Aqui, um editor não te sugere os tipos disponíveis de INPUT)

- Não faz leitura de Bancos/Tabelas



$sql = <<<SQL
SELECT "Aqui, um editor não te oferece as funções disponíveis no seu DB"
SELECT tabela."Aqui, um editor não te oferece os nomes dos campos da tabela"

Eu sou um ferrenho defensor que um desenvolvedor de qualidade não deve se apegar à sua ferramenta de trabalho. Um bom programador tem que ser capaz de programar usando seu IDE, editor e navegador favoritos quanto sem eles. Nem que seja escrevendo o código à mão e escaneando via OCR. Tenho que saber programar tanto com PHP quanto sem ele. Tanto em shellscript quanto em batch. Saber utilizar o Dragonfly mas também saber utilizar Firebug, Command Line, WebInspector e, porque não, IE Developer Toolbar.

Porém, se existem ferramentas que me ajudam no trabalho e estão à disposição, porque não utilizá-las?? Só pra dizer que eu sou um programador fodão faca-nos-dentes que não preciso dessas firulas pra entregar projetos que funcionam em tempo recorde??

 

5. "IDE são pesadas com ferramentas a mais que não te servem para nada"

Sinceramente, este foi o principal motivo de eu ter elaborado este post. Se um editor atende às suas necesssidades, é porque você apenas edita código. No meu fluxo de trabalho hoje, o editor é a parte menos importante do serviço.

 

Dentre as inúmeras discussões de qual IDE/Editor é melhor, consegui, com a ajuda do Google, me lembrar de duas que participei recentemente.

 

Quase um ano depois, muita coisa mudou de lá pra cá. O Core do PHP mudou, o cenário de desenvolvimento Web mudou, os navegadores mudaram, a API HTML5 mudou. E mais ferramentas que não te servem pra nada foram adicionadas.

 

- Como você faz deploy? Com FireFTP?

- Como você versiona seu sistema? backup_fevereiro_agora_vai_dessa_vez_eh_serio.zip?

- Como você avalia a qualidade do seu código? Conhece as PSR? PHPMD? PHPCPD? PHPCS? PHPDCD? JSLint? JSHint? [inline]php -l[/inline]?

- Como você testa uma função simples? Roda no navegador? E toda atualização, troca pro navegador e atualiza a página? Num IDE você pode invocar o shell da linguagem ([inline]php -a[/inline]) ou depurar com suporte a breakpoints e verificar o valor de variáveis em condições em tempo de execução.

- Como você testa os links? E os formulários?? Toda vez que precisa testar preenche campo-a-campo pra ver se o valor é válido/inválido?? Conhece o Selenium? Sabia que você pode automatizar até mesmo testes no iOS?

- Como você se previne para que, a alteração que você acabou de fazer não vai quebrar nada no sistema?? Você testa na mão? Tudo? Como você tem certeza que não esqueceu de nada? Conhece PHPT? PHPUnit? qUnit? Jasmine? Mocha? Sabia que, na área de testes JavaScript, até mesmo o programa de noob é melhor que um editor?? Basta escrever os testes em um arquivo HTML e abrir na aba live. Você tem toda a parte JavaScript do seu sistema testada em tempo real.

- Sabia que dá pra testar JavaScript sem um navegador? Basta utilizar apenas os motores do Webkit ou Gecko. V8 e SpiderMonkey, respectivamente.

- Tem algum sistema de rastreio de bugs/tarefas como Trac ou Redmine? Sabia que, assim, é possível ter uma previsão - baseado no seu tempo médio de desenvolvimento - de em quanto tempo sua meta estará concluída?

- Antes de fazer o seu deploy com FireFTP você minifica seus CSS e JavaScript? Conhece o Closure-Compiler??

- Se é que você utiliza CSS Sprites, como você gera? Na unha?? Conhece o Compass?

- Tem alguma otimização das imagens?? Dá pra fazer até com a ImageMagick no PHP.

- Vai rodar tudo isso um a um?? Bom, tirando a checagem do código que um IDE já faz por você e os testes unitários que podem ser rodados de dentro do IDE, com suporte a cobertura e link direto para as linhas de erro, dá pra fazer tudo isso aconter num processo chamado build. Conhece o Ant? Também tem o PHING que é escrito em PHP. Dá pra escrever até um Makefile!

- Sabia que dá pra analisar o resultado do build? Conheça o Jenkins! Você pode, dentre inúmeras outras coisas, configurá-lo pra, automaticamente, rodar o processo de build e, em caso de sucesso, publicar as alterações no seu servidor de produção. Você pode incluir na build uma passada pelo PHPCov e, no Jenkins, ter lindos gráficos de quanto de código seu está coberto por testes, qual a tendência da próxima alteração falhar, se haverão mais ou menos testes descobertos, pra enumerar algumas coisas.

