Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Juninho De Luca_54619

JSP ainda é uma boa escolha?

Recommended Posts

Salve pessoal,

Desenvolvo web-based apps para ambientes corporativos.

São soluções "que resolvem as coisas". Faço tudo em PHP, com algo de MVC e muito de suor.

Também estudei muito sobre Obj-C/Cocoa, mas a restrição para o ambiente Mac OS/iOS me fez perder um pouco do T... Tenho certa facilidade em aprender novas linguagens de programação.

Então pensei: porque nao Java? É denso, útil e versátil. Apesar do recente problema de segurança, ainda acredito ser a melhor aposta.

Ou então um ambiente web-based, mas com um pouco mais de densidade, e que me permita migrar logo pro Java. Fui atrás do JSP e encontrei vários fórums alegando que o JSF havia matado o JSP.

A pergunta é: o JSP ainda é uma aposta viável?

Ou... eu poderia tentar ir direto pro Java (e aí, precisaria da orientação de vocês).

Tutoriais, orientações ser servidores, instalação, tutoriais, livros, cursos... tudo ajuda.

 

Muito obrigado.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você estiver pensando em trabalhar com JSF 2, esqueça JPS. Pois o JSF já dá suporte a Facelets. Recomendo porém que antes de estudar JSF estude a o Java e POO. É interessante também ter conhecimento pelo menos teórico de MVC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho lido bastante em relação ao MVC.

As versões mais recentes de PHP dão suporte a isso, e tem crescido muito o número de programadores q adotaram os conceitos de PHPOO. De fato preciso reconhecer que o PHP evoluiu muito nos últimos 3 ou 4 anos.

Mas o passado ruim e as más práticas de muitos desenvolvedores procedurais acabaram manchando demais sua imagem.

Quanto ao POO... Essa é a principal diferença entre o Objective-C e o C++, creio.

Algum site de referência sobre JSF? Qual o servidor utilizo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, eu gosto muito das apostilas da Caelum. http://www.caelum.com.br/apostilas/

Lá você encontrará apostilas de Java, Java e POO, além de desenvolvimento web com JSF.

 

Servidor web eu indicaria o mais popular: o Tomcat. Mas se um dia precisar de servidor de aplicação vale a pena dar uma olhada no JBoss e no GlassFish.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Vergil!

Apenas algumas dúvidas básicas....

Quando queremos criar um servidor local para desenvolvimento

em PHP, utilizamos o MAMP, XAMPP ou WAMP.

Esse pacote instala o PHP, Apache e o MySQL/PHPmyAdmin

 

1) em relação ao tomcat/JSF é necessário instalar o JSF? Ou alguma ferramenta Java?

2) posso usar o MySQL como banco de dados junto com o tomcat sem problemas?

3) Existe algum pacote para instalar tudo ou é um a um?

 

Desde já, muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Juninho, é o seguinte velho JSF é um framework que ajuda vc a aliar o código server-side ao código client-side, você vai ter que baixar os jars necessarios para utilização desse framework, e enquanto a duvida sobre a escolha do jsp recomendo que leia alguns tutoriais e artigos desse blog http://www.uaihebert.com , como esse: http://uaihebert.com/?p=23, leia seus artigos e tutoriais. Em alguns deles ele explica bem o por que de se usar xHtml para desenvolvimento com java ao invez de jsp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso JSP, já usei JSF... enfim , JSP ainda terá mercado por muitos anos ainda!

 

Nao entendi sua colocaçao. O que tem a haver o fato de voce ja ter usado JSF e hoje usar JSP? Voce pode usar JSP com JSF. Sao duas coisas distintas. E obvio que JSP ainda tem mercado, principalmente levando em consideraçao os sistemas legados. Entretanto e fato que o JSP vem a cada dia perdendo seu espaço.

 

PS: Nao sei porque cargas d'agua este editor nao esta acentuando o texto. Desculpem-me por isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente o pessoal está achando que jsp é alguma linguagem da plataforma java ou algo do genero mas o que acontece é que somente a extensão das páginas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao entendi sua colocaçao. O que tem a haver o fato de voce ja ter usado JSF e hoje usar JSP? Voce pode usar JSP com JSF. Sao duas coisas distintas. E obvio que JSP ainda tem mercado, principalmente levando em consideraçao os sistemas legados. Entretanto e fato que o JSP vem a cada dia perdendo seu espaço.

 

PS: Nao sei porque cargas d'agua este editor nao esta acentuando o texto. Desculpem-me por isso.

Vergil, eu quis dizer que não uso mais o framework JSF... ficou meio vago mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poisé o JSF é uma escolha neh velho, fora ele tem os componentes prontos JSTL que já são uma boa mão na roda na hora de exibir dados vindos do server-side.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal,

Desenvolvo web-based apps para ambientes corporativos.

São soluções "que resolvem as coisas". Faço tudo em PHP, com algo de MVC e muito de suor.

Também estudei muito sobre Obj-C/Cocoa, mas a restrição para o ambiente Mac OS/iOS me fez perder um pouco do T... Tenho certa facilidade em aprender novas linguagens de programação.

Então pensei: porque nao Java? É denso, útil e versátil. Apesar do recente problema de segurança, ainda acredito ser a melhor aposta.

Ou então um ambiente web-based, mas com um pouco mais de densidade, e que me permita migrar logo pro Java. Fui atrás do JSP e encontrei vários fórums alegando que o JSF havia matado o JSP.

A pergunta é: o JSP ainda é uma aposta viável?

Ou... eu poderia tentar ir direto pro Java (e aí, precisaria da orientação de vocês).

Tutoriais, orientações ser servidores, instalação, tutoriais, livros, cursos... tudo ajuda.

 

Muito obrigado.

 

Isso vai depender qual o uso você dará ao JSP. Se for para usar com JSF não vale a pena, vá de xhtml.

 

JSP será muito útil caso você queira usar frameworks action based, por exemplo: SpringMVC, Struts, VRaptor dentre outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.