- Não quer ficar esperando os testes de navegação rodarem no seu computador? Utilize um slice/worker online e utilize um navegador como PhantomJS para testar contra WebKit. O Selenium já traz o Rhino embarcado para testar contra Gecko.

 

A ideia aqui é elucidar a utilidade das ferramentas para evitar futuros equívocos como este. A partir do momento que você começa a criar uma reputação e adquire um certo respeito dentro da comunidade, a sua opinião passa a ter credibilidade. Ao mesmo tempo que isso é bom, quando você passa uma informação incorreta, isso é perigoso.

 

Gostaria apenas que você olhasse com um pouco de carinho cada uma das ferramentas que citei e, após isso, apenas me responda se você continua achando que não te servem pra nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pensei um milhão de vezes em como responder a este post sem parecer grosseiro ou ofensivo.

Sou um pouco familiarizado com o seu trabalho e de certa forma nada que escrevesse seria grosseiro, é um debate onde cada um tem seus argumento com base em experiência e tudo mais, portanto pode jogar lenha na fogueira.

 

 

 

 

A ideia aqui é elucidar a utilidade das ferramentas para evitar futuros equívocos como este. A partir do momento que você começa a criar uma reputação[43] e adquire um certo respeito dentro da comunidade, a sua opinião passa a ter credibilidade. Ao mesmo tempo que isso é bom, quando você passa uma informação incorreta, isso é perigoso.

Desculpa se eu passei dos limites, realmente não suporto esse programa.

 

 

Gostaria apenas que você olhasse com um pouco de carinho cada uma das ferramentas que citei e, após isso, apenas me responda se você continua achando que não te servem pra nada.

Depois de ler tudo (coisa pra cacete) terei uma nova opinião possivelmente mas de tudo o que você citou eu acho que não tem tanta utilidade, talvez pela pouca experiência de programar em grupo pois quando você disse que quando eu sei ler o código eu leio o MEU CÓDIGO é total verdade, apesar de seguir alguns padrões tem um jeito particular de declaração de variáveis etc...

Um exemplo são os autocomplete que o notepad++ pode se habilitar alguns mas eu não utilizo, eu comecei no dreamweaver e acho que perdi muito tempo completando códigos ai chegava hora que eu ia fazer na mão eu não lembrava.

 

Zencondig não é para PHP tudo bem mas a parte pesada da escrita vem do html principalmente.

 

 

 

<table>

<thead>

<tr>
<td>
</td>
<td>
</td>
<td>
</td>
<td>
</td>
</tr>
</thead>
</table>

e eu esqueci de responder algumas coisas é pq eu não li tudo ainda pois estou em cliente mas gostei do seu ponto de vista e quero discutir um pouco mais do assunto.

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aiai... tem que rir mesmo dos "machões" que dizem que usar notepad é que te faz ser homem e programador de verdade.

 

É esse tipo que precisa se auto-afirmar, tipo "olhem pra mim, sou foda, eu sei escrever as coisas no notepad, uau!"

 

E desde quando a ferramenta é que define se a pessoa é boa ou não? É a mesma coisa de uma empreiteira falar: "Guindaste, trator, cimento? Isso é coisa de meninos, nós que somos homens vamos levantar esse prédio na mão, assim como os egípcios faziam, isso é que é ser foda!". Chega a ser ridículo né?!

 

Você deve usar a ferramenta que torne sua vida mais fácil, o conhecimento quem detém é a pessoa, a ferramenta só serve para facilitar na hora de passar esse conhecimento para as linhas de código na tela do computador.

 

Eu particularmente acho o Dreamweaver muito bom e completo para se programar, na minha opinião ele só perde para os IDEs Zend e Aptana Studio.

 

E mais uma vêz, não é a ferramenta que faz o desenvolvedor, parem com essa bobagem de "hur dur quem sabe programar programa é em bloco de notas hurr", tentem fazer um sistema com mais de 50.000 linhas de código em um bloco de notas e vejam o resultado, espertalhões. :yes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seja tão radical assim, o melhor editor é o que vc mais gosta.

 

Comentário perfeito!

 

Já utilizei muito o Dreamweaver, NetBeans entre outros, mas depois que comecei a utilizar o Aptna Studio não consigo utilizar outro.

 

Se ele é o melhor? NÃO FAÇO A MENOR IDEIA! Mas é que mais me agrada.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão é que são 50.000 linhas na qual conheço e consigo realizar a manutenção em qualquer parte do código diferente de um programa em que gera seu códigos.

Não sou fodão, sou realista.

o programa pode até ser para auxiliar um bom desenvolvedor mas os bons nunca usa e é fato.

 

 

 

Se ele é o melhor? NÃO FAÇO A MENOR IDEIA! Mas é que mais me agrada.

Desculpa cara mas não é bem assim.

 

Quando você decidi se tornar um bom profissional você busca a melhor ferramenta como vocês mesmo estão dizendo mas para mim o que é considero a melhor ferramenta eu acho que é um caminhão pra carregar uma pedra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá:

 

 

 

A questão é que são 50.000 linhas na qual conheço e consigo realizar a manutenção em qualquer parte do código

 

Sim, mas profissional como você afirma ser, você sabe que existem projetos muito grandes que demandariam muito tempo para apenas um desenvolvedor fazer sozinho, consequentemente, se você for trabalhar em um projeto desse porte, é sim necessário o uso de alguns padrões para que você entenda o código que seu coleguinha escreveu e vice-e-versa. Esse seu pensamento de "mas eu entendo o meu código" é bem limitado para um bom profissional, como você mesmo disse.

 

E nem só em projetos grandes, é ético criar um sistema legível por outros desenvolvedores, afinal, seu cliente pode precisar de manutenção e por algum motivo você não estará disponível, o que leva outro desenvolvedor contratado por seu ex-cliente a manter seu código, e o ideal é que seu código seja limpo e legível por um eventual novo desenvolvedor.

 

 

 

diferente de um programa em que gera seu códigos.

 

E quem disse que se eu for usar o Dreamweaver ele que vai gerar meus códigos? Ele possui esta opção, mas o uso das ferramentas embutidas nele não é obrigatório, consequentemente, só deixa ele gerar código sujo quem quer usar as ferramentas automatizadas dele. É um plus que o programa possui para tentar facilitar a vida do desenvolvedor, mas não é obrigatório o uso dessas ferramentas.

 

Aperta CTRL+N nele e você tem um novo documento em que você pode escrever o que quiser, ele só adiciona código sujo lá no meio se você quiser.

 

 

 

 

mas para mim o que é considero a melhor ferramenta eu acho que é um caminhão pra carregar uma pedra.

 

Não entendi nada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse seu pensamento de "mas eu entendo o meu código" é bem limitado para um bom profissional, como você mesmo disse.

 

 

Sim, como citei acima eu sigo alguns padrões e concordo que é um pensamento limitado como já citei por que meus desenvolvimento sempre foi sozinho, já trabalhei com sistemas grandes porém todos eu desenvolvi na unha e talvez por isso tenha esse pensamento.

100% com razão

 

 

 

E quem disse que se eu for usar o Dreamweaver ele que vai gerar meus códigos? Ele possui esta opção, mas o uso das ferramentas embutidas nele não é obrigatório

Concordo mas como citei quem usa o Dreamweaver não utiliza desses recursos, você pode pegar ótimos programadores aqui da Imasters como o Neto, o próprio Evandro, Shini, Gabriel etc..

eles não usam o dreamweaver, é atoa? não.

e é ai que eu comecei a filosofar ahuahuahuhauhuahuahua

 

 

 

mas para mim o que é considero a melhor ferramenta eu acho que é um caminhão pra carregar uma pedra.

Vamos brisar um pouco.

 

Imagine que seu programa te der 100% de recursos, ele faz isso e aquilo e sobe e desce e gira.

mas você usa 10%, 8%.

 

Ou seja você esta usando um caminhão pra carregar uma pedra, pois você tem tanta coisa mas não usa nada.

No mesmo exemplo uma pessoa, melhor ainda uma criança serve para carregar a pedra.

Pra tentar explicar melhor.

Caminhão seria o dreamweaver e pedra seria o seu projeto.

Uma pessoa seria um notped++ da vida

e uma criança o notpad.

 

é eu sei que brisei mas eu não consigo usar o autocomplete por exemplo ele me atrapalha.

 

eu comecei no dreaweaver e perdi muito tempo de aprendizagem e talvez por isso odeie mesmo.

 

100% com razão

eu disse em respeito a você, que você tem a razão. ahahuahuahuahuhau

estava relendo e talvez posso ter deixado em outro sentido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao ZenCoding, eu entendi e sei onde ele ajuda. Mas a programar é que não é.

 

Inclusive, sugiro que dê uma olhada no Emmet e migre para o Sublime2. Já que vai usar editor, usa um decente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 anos depois eu estou lendo isso e rindo muito.... kkkkk

Apesar de ver hoje que meu texto parece ser meio grosseiro q eu sou foda não foi o que quis dizer..

Contei minhas experiência e usei palavras erradas.

 

De qualquer forma os anos se passaram hoje trabalho com projetos grandes e não mais sozinho e ainda sim continuo usando o notepad++ s2 s2 s2 s2..

 

Uma colocação legal de se fazer é um framework..
Onde você aprender só o framework e não conhecer como a linguagem se comporta te torna limitado e é exatamente isso que os builders fazem com você..

 

te dão a ilusão que você sabe, mas qualquer coisa que saia do padrão você não sabe o que fazer.

 

Abraço;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.